Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10252
Title: Um estudo sobre as representações de formigas por crianças do fundamental I.
Authors: Rodrigues, Giselle Barbosa Andrade
Almeida, Sheila Alves de
Keywords: Concepções
Ensino
Issue Date: 2017
Citation: RODRIGUES, G. B. A.; ALMEIDA, S. A. de. Um estudo sobre as representações de formigas por crianças do fundamental I. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación Y Experiencias Didácticas, v. Extraord., p. 921-926, set. 2017. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/335417>. Acesso em: 03 mai. 2018.
Abstract: Este trabalho trata das representações das crianças sobre as formigas. Para tanto, visitamos uma sala de aula do fundamental I e solicitamos aos alunos dessa turma que desenhassem formigas. A análise dos desenhos indicou que a maioria das crianças representa as formigas como lagartas ou outros insetos. Observamos que aspectos importantes da morfologia e interações desses insetos não são facilmente percebidos pelas crianças, ainda que as reconheçam nos ambientes domésticos. Esta investigação nos leva a refletir que a ausência de estudos sistemáticos sobre as formigas remete às crianças a representações distantes, generalizadas e hostis desses insetos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10252
ISSN: 21746486
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias <http://reec.uvigo.es/>. Acesso em: 25 jan. 2017.
Appears in Collections:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EstudoRepresentaçõesFormigas.pdf228,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.