Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10162
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves Júnior, Douglas Garciapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Sofia Andrade-
dc.date.accessioned2018-09-11T12:06:10Z-
dc.date.available2018-09-11T12:06:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMACHADO, Sofia Andrade. A ideia da lírica absoluta: Anton Webern por Theodor Adorno. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10162-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda os escritos musicais do filósofo Theodor W. Adorno sobre o compositor austríaco Anton Webern. Adorno escreveu alguns ensaios sobre Webern e fez apontamentos e análises de algumas de suas peças musicais, que se encontram dispersos em seus Escritos musicais. Também escreveu sobre a música de Webern em algumas outras obras, principalmente na Teoria Estética, na Filosofia da Nova Música, na Palestra sobre lírica e sociedade e no ensaio tardio O Envelhecimento da Nova Música. Adorno dedicou escritos mais extensos aos outros compositores da Segunda Escola de Viena, Arnold Schoenberg e Alban Berg. Embora mais concisos e dispersos, os escritos sobre Webern revelam aspectos importantes sobre o pensamento estético de Adorno. No ensaio mais extenso, Anton von Webern (1959), Adorno define a ideia musical de Webern como “a ideia da lírica absoluta”. O termo criado por Adorno faz lembrar o termo música absoluta, relativo a controvérsias musicais do século XIX. Embora Adorno não mencione explicitamente essa relação, a analogia entre a música de Webern e as discussões sobre a ideia da música absoluta no Romantismo remetem ao conceito de autonomia da arte. Os escritos musicais de Adorno estão vinculados com sua obra filosófica de forma mais ampla, uma vez que, para o filósofo, as manifestações artísticas são correlatas ao conhecimento conceitual e constituem um campo privilegiado para a compreensão da racionalidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectExpressionismopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica e filosofiapt_BR
dc.titleA ideia da lírica absoluta : Anton Webern por Theodor Adorno.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAlves Júnior, Douglas Garciapt_BR
dc.contributor.refereeDuarte, Rodrigo Antônio de Paivapt_BR
dc.contributor.refereeGuimarães, Bruno Almeidapt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation deals with the musical writings of philosopher Theodor W. Adorno about the Austrian composer Anton Webern. Adorno wrote some essays on Webern and made notes and analysis of some of his musical pieces. This material is dispersed in his Musical writings. He also wrote about the music of Webern in other books, chiefly in Aesthetic Theory, in Philosophy of new music, in Lyric poetry and society and in his late essay The aging of new music. Adorno wrote more extensively on the other composers of the Second School of Vienna, Arnold Schoenberg and Alban Berg. Albeit more concise and disperse, the writings on Webern reveal important aspects of the aesthetic thinking of Adorno. In his longer essay, Anton von Webern (1959), Adorno defines the musical idea of Webern as “the idea of an absolute lyric”. The term made up by Adorno brings to mind the term absolute music, that inspired much controversy in the 19th century. Although Adorno does not mention explicitly this relation, the analogy between the music of Webern and those discussions in the Romantic period discloses features of the concept of autonomy of art. The musical writings of Adorno are connected to his philosophical work in a broad sense, once for him artistic manifestations are correlated to conceptual knowledge and constitute a significant place for the understanding of rationality.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_IdeiaLíricaAbsoluta.pdf832,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.