Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10264
Título: | A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal : o olhar dos professores. |
Autor(es): | Araújo, Regina Magna Bonifácio de Esteves, Maria Manuela Franco |
Palavras-chave: | Formação contínua Educação de adultos Políticas públicas Continuing education. Adult education |
Data do documento: | 2017 |
Referência: | ARAÚJO, R. M. B.; ESTEVES, M. M. F. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal : o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 18-35, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://seer.uece.br/?journal=Redufor&page=article&op=view&path%5B%5D=2130&path%5B%5D=2115>. Acesso em: 16 jun. 2018. |
Resumo: | Este trabalho objetivou investigar as políticas públicas de formação contínua de professores, especificamente os que atuam com a educação da pessoa adulta em Portugal e no Brasil. No recorte dado a esta comunicação, selecionaram- -se os dados referentes a Portugal. Buscou-se traçar a história de vida dos educadores investigados, dez no total, sua inserção no campo da Educação de Adultos e seu processo formativo para a atuação nesse campo, via entrevistas semiestruturadas. Esta investigação se assentou numa perspectiva qualitativa, interpretativa e descritiva. Os professores narraram suas experiências, percepções e reflexões sobre o próprio processo formativo. A análise evidenciou um grupo de docentes comprometidos e satisfeitos com a educação e formação da pessoa adulta, que reconhecem a necessidade de uma formação específica para este trabalho, além do excesso de discursos e da pobreza na oferta de práticas formativas para essa área por parte dos poderes públicos. |
Resumo em outra língua: | This work aimed to investigate the public policies of continuous teacher training, especially those working with the education adult in Portugal and Brazil. In the given cut this communication, we selected the data for Portugal. We seek to trace the life history of these educators (10), their inclusion in the field of Adult Education and training process for the work in this field, through semi-structured interviews. This research, which is based on a qualitative perspective, interpretive and descriptive. Participating teachers narrate their experiences, perceptions and reflections on their own learning process. The analysis showed a group of committed teachers with the education and training of adult satisfied with teaching this type of education and recognize the need for specific training for this work, in addition to excess speeches and poverty in offering practices training for this area by the public authorities. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10264 |
Licença: | A Revista Educação & Formação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorm <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1190>. Acesso em: 23 jan. 2018. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_FormaçãoDocenteInicial.pdf | 462,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.