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Title: Ser professor na ditadura militar brasileira (1964-1985) : histórias, experiências e narrativas de docentes de Mariana-MG.
Authors: Barbosa, Maria Fernanda Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Jardilino, José Rubens Lima
Keywords: Profissão docente
Histórias de vida
Narrativas de professores
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Jardilino, José Rubens Lima
Nunes, Célia Maria Fernandes
Souza, Carlos Bauer de
Citation: BARBOSA, Maria Fernanda Silva. Ser professor na ditadura militar brasileira (1964-1985) : histórias, experiências e narrativas de docentes de Mariana-MG. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Abstract: A presente pesquisa insere-se nos estudos a respeito da Profissão Docente e das Histórias de Vida de professores. Tem como sujeitos docentes que se formaram e/ou lecionaram no período da Ditadura civil militar brasileira, compreendida entre os anos de 1964 a 1985 na cidade de Mariana-MG. Esta investigação aproxima-se de uma abordagem histórico-metodológica de cunho qualitativo, que apresenta o resgate de eventos vivenciados por três sujeitos sociais que se dispuseram a compartilhar suas experiências individuais em relação ao ambiente sócio-político de sua prática docente, levando em consideração o momento histórico, onde a ordem política vigente trazia consigo reformulações na educação por intermédio de novas legislações, causando alterações significativas para esta categoria profissional. O trabalho estabeleceu como objetivo compreender questões que permeiam a profissão docente no recorte temporal indicado, por meio das narrativas dos professores entrevistados, levando-se em conta os diferentes aspectos da história de vida individual, profissional e social destes educadores. Propôs-se como foco, ampliar o entendimento sobre a indagação: O que era ser professor em uma época em que a política educacional militarista alterou a fisionomia de todos os níveis de ensino, provocando mudanças profundas e estruturais no campo educacional? Para dar resposta a esse questionamento, utilizou-se o discurso dos professores colaboradores, com o objetivo de valorizar as histórias de vida e de ofício da categoria estudada. Desta maneira, o trabalho buscou ampliar a compreensão sobre a profissão docente, através dos seus principais personagens, relevando sua singularidade e destacando a importância do respeito pessoal e profissional do professor.
metadata.dc.description.abstracten: The present research is inserted in the studies about the Teaching Profession and the Life Histories of teachers. It has as teaching subjects that were formed and / or taught in the period of the Brazilian military civilian dictatorship, comprised between the years 1964 to 1985 in the city of Mariana-MG. This research is close to a qualitative historical-methodological approach, which presents the rescue of events experienced by three social subjects who were willing to share their individual experiences in relation to the socio-political environment of their teaching practice, taking into account the historical moment, where the current political order led to reformulations in education through new legislation, causing significant changes for this professional category. The objective of this work was to understand issues that permeate the teaching profession in the indicated time frame, through the narratives of the teachers interviewed, taking into account the different aspects of the individual, professional and social life history of these educators. It was proposed as a focus, to broaden the understanding about the question: What was it to be a teacher at a time when the militaristic educational policy changed the physiognomy of all levels of education, provoking profound and structural changes in the educational field? In order to respond to this questioning, the discourse of the collaborating professors was used, with the purpose of valuing the life and craft histories of the studied category. In this way, the work sought to broaden the understanding about the teaching profession, through its main characters, highlighting its singularity and highlighting the importance of personal and professional respect of the teacher.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10120
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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