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dc.contributor.advisorKangussu, Imaculada Maria Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorMilward, Rafael Castro-
dc.date.accessioned2018-06-27T13:43:35Z-
dc.date.available2018-06-27T13:43:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMILWARD, Rafael Castro. As imagens de libertação na estética de Herbert Marcuse. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10018-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractHerbert Marcuse considera como qualidade essencial de uma obra de arte a sua inalienável autonomia em relação à realidade estabelecida. Assim, a expressão do potencial político da arte não está em seu conteúdo e sim na capacidade da forma estética em estabelecer um distanciamento, uma alteridade em relação ao mundo hodierno. Dito isso, visamos, nessa dissertação, apresentar a potência transformadora e, também, refletir acerca do caráter transcendente e subversivo das obras de arte. Ademais, apontaremos o entrelaçamento entre arte e sociedade desenvolvido ao longo do percurso teórico de Marcuse, tão quanto sublinharemos a importância da dimensão estética em relação à unidimensionalidade observada na sociedade industrial avançada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectHerbert Marcuse - 1898-1979pt_BR
dc.subjectAlienação - filosofiapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectSublimação - psicologiapt_BR
dc.titleAs imagens de libertação na estética de Herbert Marcuse.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeKangussu, Imaculada Maria Guimarãespt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Rafael Cordeiropt_BR
dc.contributor.refereeAlves Júnior, Douglas Garciapt_BR
dc.description.abstractenHerbert Marcuse considers as essential quality of a work of art its inalienable autonomy in relation to established reality. Thus, the expression of the political potential of art is not in its content but in the capacity of the aesthetic form to establish a distance, an alterity in relation to the present world. That said, we aim, in this dissertation, to present the transforming power and also to reflect on the transcendent and subversive character of works of art. In addition, we will point out the interweaving between art and society developed along Marcuse's theoretical path, just as we will emphasize the importance of the aesthetic dimension in relation to the one-dimensionality observed in advanced industrial society.pt_BR
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