Potencialidades da utilização do software GeoGebra para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais através do smartphone.

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Data
2018
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Resumo
Essa pesquisa de cunho qualitativo foi conduzida com 20 alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da região norte do estado de Minas Gerais. O principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar as potencialidades da utilização do software GeoGebra através de dispositivos móveis, como, por exemplo, os telefones celulares e os smartphones, como instrumentos mediadores do entendimento do conteúdo de funções exponenciais fundamentado na teoria do aprendizado móvel. Complementando o objetivo geral desse estudo, os objetivos específicos foram: a) investigar as contribuições da utilização do software GeoGebra e da realização das atividades propostas para a potencialização de seu emprego para o entendimento dos conceitos de função exponencial a partir de uma metodologia de ensino diferenciada, b) identificar e analisar as contribuições da utilização do smartphone como um instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de função exponencial. Assim, apoiados nesses objetivos e, também, no referencial teórico referente a Teoria da Mediação de Vygotsky e a Teoria do Aprendizagem Móvel em salas de aula delineou-se a seguinte questão de investigação: Quais são as possíveis potencialidades da utilização do software GeoGebra através do smartphone como recursos pedagógicos para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais para alunos do Primeiro ano do Ensino Médio? Para a coleta de dados foram utilizados: dois questionários, sendo um inicial e um final, quatro blocos de atividades e o diário de campo da professora-pesquisadora. Os dados coletados, foram analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados. Após essa análise, houve a codificação dos dados brutos por meio das codificações aberta e axial, que originaram os códigos preliminares e as categorias conceituais, que possibilitaram que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de três categorias conceituais que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. O principal resultado desse estudo mostrou que os dispositivos móveis como os telefones celulares e os smartphones foram utilizados como instrumentos mediáticos entre os participantes desse estudo, a professora-pesquisadora e os conteúdos relacionados com funções exponenciais, que foram trabalhados por meio do software GeoGebra, que foi baixado nesses dispositivos móveis. Assim, essa mediação potencializou o desenvolvimento de habilidades matemáticas referentes à identificação de conceitos e propriedades de funções exponenciais, bem como determinar as características de seus gráficos. Como resultado da condução desse estudo, houve a elaboração de um produto educacional no formato de um caderno de sugestões de atividades, que poderá ser utilizado em sala de aula com o emprego do software GeoGebra e dos telefones celulares/smartphones por meio da proposição de orientações metodológicas e pedagógicas para a realização das atividades matemáticas curriculares propostas em sala de aula.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Matemática - estudo e ensino, Dispositivos móveis, Tecnologias digitais, Teoria Fundamentada nos Dados
Citação
CRUZ, Andressa Maria. Potencialidades da utilização do software GeoGebra para o desenvolvimento do conteúdo de funções exponenciais através do smartphone. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.