Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10047
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Bruno Almeidapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Geraldo Lacerda de-
dc.date.accessioned2018-08-03T13:50:42Z-
dc.date.available2018-08-03T13:50:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Geraldo Lacerda de. Da autonomia da arte à autonomia moral : a dupla perspectiva da liberdade na transformação política através da educação estética de Schiller. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10047-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractPretendemos mostrar com essa dissertação que o projeto de uma educação estética do homem proposta por Schiller tem como finalidade reconstruir o indivíduo e a política. Ao partir da obra de Schiller A Educação Estética do Homem Numa Série de Cartas (1990, mostraremos o diagnóstico social e político do século XVIII feito por nosso autor, o qual declarou tratar-se de um problema político cuja solução encontrava-se na arte. Pretendemos mostrar porque a arte é capaz de promover mudanças e como ela pode ser usada nesse sentido. Esclareceremos o que permite a Schiller pensar, sem contradição, a ideia de uma arte autônoma, porém, ao mesmo tempo requisitada para promover a dignidade humana e uma sociedade justa. Mostraremos ainda o desdobramento da proposta do projeto político de Schiller cujo caminho passa pela autonomia do homem através da educação estética e pela formação do estado estético. Isso implica uma relação entre moral e estética, a qual mostraremos através do texto “Sobre Graciosidade e Dignidade” (1997) e a obra Poesia Ingênua e Sentimental (1991).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFriedrich Schiller - 1759-1805pt_BR
dc.subjectCiência política - filosofiapt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.titleDa autonomia da arte à autonomia moral : a dupla perspectiva da liberdade na transformação política através da educação estética de Schiller.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeGuimarães, Bruno Almeidapt_BR
dc.contributor.refereeFigueiredo, Virginia de Araújopt_BR
dc.contributor.refereeAlves Júnior, Douglas Garciapt_BR
dc.description.abstractenThis dissertation intend to show that Schiller's project of an aesthetic education of man wishes to rebuild the individual and the politics. Following Schiller's social and political diagnosis of the eighteenth century made in his work “On the Aesthetic Education of man”, we will show that the solutions for the political problems mentioned there lay in art. We intend to explain why art is capable of promoting changes and how it can be used for that purpose. We will explain what allows Schiller to say, without incurring any contradiction, thatan autonomous art can be required to promote human dignity and a just society. We will also show that the unfolding of Schiller's political project follows the autonomy of man through the aesthetic education and the formation of an aesthetic state. That implies a relationship between morality and aesthetics, which we will see developed in the text of "On Grace and Dignity”, as well as in “On Naïve and Sentimental Poetry”.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AutonomiaArteAutonomia.pdf550,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons