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Item 1492 : partos do fecundo oceano - relatos históricos sobre o descobrimento da América em dois tempos (as Décadas de Anglería e de Herrera).(2014) Reis, Anderson Roberti dos; Fernandes, Luiz Estevam de OliveiraO artigo busca analisar as concepções de tempo e de escrita da história em dois cronistas, Pedro Mártir de Anglería e Antonio de Herrera y Tordesillas, ambos narradores dos eventos de 1492 em forma de “Décadas”. O primeiro escrevendo no calor dos acontecimentos, na virada do XV para o XVI, e o segundo, no início do século XVII. Para atingir tais objetivos, buscamos uma contextualização de suas produções e procuramos verificar como suas concepções de história e de narrativa ligavam-se a preceitos políticos e providenciais. Além disso, realizamos uma discussão sobre o próprio conceito de crônica e seus modos de registrar a história espanhola como um fenômeno atlântico ao longo do século XVI, mostrando o modo pelo qual as fórmulas de Anglería e de Herrera relacionavam-se com a tradição e a modernidade.Item A avaliação de desempenho docente na região dos Inconfidentes/MG sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores.(2024) Sampaio, Ana Maria Mendes; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Militão, Andréia Nunes; Souza, Ângelo Ricardo de; Silva Peña, Ilich Antonio SilvaNo Brasil, os baixos índices de desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala e as estratégias políticas dos anos de 1990 que tiveram como intuito alavancar a qualidade e eficiência dos serviços públicos, dentre eles, a educação, influenciaram na crescente formulação e implementação de políticas de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) por parte de diversas secretarias de educação do país (estaduais e municipais). Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar os modelos de ADD propostos pelas redes públicas de ensino municipal da Região dos Inconfidentes/MG, tendo em conta as percepções dos professores e avaliadores, frente ao Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). O estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa: Formação e Profissão Docente (FOPROFI), no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto/MG e foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que adotou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na produção de dados, foram utilizados questionários de caracterização e entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com a participação de 10 professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e 10 avaliadores da ADD (coordenadores e diretores de escolas), todos pertencentes às redes públicas municipais de ensino da referida região, composta pelos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Dentre outras legislações, o aparato legal investigado privilegiou os Planos Municipais de Educação e os Planos de Carreira do Magistério, referentes ao lócus da pesquisa. A análise documental revelou que os modelos de ADD investigados, a partir dos planos de carreira, vêm sendo regidos pelo princípio do desempenho, com foco na produtividade, competência e eficiência. Para tanto, se apropria de uma linguagem do campo empresarial e de cunho operacional, desmerecendo as peculiaridades e subjetividades inerentes à profissão de professor. Os planos de carreira não apontam perspectivas formativas, advindas dos resultados encontrados na ADD, e apresentam um acentuado viés de julgamento voltado para questões de ordem burocrática. Além disso, nenhuma das redes públicas municipais de ensino investigadas possui lei específica direcionada para a regulação da ADD. A partir das falas dos participantes, percebeu-se que os modelos de ADD utilizados nas redes públicas municipais de ensino da Região dos Inconfidentes, ao invés de se revelarem como políticas indutoras de Desempenho Profissional Docente (DPD), são apontados como mecanismo burocrático, com fins fundamentais de intervir na concessão da progressão horizontal da carreira dos professores. Os resultados mostraram ainda que os modelos de ADD estudados desperdiçam: 1) o viés formativo, passível de ser alcançado por meio de feedbacks que, por sua vez, precisam observar a formação dos avaliadores, elementos da valorização da carreira, as condições de trabalho, as relações interpessoais dentro das escolas e as condições socioeconômicas dos alunos; 2) o viés organizacional, tendo em vista as contribuições que a ADD pode oferecer para o levantamento de indicadores capazes de interferir na qualidade do desempenho gestor das Secretarias Municipais de Educação, a quem cabe prezar por processos de DPD e pela melhoria dos processos educativos. O estudo apontou aspectos que podem nortear o desenho de novos modelos de políticas de ADD e a necessidade de uma avaliação sistêmica das redes de ensino investigadas, que envolva as unidades escolares e as secretarias municipais de educação. Mostrou-se, assim, como uma pesquisa capaz de possibilitar outros olhares, interpretações, ressignificações e reorganizações desse tipo de avaliação por parte dos órgãos gestores de educação municipal, dos professores, dos avaliadores e das comunidades escolares.Item A Balança Imperial : a Fazenda Pública na província de Pernambuco (1821-1834).(2024) Alves, Daiane de Souza; Chaves, Cláudia Maria das Graças; Costa, Bruno Aidar; Chaves, Cláudia Maria das Graças; Galvão, Luciana Suarez; Costa, Bruno Aidar; Guimarães, Carlos Gabriel; Souza, George Felix Cabral de; Carrara, Angelo AlvesA província de Pernambuco se destacou na história da construção do Estado nacional no Brasil enquanto ponto de contestação imperial, sendo palco de uma das maiores revoltas ocorridas durante o período das independências. A Confederação do Equador, uniu os interesses das províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, que foram convidadas a aderir ao movimento e contestar a legitimidade política da Corte sobre a porção Norte do território do Brasil. Nesta tese analisamos a relevância econômica da província de Pernambuco durante a crise da monarquia portuguesa e a ascensão da modernidade nos dois lados do Atlântico. Entendemos que o caráter contestatório desta província só pôde ser levado a cabo por sua proeminência econômica, enquanto uma das principais praças mercantis do Brasil. Sua participação nas disputas políticas durante o constitucionalismo se fortificava, sobretudo, pela sua ampla capacidade de arrecadação fiscal e de controle das rendas. Processo que possibilitou com que a província “tomasse as rédeas” do contexto político que enfrentava entre múltiplas disputas existentes - tanto internamente, quanto com o Rio de Janeiro e as Cortes lisboetas - e defendesse o interesse de alguns grupos políticos específicos. Para isso, analisaremos a atuação da Junta de Fazenda de Pernambuco durante a crise da monarquia portuguesa na América, a partir da relação entre as instituições fazendárias e os governos provisórios instalados no Brasil; a gestão das finanças provinciais durante os momentos de crise política; a contestação ao Império que resultou na proclamação da Confederação do Equador; a reorganização provincial quando sufocada a revolta e os novos preceitos instituídos para a fazenda pública com as reformas fazendárias da década de 1830. A partir de um estudo detido ao funcionamento dessa instituição e de suas repartições, que guardavam preceitos do Antigo Regime, entenderemos como se estabeleceu as finanças provinciais entre Pernambuco e as regiões circunvizinhas em um cenário de reformulação institucional e fortalecimento dos preceitos modernos e liberais. A partir de documentação inédita sobre a fazenda pública de Pernambuco do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, formada por ofícios e requerimentos entre a Corte e a província, entenderemos a singularidade e a importância de Pernambuco na fiscalidade imperial e na construção do Estado nacional brasileiro.Item A comunicação da memória na elaboração de uma entidade coletiva em "The heart is a lonely hunter", de Carson McCullers.(2023) Boaventura, Jociele Cristiane; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Viana, Maria Rita Drummond; Carvalho, André Ferreira Gomes deO presente trabalho tem por objetivo investigar os recursos de comunicação da memória empregados por Dr. Benedict M. Copeland, personagem de The Heart Is a Lonely Hunter, escrito por Carson McCullers (1917-1968) e publicado em 1940. A personagem, um médico negro nascido no Sul dos Estados Unidos, ambiciona recuperar, através do discurso oral, a identidade do povo negro que havia sido inviabilizada desde a diáspora escravagista iniciada no território, no século XVI. No entanto, todas as suas investidas falham por circunstâncias internas e externas a ele. Buscamos, assim, apresentar algumas hipóteses para compreender o que levou Dr. Copeland a falhar em sua empreitada, que anos mais tarde seria concretizada por Martin L. King Jr., compreendendo os aspectos históricos que antecedem e permeiam os eventos da narrativa. Para isso, utilizaremos como base teórica as obras de Jill Lepore (2020), David W. Blight (2002) e James M. McPherson (2014). As obras de Jeanne Marie Gagnebin (2006; 2016) nos ajudam a pensar a questão da memória, enquanto os trabalhos de Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2014; 2018), Grada Kilomba (2019) e James Baldwin (2020) nos ajudam a pensar sobre as questões sociais, raciais e psicológicas da personagem em questão.Item A consciência histórica como falsa consciência - reflexões sobre o mal-estar na historiografia brasileira atual.(Pimenta Cultural, 2022) Mata, Sérgio Ricardo daItem A construção dos “outros” : ensaios e fotografias sobre os indígenas chilenos durante o século XIX e primeiras décadas do XX.