PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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O PPGEDMAT esteve vinculado ao DEMAT ( Departamento de Matemática) até o ano de 2015. Com a criação do DEEMA (Departamento de Educação Matemática) em 2016 o PPGEDMAT foi vinculado a este departamento.
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Navegando PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática por Assunto "Ação pedagógica"
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Item Era uma vez... uma pesquisa sobre a ação pedagógica da etnomatemática em salas de aula para o desenvolvimento da educação financeira em busca da cidadania em uma escola pública mineira.(2024) Souza, Gabriel Mapa de; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Orey, Daniel ClarkEste estudo buscou investigar como a ação pedagógica da Etnomatemática pode auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos e financeiros, relacionados com a prática de Educação Financeira. A qual foi direcionada para a formação cidadã de 18 alunos de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola pública municipal na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais e, também, com a professora de Matemática dessa turma. Ancorada por referenciais teóricos associados a Etnomatemática, Educação Financeira e a Cidadania, esta pesquisa se orientou pela seguinte questão de investigação: Como a ação pedagógica da Etnomatemática pode contribuir para a compreensão de conteúdos matemáticos relacionados com a Educação Financeira que visam o desenvolvimento da cidadania dos alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal? aliada a procedimentos metodológicos referentes a uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, cujas informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas (inicial e final) com a professora de Matemática da turma, de dois questionários (inicial e final) e três blocos de atividades com os alunos, além do diário de campo do pesquisador. Desse modo, por intermédio das atividades propostas, inferiu-se que o desenvolvimento do aprendizado matemático e financeiro dos alunos participantes foi devidamente contextualizado em situações do cotidiano, na perspectiva da Etnomatemática, que contribuíram para a descentralização da prática. Uma vez que potencializou o interesse dos alunos participantes para os conteúdos propostos para a Educação Financeira, tal qual para o desenvolvimento de sua cidadania.Item Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas.(2021) Barreto, Fabrício Mendes; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas; Orey, Daniel ClarkA valorização das diversas formas de conhecer, entender e explicar a realidade dos membros de diferentes grupos culturais é importante para o desenvolvimento de uma compreensão do processo de ensino e aprendizagem em Matemática considerando-se as características das culturas nas quais os alunos estão inseridos são os propósitos primordiais da Etnomatemática, da Modelagem e da Etnomodelagem. Essa perspectiva tem como principal objetivo verificar como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o desenvolvimento de uma relação de proximidade entre os conhecimentos matemáticos locais trazidos por oito alunos provenientes da zona rural e urbana, matriculados no 8º ano do turno matutino, do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, essa pesquisa foi realizada em uma escola pública de uma cidade situada na região intermediária de João Monlevade, que tem como público alvo alunos provenientes de comunidades rurais e urbanas, haja vista que essa instituição de ensino está localizada em um bairro da cidade, atendendo alunos provenientes da zona urbana e de comunidades rurais. Nesse sentido, a seguinte questão de investigação foi elaborada: Como a Etnomodelagem, por meio de sua abordagem dialógica, pode auxiliar no desenvolvimento da relação entre o conhecimento matemático local, trazido por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, provenientes de comunidades rural e urbana, com a Matemática escolar? Para fundamentar essa pesquisa foram utilizadas três bases teóricas: Etnomatemática, Modelagem Matemática e Etnomodelagem. Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades: Bloco de Atividades 1: Privilegiando o Conhecimento Escolar (Ético), Bloco de Atividades 2: Privilegiando o Conhecimento Extraescolar (Êmico) e Bloco de Atividades 3: Privilegiando o Conhecimento Dialógico (Dinamismo Cultural), dois questionários: inicial e final e, também, o diário de campo do professor pesquisador. A apresentação, organização e análise dos dados foram realizados com base em uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da codificação aberta que identificou os códigos preliminares, e a codificação axial que originou as categorias conceituais com o auxílio metodológico da triangulação de dados. Os resultados obtidos nesse estudo mostram que os alunos participantes desse estudo se conscientizaram sobre a conexão entre os saberes e fazeres cotidianos realizados por familiares e praticados em suas comunidades com o conhecimento matemático estudado nas escolas, possibilitando uma aproximação da família com a educação de seus filhos, além de propiciar a valorização e o respeito às diferenças culturais existentes nos ambientes escolares. Outro resultado desse estudo propiciou o desenvolvimento de uma ação pedagógica na perspectiva da Etnomodelagem, que considera os saberes e fazeres matemáticos provenientes de grupos culturais distintos, tornando o processo de ensino aprendizagem em Matemática contextualizado e com mais significado para os alunos e próximo de sua realidade. Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional no formato de um caderno de sugestões que contém atividades contextualizadas que possibilitam aos professores a aproximação dos conhecimentos matemáticos estudados nas escolas com práticas matemáticas cotidianas em comunidades rurais e urbanas. As atividades propostas nesse caderno de sugestões foram elaboradas a partir dos resultados obtidos nesta pesquisa com o intuito de fornecer informações que auxiliem esses profissionais na conexão entre conhecimentos, saberes e fazeres matemáticos distintos, mas complementares.Item Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.(2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Neves, Inajara de Salles VianaEsta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.