Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10162
Título: A ideia da lírica absoluta : Anton Webern por Theodor Adorno.
Autor(es): Machado, Sofia Andrade
Orientador(es): Alves Júnior, Douglas Garcia
Palavras-chave: Expressionismo
Música
Música e filosofia
Data do documento: 2018
Membros da banca: Alves Júnior, Douglas Garcia
Duarte, Rodrigo Antônio de Paiva
Guimarães, Bruno Almeida
Referência: MACHADO, Sofia Andrade. A ideia da lírica absoluta: Anton Webern por Theodor Adorno. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Esta dissertação aborda os escritos musicais do filósofo Theodor W. Adorno sobre o compositor austríaco Anton Webern. Adorno escreveu alguns ensaios sobre Webern e fez apontamentos e análises de algumas de suas peças musicais, que se encontram dispersos em seus Escritos musicais. Também escreveu sobre a música de Webern em algumas outras obras, principalmente na Teoria Estética, na Filosofia da Nova Música, na Palestra sobre lírica e sociedade e no ensaio tardio O Envelhecimento da Nova Música. Adorno dedicou escritos mais extensos aos outros compositores da Segunda Escola de Viena, Arnold Schoenberg e Alban Berg. Embora mais concisos e dispersos, os escritos sobre Webern revelam aspectos importantes sobre o pensamento estético de Adorno. No ensaio mais extenso, Anton von Webern (1959), Adorno define a ideia musical de Webern como “a ideia da lírica absoluta”. O termo criado por Adorno faz lembrar o termo música absoluta, relativo a controvérsias musicais do século XIX. Embora Adorno não mencione explicitamente essa relação, a analogia entre a música de Webern e as discussões sobre a ideia da música absoluta no Romantismo remetem ao conceito de autonomia da arte. Os escritos musicais de Adorno estão vinculados com sua obra filosófica de forma mais ampla, uma vez que, para o filósofo, as manifestações artísticas são correlatas ao conhecimento conceitual e constituem um campo privilegiado para a compreensão da racionalidade.
Resumo em outra língua: This dissertation deals with the musical writings of philosopher Theodor W. Adorno about the Austrian composer Anton Webern. Adorno wrote some essays on Webern and made notes and analysis of some of his musical pieces. This material is dispersed in his Musical writings. He also wrote about the music of Webern in other books, chiefly in Aesthetic Theory, in Philosophy of new music, in Lyric poetry and society and in his late essay The aging of new music. Adorno wrote more extensively on the other composers of the Second School of Vienna, Arnold Schoenberg and Alban Berg. Albeit more concise and disperse, the writings on Webern reveal important aspects of the aesthetic thinking of Adorno. In his longer essay, Anton von Webern (1959), Adorno defines the musical idea of Webern as “the idea of an absolute lyric”. The term made up by Adorno brings to mind the term absolute music, that inspired much controversy in the 19th century. Although Adorno does not mention explicitly this relation, the analogy between the music of Webern and those discussions in the Romantic period discloses features of the concept of autonomy of art. The musical writings of Adorno are connected to his philosophical work in a broad sense, once for him artistic manifestations are correlated to conceptual knowledge and constitute a significant place for the understanding of rationality.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10162
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_IdeiaLíricaAbsoluta.pdf832,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.