(PPGHistória-UFF, 2016) Reis, Mateus FávaroItem A dieta dos gripados : prescrições e carestia durante a pandemia de influenza de 1918 no Brasil.(Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021) Silveira , Anny Jackeline TorresEste capítulo discute os impactos provocados pela pandemia de gripe de 1918 sobre hábitos alimentares e os cuidados dispensados aos doentes, assim como sobre a oferta dos produtos alimentícios naquele momento. Para tanto, tomamos como foco de análise a sociedade brasileira. Partimos do pressuposto de que a pandemia aprofundou um cenário de carestia pré-existente, decorrente da situação de guerra, atingindo as diferentes camadas sociais com maior ou menor intensidade. Abordamos também alternativas das quais a população lançou mão para atravessar esse momento de criseItem A educação no Brasil e os pactos da branquitude.(Atena Editora, 2020) Nunes, Adelina Malvina Barbosa; Diniz, MargarethEste trabalho se propõe investigar os reflexos da branquitude na docência do Ensino Superior, tendo como campo de pesquisa a universidade Federal de Ouro Preto- MG. Nosso estudo parte do pressuposto de que o racismo na sociedade brasileira é estrutural, o que significa dizer que afeta todas as dimensões da vida dos sujeitos, brancos e não brancos. Considerando a dialética entre as raças “branca e negra” argumentamos que a identidade do grupo branco e dotada de significantes que operacionalizam estratégias políticas, econômicas de dominação e ao mesmo tempo marca as subjetividades. Para compreender e dar contornos a branquitude no processo educacional foi necessário lançar mão de um referencial teórico interdisciplinar (História, Sociologia, Psicologia, Comunicação social). Nesse texto apresentaremos alguns apontamentos sobre de que forma a eugenia e as teorias do branqueamento no final do século XIX até a primeira metade do século XX foram sendo incorporadas ao processo educacional, sendo constituidoras de políticas públicas para esse campo, invisibilizando as tensões sociais colocadas pelo racismo, no intuito de demonstrar como esse “status” privilegia o grupo racial branco em detrimento de outro.Item A experiência docente como recurso para a construção de saberes para ensinar com questões sociocientíficas.(2024) Oliveira, Thais Mara Anastácio; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Paula, Leandro Silva de; Munford, Danusa; Scarpa, Daniela LopesNeste trabalho investigamos como as experiências profissionais mobilizadas por professores de Ciências são usadas como recurso para a construção de saberes para ensinar com QSC. A partir de um levantamento sistemático da literatura da área argumentamos sobre a importância de se estudar os saberes docentes considerando-se a sua dimensão social. Nossa inserção no campo de pesquisa como observadoras participantes nos levou a propor três questões de pesquisa: (i) qual o papel atribuído pelos professores do grupo às experiências profissionais mobilizadas por eles nas interações discursivas?; (ii) como esses professores usavam essas experiências ao longo das suas interações discursivas no curso?; e (iii) quais relações podemos estabelecer entre a mobilização das experiências profissionais e a construção de saberes para ensinar com QSC naquele contexto e em contextos mais amplos? Orientadas por uma perspectiva etnográfica e apoiadas no estudo dos domínios e temas culturais e em alguns pressupostos da abordagem microetnográfica do discurso, investigamos a participação de um grupo de treze professores de Ciências em um curso intitulado “Questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências”, desenvolvido de forma online. Todos os encontros do curso foram gravados na própria plataforma. Para a construção dos dados recorremos à uma variedade de ferramentas etnográficas, como: observação participante; anotações de campo; entrevistas individuais com os professores e análise de artefatos produzidos por eles ao longo do curso. A partir de um movimento recursivo para a análise dos dados, identificamos domínios e temas culturais associados à participação dos professores na construção discursiva de saberes para ensinar com QSC, que nos permitiram uma visão mais holística da cena cultural, ao mesmo tempo em que focamos em detalhes mais específicos desta. Além disso, utilizamos a análise microetnográfica do discurso para evidenciar como construímos aqueles domínios culturais e para fornecer evidências materiais que nos permitissem responder às nossas questões de pesquisa. Identificamos que as experiências profissionais mobilizadas pelos professores eram compostas por uma variedade de elementos, que atuavam como recursos para a construção de saberes para ensinar com QSC. Dentre estes destacam- se saberes relacionados à natureza das QSC, à sua abordagem no ensino e às dificuldades dos estudantes. Essas aprendizagens estavam relacionadas aos usos que os professores faziam de suas experiências no discurso, os quais ampliavam ou restringiam suas oportunidades