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dc.contributor.advisorPaulo, Jacks Richard dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Flávio Marcelo Gabriel de-
dc.date.accessioned2018-08-02T14:50:06Z-
dc.date.available2018-08-02T14:50:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Flávio Marcelo Gabriel de. Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10032-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou compreender como a gamificação tem sido pensada quanto ferramenta didático-pedagógica incorporada pelas escolas, sob a perspectiva dos pedagogos. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Adotou-se o método netnográfico, o considerando mais adequado, uma vez que este estudo tratou sobre as possíveis aproximações entre a educação e os fundamentos dos games pela gamificação realizado por meio de contato virtual. Foram selecionadas quatro (4) instituições, sendo duas da rede particular de ensino, localizadas na cidade de São Paulo, capital, e outras duas que integram a rede pública de ensino, localizadas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Como teórico, orientado da análise de dados, foi adotada a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vigotski e pensadores recentes como Howard Gardner. Dos resultados desta pesquisa revelam um cenário onde a gamificação tende a se conectar com as práticas pedagógicas oportunizando um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais possam estreitar o distanciamento produzido pela imersão na cultura digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.titleGamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereePaulo, Jacks Richard dept_BR
dc.contributor.refereeBertin, Martapt_BR
dc.contributor.refereePena, Geralda Aparecida de Carvalhopt_BR
dc.description.abstractenThis research aimed to understand how gamification has been thought as a didactic-pedagogical tool incorporated by schools, from the perspective of pedagogues. The research was conducted through bibliographical and field research. It was adopted the netnographic method, the most appropriate recital, since this study dealt with the possible approximations between the education and the fundamentals of games by gamification performed through virtual contact. Four (4) institutions were selected, two of which are from the private education network, located in the city of São Paulo, capital city, and two others that are part of the public education network, located in the city of Ouro Preto, Minas Gerais. As theoretical, data-driven, Lev Vigotski's Proximal Development Zone theory and recent thinkers such as Howard Gardner were adopted. The results of this research reveal a scenario where the gamification tends to connect with the pedagogical practices, offering a learning in which immigrants and digital natives can narrow the distance produced by the immersion in the digital culture.pt_BR
Appears in Collections:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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