Avaliação de manifestações patológicas em passarelas estruturadas em aço na cidade de Belo Horizonte - MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As passarelas estruturadas em aço têm instalação rápida e são capazes de vencer grandes vãos e, em muitos casos, não necessitam de pilares intermediários, sendo ideal sua instalação sobre rodovias, vias expressas e ferrovias para dar segurança à travessia de pedestres sem interferir no tráfego dos veículos. Elas devem ser instaladas em pontos com maior atração de pessoas e, para seu acesso, são utilizadas rampas ou rampas e escadas. Elas são produzidas a partir de um projeto, que analisa as medidas do local e as condições que precisarão suportar. Seu carregamento deve ser calculado conforme a norma NBR 7188 (ABNT, 2013), que trata da “Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas” para que a segurança seja garantida. Como são estruturas expostas a intempéries, as passarelas estão sujeitas a patologias que podem originar de seu projeto, fabricação, montagem ou utilização. No caso da implantação de medidas de controle da corrosão do aço, elas devem ser capazes de reduzir os riscos para um nível baixo, evitando assim as consequências das falhas graves. Nesse contexto, essa dissertação tem como objetivo avaliar as manifestações patológicas presentes em passarelas estruturadas em aço localizadas na cidade de Belo Horizonte. Como parte do estudo de caso na região de inserção das passarelas, incluem-se os levantamentos de campo das manifestações patológicas e, identificam-se os aspectos gerais e as causas prováveis das anomalias e falhas detectadas em cada passarela vistoriada. Para tanto, é realizada inicialmente uma revisão e análise da literatura nacional e internacional sobre o tema. Adotando-se como metodologia principal a inspeção visual das passarelas, apresentada por meio de registros fotográficos, são analisadas as patologias e falhas observadas nos elementos estruturais inspecionados. Na sequência do trabalho, são apresentadas sugestões e procedimentos para o tratamento das patologias, com medidas preventivas e procedimentos de recuperação e reabilitação a serem seguidos, de forma a garantir a durabilidade e a vida útil dessas estruturas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Corrosão atmosférica, Reabilitação, Manutenção
Citação
PEREIRA, Adilson Carmo. Avaliação de manifestações patológicas em passarelas estruturadas em aço na cidade de Belo Horizonte - MG. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.