de aprender naquele contexto. Além disso, nosso estudo daquele grupo de professores de Ciências nos possibilitou compreender que a incorporação (ou não) de práticas pedagógicas voltadas para o ensino com QSC depende do alinhamento destas às demandas enfrentadas na profissão. Esperamos que as compreensões que alcançamos com essa investigação possam inspirar a promoção de cursos de formação continuada que busquem desenvolver cenários profícuos para a criação e manutenção de comunidades discursivas de professores nas quais o compartilhamento de suas experiências profissionais potencialize suas aprendizagens. Além disso, considerando o caráter social, contextual e situado dos saberes docentes, sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas na tentativa de dar visibilidades a estes aspectos pela adoção de lógicas de investigação que assumam professores em interação uns com os outros como unidade de análise.Item A habilidade inferencial nas atividades de leitura em livros didáticos do ensino fundamental II.(2024) Pio, Lucia Helena; Lages, Rita Cristina Lima; Lages, Rita Cristina Lima; Soares, Ivanete Bernardino; Bosco, Cláudia StarlingA leitura é um dos processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Para tanto, várias habilidades são acionadas no momento da leitura, entre estas a habilidade inferencial como parte essencial e que dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a leitura não pode ser entendida somente como decodificação de signos linguísticos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a habilidade inferencial da leitura e como esta é trabalhada nas atividades de leituras de anúncios publicitários nos Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental. Pretende-se contribuir com reflexões, à luz do referencial teórico que têm abordado a leitura não apenas como uma habilidade de decodificação, mas comprometida com a formação de um leitor crítico. Para isso, considera-se a habilidade inferencial como parte integrante que não deve ser negligenciada neste processo de formação do leitor. A escolha do objeto de estudo se justifica por se tratar de uma temática presente no trabalho docente com a leitura, bem como evidenciar a importância da habilidade inferencial no processo de ensino e aprendizagem da habilidade de leitura, ao entender que o ensino de leitura para o exercício da cidadania legitima a participação do indivíduo em seu meio social no qual a habilidade inferencial será necessária para compreensão de diversos tipos de textos. Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza pela análise de atividades que compõem os livros didáticos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao trabalho da estratégia de leitura: inferência. Os resultados a serem descobertos poderão contribuir para a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa relativamente ao lugar que o ensino da habilidade de leitura deve ocupar no processo educacional do aluno.Item A linguagem como instrumento de trabalho : as atividades do professor no ensino remoto e os gêneros do métier docente.(Editora UEMG, 2022) Brasileiro, Ada Magaly Matias; Pimenta, Viviane RaposoItem À margem do texto : estudo dos prefácios e notas de rodapé de Casa Grande & Senzala.(2013) Ramos, Vanessa Carnielo; Fernandes, Luiz Estevam de OliveiraTendo em vista a importância de Gilberto Freyre para os estudos historiográficos do Brasil, bem como sua obra Casa-Grande & Senzala, a presente dissertação pretende analisar de forma minuciosa as margens que compõem tal obra, ou seja, os paratextos que envolveram a construção do livro: prefácios e notas de rodapé. Com o habitual costume de modificar sua escrita, o referido autor abusou dos acréscimos e retiradas de ambos artifícios para consolidar sua obra perante o meio intelectual. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a refletir como estas alterações contribuíram de forma pontual na legitimação de Casa-Grande & Senzala.Item A nostalgia por um mundo no qual a ordem reinava soberana : antigo regime e contrarrevolução na época das restaurações (c.1790-1840).(Eduff, 2022) Gonçalves , Andréa LislyItem A população negra na história da educação de Minas Gerais.(EDUFU, 2019) Fonseca, Marcus ViníciusItem A preservação da memória através do léxico : análise de unidades fraseológicas na cidade de Ouro Preto-MG.(2023) Lisboa, Ana Luiza Barreto; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Menezes, William Augusto; Marques, Elizabete AparecidaEsta pesquisa tem abordagem qualitativa e se propõe a explicar de que forma o uso das unidades fraseológicas contribui para a (re)construção de uma memória coletiva e para a preservação do patrimônio imaterial linguístico. Por meio da coleta de dados com aplicação de questionário semiestruturado aos Guias de Turismo da cidade de Ouro Preto (MG), levantaram-se dezessete unidades fraseológicas que, segundo os próprios entrevistados, surgiram no passado colonial ouro-pretano. Adotou-se a perspectiva de Corpas Pastor (1996) que considera a Fraseologia como área da Ciência do Léxico que tem como objeto de estudo as “unidades fraseológicas” (UFs), combinações fixas da língua, que podem ser categorizadas em: parêmias ou sentenças proverbiais, expressões idiomáticas, colocações, pragmatemas e as expressões de classificação complexa (que incluem os estereótipos, clichês, bordões e slogans). