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Título: A “evasão” de jovens e adultos na EJA no município de Ouro Preto- MG : trajetórias interrompidas.
Autor(es): Carvalho, Débora Bogioni Pira de
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Evasão escolar na educação de adultos
Educação de Jovens e Adultos
Educação - Ouro Preto - MG
Data do documento: 2018
Membros da banca: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Referência: CARVALHO, Débora Bogioni Pira de. A “evasão” de jovens e adultos na EJA no município de Ouro Preto- MG : trajetórias interrompidas. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: No contexto educacional, sobretudo na trajetória de conquistas dos direitos à educação pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é possível vislumbrar diversas razões de ordem social e, principalmente, econômica que concorrem para a evasão escolar dentro de tal modalidade de ensino. Os desafios e as discussões sobre evasão na EJA dentro das instituições escolares são recorrentes, no entanto, há poucas produções científico-acadêmicas acerca dessa temática. Determinados autores fundamentaram a presente pesquisa, como Freire (1982; 2015), Gadotti (2007), Romão (2007), Haddad (2000, 2007), Arroyo (2005), Soares (2008), entre outros. Assim, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa, esta pesquisa tem como objetivo investigar a evasão escolar na educação das pessoas jovens e adultas e o cenário escolhido para a sua realização são duas escolas estaduais, sendo uma localizada na sede e outra na zona rural do município de Ouro Preto/MG. O instrumento de pesquisa escolhido para esta investigação foi a entrevista narrativa com os discentes evadidos, o que permitiu uma maior aproximação e interação com os participantes. Os dados produzidos foram avaliados por meio da Análise do Conteúdo, com o intuito de se levantar elementos de reflexão acerca da problemática estudada nesta pesquisa. Os resultados desta pesquisa indicam, como fatores que levam à evasão escolar na EJA mais recorrentes, e que são externos ao ambiente escolar: o trabalho, a gravidez precoce na adolescência, problemas de saúde, distância da moradia em relação à escola, dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, a falta de transporte público, a questão da baixa autoestima, o cansaço, a violência nas escolas e as políticas que não contemplam a diversidade e as necessidades da EJA. Evidencia-se, também, dentre os aspectos internos à escola, questões significativas e desafiadoras nas trajetórias escolares dos educandos como a questão geracional, a falta de formação docente, a dificuldade de aprendizagem dos conteúdos, a falta de avaliação diferenciada, a falta de currículos específicos, a falta de recursos pedagógicos, as precárias condições do trabalho docente e a ausência de acompanhamento escolar. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam colaborar com os estudos desenvolvidos na área da Educação, em especial com as discussões acerca da evasão na EJA, reconhecendo-se as trajetórias de vida dos educandos, na procura por uma educação emancipadora de qualidade.
Resumo em outra língua: In the educational context, especially in the trajectory of achievements of the rights to education by the students of the Education of Young and Adults (EJA), it is possible to glimpse several social and, mainly, economic reasons that contribute to the school dropout in this modality of education. The challenges and discussions about EJA‟s dropout inside the school institutions are recurrent, however, there are few scientific and academic productions on this subject. Certain authors have based this research as Freire (1982, 2015), Gadotti (2007), Romão (2007), Haddad (2000, 2007), Arroyo (2005), Soares (2008), among others. Using qualitative and quantitative approaches, this research has as objective to investigate the school dropout in the education of young people and adults and the chosen scenario for the accomplishment of this purpose are two state schools, one in the center and another in the rural area, of the municipality of Ouro Preto/MG. The research instrument chosen for this investigation was the narrative interview with the evaded students, which allowed a greater approximation and interaction with the participants. The data produced were evaluated based on the Content Analysis, with the purpose of raising some elements of reflection about the problem studied in this research. The results of this research indicate, as the most recurrent factors that lead to EJA‟s school dropout, and that are external to the school environment: work, early pregnancy in adolescence, health problems, distance from home to school, difficulty in reconciling work with studies, lack of public transportation, low self-esteem, fatigue, violence in schools and policies that do not address the diversity and needs of the EJA. There are also significant and challenging issues in the trajectories of the students, such as the generational question, the lack of teacher training, the difficulty of learning the contents, lack of differentiated evaluation, lack of curricula lack of pedagogical resources, the precarious conditions of the teaching work and the absence of school. It is hoped that the results will be able to collaborate with the studies developed in the Education area, especially with the discussions about EJA‟s school dropout, recognizing the life trajectories of these students, in the search for a quality education and emancipating.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10010
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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