PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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O PPGEDMAT esteve vinculado ao DEMAT ( Departamento de Matemática) até o ano de 2015. Com a criação do DEEMA (Departamento de Educação Matemática) em 2016 o PPGEDMAT foi vinculado a este departamento.
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Navegando PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática por Assunto "Álgebra"
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Item Desenho geométrico uma ponte entre a álgebra e a geometria : resolução de equações pelo processo Euclidiano.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Varhidy, Charles Georges Joseph Louis; Corrêa, Roseli de AlvarengaO presente trabalho teve por objetivo avaliar, junto a estudantes e professores de Matemática a importância, como alternativa pedagógica, de resolução de equações elementares, de primeiro e segundo grau, por meio do Desenho Geométrico Plano, como um complemento no ensino da Matemática, capaz de transformar um estudo basicamente abstrato, e, em função disso, de digestão custosa aos alunos do Ensino Fundamental, em matéria razoavelmente atraente, com o condão de despertar algum interesse e prazer na resolução de problemas. Para isso, construímos uma seqüência de atividades, com fulcro no Processo Geométrico Euclidiano, que foi apresentado a professores de uma rede de ensino, acompanhada de dois questionários: o primeiro, a ser preenchido antes do conhecimento da seqüência de atividades, procurou saber do pensamento do professor quanto ao Desenho Geométrico e sua utilidade no ensino da Geometria e da Álgebra, e o segundo, oferecido após a apresentação da referida seqüência, procurou verificar se suas impressões permaneciam as mesmas ou não, e, se positivas, teriam algumas considerações pertinentes sobre o assunto, seja para enriquecer, seja para melhorar a sequência. Foi feita uma sucinta pesquisa histórica, com observações de educadores e pedagogos ligados ao assunto, apresentada no capítulo inicial, que retrata o abandono do Desenho Geométrico, na maioria das escolas do país, a partir da década de 70 do século passado. E as vantagens que as escolas que ainda oferecem o Desenho Geométrico, mesmo que sob um ponto de vista mais artístico do que matemático, aos seus alunos. Feita uma pesquisa objetiva junto aos estudantes de uma escola que mantém, em seu currículo, aulas de Desenho Geométrico, com ênfase em resoluções de equações geométricas e algébricas, teve, como resultado, uma acolhida bastante positiva, o que nos permitever com razoável otimismo, vantajosas situações no aprendizado não só da geometria mas também da álgebra. Nas conclusões finais foram enfatizadas as opiniões altamente favoráveis à utilidade que a sequência de atividades poderia proporcionar no entendimento da Geometria e da Álgebra com o estudo direcionado de Desenho GeométricoItem Introdução às equações no sétimo ano do Ensino Fundamental : um trabalho colaborativo com vistas à aprendizagem móvel no ensino remoto emergencial.(2022) Almeida, Elder Cesar de; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Mondini, Fabiane; Deodato, André AugustoO objetivo central deste estudo é investigar e compreender como se dá a (re)organização e o desenvolvimento de uma proposta para o ensino de noções introdutórias às Equações com alunos do sétimo ano, em uma perspectiva de Aprendizagem Móvel por meio do celular, em um trabalho colaborativo envolvendo pesquisador-professor e professores em formação inicial de Matemática. Para tanto, foi elaborada uma proposta inicial focando noções introdutórias para o ensino de Equações que, no estudo de campo, passou a ser reelaborada em colaboração com os professores em formação inicial, participantes do Programa Residência Pedagógica na escola onde o estudo de campo ocorreu. Posteriormente, a proposta foi implementada em três turmas do sétimo ano da mesma escola. Assim, o estudo de campo envolve dois momentos principais: o primeiro, junto aos professores em formação inicial, em quatro encontros que ocorreram remotamente; e o segundo, que aconteceu em nove encontros também remotos, junto aos alunos das turmas do sétimo ano. A discussão teórica tem como temas principais: Álgebra e o Pensamento Algébrico, as Tecnologias no Ensino e a Aprendizagem Móvel, o Trabalho Colaborativo na Prática Docente. Todos os encontros remotos foram gravados e transcritos, gerando as descrições de onde emergiram os dados da pesquisa. Em uma abordagem fenomenológica, os dados foram organizados e analisados, visando responder a indagação posta por meio da interpretação da problemática que ela foca. Após as análises cuidadosamente realizadas dos dados da pesquisa, destacaram-se as três categorias de análise que perpassam a compreensão do fenômeno investigado: O ensino e a aprendizagem de noções introdutórias às Equações, remotamente; A docência no espaço de colaboração e trocas; Os dispositivos móveis no ensino remoto: aproximações e distanciamentos com a Aprendizagem Móvel (Mobile Learning). Tais categorias são discutidas com base na interpretação do pesquisador e no referencial teórico apresentado. O produto educacional derivado desta pesquisa contém as atividades efetivadas durante a proposta, que foram atentamente reelaboradas junto aos professores em formação inicial, visando alcançar como público-alvo professores, professores em formação inicial e formadores, agregando ao texto as experiências e reflexões adquiridas no estudo de campo.Item O software GeoGebra numa proposta de formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental.(2017) Araújo, Josias Júlio de; Reis, Frederico da Silva; Reis, Frederico da Silva; Gazire, Eliane Scheid; Viana, Marger da Conceição VenturaA presente pesquisa investiga a utilização de recursos didáticos com base nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM, como parte importante do trabalho de formação dos alunos e do próprio professor, pois elas possibilitam a construção de conhecimentos sólidos que podem auxiliar, principalmente, no desenvolvimento de sujeitos ativos na sociedade moderna. Como foco da pesquisa, escolhemos os processos de ensino da Matemática no Ensino Fundamental, nos quais o ensino de Álgebra e Geometria pode gerar obstáculos no processo de aprendizagem. A metodologia de pesquisa focalizou a formação continuada, a partir do planejamento e implementação de um minicurso realizado com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais. Os principais resultados da pesquisa apontam para a urgência dos professores inserirem softwares educativos em suas práticas pedagógicas, possibilitando assim, novas metodologias de ensino da Matemática. Os professores precisam utilizar as TICEM como ferramentas colaborativas e não enxergá-las como uma ameaça às suas práticas de ensino exercidas. Para a utilização das TICEM nos processos de ensino e aprendizagem, os professores deverão ser formados para tal utilização, especialmente por meio de formação continuada aliada a instrumentos tais como atividades exploratórias e softwares educativos, com destaque para o GeoGebra. Tal formação pode possibilitar aos professores, uma inovação das práticas pedagógicas e metodológicas nos processos de ensino da Matemática. Dessa maneira, o uso do software GeoGebra pode favorecer uma aprendizagem significativa para os alunos e possibilitar novas práticas pedagógicas aos professores.