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se ampara nos estudos de Brasileiro (2016) e se divide em quatro capítulos, a saber: (i) revisão bibliográfica acerca da memória, linguagem, patrimônio e identidade, com base em teóricos como, Yates (1966), Maurice Halbwachs (2006) e Stuart Hall (2006); (ii) discussão acerca da Ciência do Léxico, na qual se evidenciam a Fraseologia e a Fraseografia e, para tal, respalda-se, principalmente, em Corpas Pastor (1996), Biderman (1999), Monteiro-Plantin (2014) e Alain Polguère (2018); (iii) explicitação dos procedimentos metodológicos, nos quais se abordam os processos para realização desta pesquisa que, dentre as muitas manifestações linguísticas entre as quais escolheu-se a análise das UFs para construção do corpus; para esta etapa baseia-se em Brasileiro (2016); (iv) análise das fichas fraseo-semânticas, por meio das quais se verificou o carácter sócio-histórico das fraseologias extraídas das entrevistas; posteriormente, dedica-se à discussão dos dados coletados com o propósito de investigar como o uso das UFs contribui para a (re)construção da memória coletiva e para a preservação do patrimônio imaterial linguístico. Para esse último capítulo, destacam-se dois tipos de fontes consultadas para a elaboração das fichas, bem como para nortear a discussão dos dados encontrados, a saber: (i) os dicionários de língua, como, Bluteau (1712) e Pinto (1832) e (ii) as obras fraseológicas, como as de Delicado (1651) e Perestrello da Camara (1848). Os resultados desta pesquisa demonstram que grande parte das UFs coletadas ao longo das entrevistas são registradas em dicionários e/ou em obras fraseológicas, destacando-se a UF nem tudo que reluz é ouro, considerada a mais antiga do corpus, tendo sido registrada na obra de Delicado (1651). A maioria das UFs, incluindo a supracitada, ao serem consideradas no contexto lexical dos guias, revelaram novas interpretações, ampliando as contextualizações originalmente registradas nas obras consultadas. Embora a maioria dessas versões ainda não tenham sido formalmente registradas, isso pode demonstrar a existência de uma estreita relação entre as UFs e a memória histórica e cultural de Ouro Preto. Dessa forma, as UFs desempenham um papel fundamental ao propiciarem a reflexão sobre fatores culturais e históricos extralinguísticos, contribuindo significativamente para a preservação da memória coletiva e para o enriquecimento do léxico da comunidade linguística ouro-pretana.Item A systemic functional description of modal particles in brazilian Portuguese : the system of assessment.(2015) Figueredo, Giacomo PatrocinioThis paper aims at describing interpersonal discourse markers in Brazilian Portuguese related to assessment orientation. More specifically, it offers a systemic functional description of the system of ASSESSMENT. In Brazilian Portuguese, ASSESSMENT is realized by Modal Particles. As a consequence, a description of Modal Particles is presented including their class organization and frequency along modes (spoken/written & monologue/ dialogue) and text types. The method consists of a corpus compilation based on the language typology in the context of culture, and a trinocular analysis of Modal Particle functions: “from below” separating them out in terms of class and delicacy; “from roundabout”, in their interdependency to the interpersonal systems of MOOD and MODALITY; and “from above”, describing ASSESSMENT contributions to the unfolding of dialogue. Results suggest ASSESSMENT is a continuity to MOOD, consisting of more delicate MOOD options, and a complementarity to MODALITY, responding for the evaluation of speaker’s role and realizing part of ENGAGEMENT.Item A teologia política do governo Bolsonaro.(Fi, 2020) Mata, Sérgio Ricardo daItem A toponímia de Mariana e de seus distritos : estudo de um patrimônio léxico-histórico-cultural.