Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10238
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Raquel Silveira Martins de-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-09-25T18:13:01Z-
dc.date.available2018-09-25T18:13:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMELO, R. S. M.; SILVA, F. A. O. R. Caminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 132-145, ago./dez 2017. Disponível em: <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/254>. Acesso em: 16 jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn24474223-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10238-
dc.description.abstractConvocadas pela UNESCO, as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs) acontecem a partir de 1949 com objetivo de induzir os Estados-membros a ações e avaliações sobre a EJA. O interesse aqui é considerar efeitos no processo para a participação do Brasil na V CONFINTEA (Hamburgo/Alemanha,1997) no que tange ao direito de jovens e adultos à escolarização. Esse momento trouxe ganhos significativos no cenário brasileiro como a reunião dos estudiosos, militantes, governos locais e interessados em geral que decidiram dar continuidade às reuniões preparatórias de forma a acompanhar as políticas públicas e a efetivação do direito de brasileiros à escolarização, constituindo assim os movimentos do Fórum de EJA e do Encontro Nacional de EJA (ENEJA). Busca-se fazer análise das primeiras cinco edições do ENEJA sob a hipótese de que esse período lançou bases para a preparação da CONFINTEA VI realizada em 2009, no Belém do Pará/Brasil. O artigo se inicia pelo resgate histórico das Conferências, seguido dos Fóruns e seus desdobramentos. Busca nos relatórios sínteses dos ENEJAs elementos de lutas pelas políticas públicas nacionais de efetivação do direito à educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.titleCaminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação.pt_BR
dc.title.alternativePaths to Hamburg : effects of the CONFINTEA V movement in Brazil in the struggles for the right of youth and adults to education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO autor de artigos publicados pela revista Crítica Educativa mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. Fonte: Crítica Educativa <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 23 jan. 2018.pt_BR
dc.description.abstractenConvened by UNESCO, the International Conferences on Adult Education (CONFINTEAs) take place since 1949 with the aim of inducing Member States to take action and assess the EJA. The interest here is to consider effects in the process for Brazil's participation in V CONFINTEA (Hamburg / Germany, 1997) regarding the right of young people and adults to schooling. This moment brought significant gains in the Brazilian scenario as the meeting of scholars, activists, local governments and interested people in general who decided to continue the preparatory meetings in order to follow the public policies and the realization of the right of Brazilians to school, thus constituting the movements named the EJA Forum and the National Meeting of EJA (ENEJA, in Portuguese). The first five editions of ENEJA will be analyzed under the hypothesis that this period laid the basis for the preparation of CONFINTEA VI held in 2009 in Belém do Pará / Brazil. The article begins with the historical rescue of the Conferences, followed by the Forums and their unfolding. In the summary reports of the ENEJAs, the article searches for elements of struggles for the national public policies of realization of the right to education.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CaminhosHamburgoEfeitos.pdf421,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.