(2024) Lopes, Izadora; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Mendes, Soélis Teixeira do Prado; Antunes , Álvaro de Araújo; Lima, Carolina Akie Ochiai SeixasEste trabalho é dedicado ao estudo da toponímia de Mariana e de seus distritos, um campo que procura documentar e preservar o patrimônio léxico-histórico-cultural presente nos nomes de lugares dessa região. Para alcançar esse objetivo, uma abordagem metodológica foi empregada, combinando técnicas de pesquisa de campo, análise documental e revisão bibliográfica. A pesquisa de campo merece destaque nesta jornada, pois proporcionou um mergulho na história oral e na memória coletiva da comunidade local. As entrevistas realizadas com os moradores mais antigos enriqueceram a compreensão sobre a origem e o significado dos topônimos, trazendo à tona narrativas. Além disso, a investigação de fontes documentais e bibliográficas permitiu uma contextualização histórica e sociocultural dos topônimos, revelando os traços de uma identidade singular que emerge do espaço geográfico. Ademais, os vínculos estabelecidos entre a grafia dos topônimos e a Linguística Histórica revelaram um trabalho importante. A análise e a classificação dos topônimos, à luz do modelo proposto por Dick (1990), mostraram- se um percurso entre tradição e inovação. De modo similar, a identificação dos oniônimos e a sua relação com a toponímia local e com a toponímia pretérita abriram novas perspectivas para compreender o vínculo entre o espaço físico e a identidade cultural. Outro achado foi a presença dos antropotopônimos, cujas histórias resgatam figuras notáveis do passado, imortalizando-as no presente a partir dos topônimos. Os resultados obtidos vão muito além de dados e estatísticas: eles representam a riqueza cultural e a ancestralidade enraizada nos topônimos de Mariana e de seus distritos. Desse modo, esta pesquisa destaca uma herança que merece ser reconhecida e valorizada.Item A utilização das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental I - anos iniciais : práticas e desafios(2024) Mendes, Francieli Carneiro; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Rezende, Márcia Ambrósio Rodrigues; Furtado, Maria Aparecida SilvaNo contexto atual da educação, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) desempenham um papel cada vez mais importante no processo de ensino e aprendizagem. Com o avanço tecnológico e a digitalização crescente da sociedade, tornou-se fundamental explorar como essas ferramentas podem ser efetivamente incorporadas à prática pedagógica para potencializar a qualidade da educação. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem por objetivo analisar de que maneira a utilização das TDICs podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, de alunos do Ensino fundamental I. Apresenta-se como problema de pesquisa as seguintes indagações: Como a integração de atividades pedagógicas mediadas pelas TDICs podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem? Quais seriam os desafios para o uso das novas tecnologias em sala de aula? O professor, de acordo com sua formação inicial e continuada, é capaz de construir metodologias inovadoras que demandam o contexto atual? Para responder tais questionamentos e nortear o desenvolvimento do estudo, foram traçados os seguintes objetivos: 1. Identificar se as escolas apresentam infraestrutura que atenda as demandas necessárias ao trabalho docente para o uso das tecnologias digitais; 2. Verificar se há a oferta e regularidade em termos de perspectivas de formação continuada do professor para lidar com as novas demandas tecnológicas que envolvem as salas de aula na contemporaneidade; 3. Identificar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I utilizam as TDICs em suas práticas pedagógicas; 4. Conhecer as percepções dos professores quanto ao aprendizado dos alunos com a utilização das TDICs nas aulas. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa de campo. Para o fomentar o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito às habilidades relacionadas ao uso das TDICs. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semiestruturados a professores regentes do Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano) da rede municipal de Mariana, MG, totalizando 46 questionários como base de análise. Para realizar a composição do banco de dados utilizou-se o programa SPSS, e para a análise e interpretação foram utilizados os pressupostos da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados indicam que a maioria das escolas não apresentam uma infraestrutura tecnológica adequada para subsidiar o uso pleno e produtivo das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem. Embora reconheçam o potencial dessas tecnologias para aumentar o interesse e o engajamento dos alunos, muitos professores ainda as utilizam de forma básica, limitando-se à transmissão de conteúdo, essa abordagem não abarca completamente as oportunidades de aprendizagem interativa, exploratória e participativa que as TDICs podem oferecer. Os docentes enfrentam desafios relacionados principalmente à falta de formação e ao acesso limitado das tecnologias no contexto escolar. O trabalho conclui destacando a importância de conectar o ensino à vida dos alunos e enfatiza que a implementação das tecnologias digitais não substituirá os professores, mas pode enriquecer o processo de ensino e de aprendizagem.Item Uma abordagem crítica sobre a oralidade e a escrita no candomblé da Bahia.(2012) Santos, Erisvaldo Pereira dos