PPGTURPATRI - Mestrado (Dissertações)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PPGTURPATRI - Mestrado (Dissertações) por Assunto "Ouro Preto - MG"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.(2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela BarbosaEsta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.Item Os tapetes devocionais como representação visual do patrimônio cultural imaterial da Semana Santa de Ouro Preto, Minas Gerais.(2024) Araújo, Nilson Ricardo; Alves, Kerley dos Santos; Braga, Solano de Souza; Alves, Kerley dos Santos; Braga, Solano de Souza; Silva, Luana Melo e; Lott, Wanessa PiresA confecção dos tapetes devocionais da Semana Santa de Ouro Preto é uma tradição religiosa que remonta ao século XVIII e se destaca como patrimônio cultural, unindo história, cultura e arte durante a Procissão da Ressurreição. Neste sentido, a pesquisa apresenta a convergência de determinados aspectos sobre os tapetes como patrimônio cultural imaterial que se permeiam em um processo que envolve algumas implicações. Como objetivo principal, a pesquisa propõe analisar os tapetes devocionais da Semana Santa enquanto elementos estéticos, simbólicos e sua representação visual com ênfase nos materiais e processos produtivos. A metodologia aplicada consistiu em uma abordagem descritiva e qualitativa, com enfoque na pesquisa etnográfica e observação participante. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura abrangente nas áreas de patrimônio cultural imaterial, representação visual, tradição, memória, identidade e turismo religioso. A pesquisa de campo foi conduzida por meio da aplicação de 85 questionários mistos não probabilísticos aos moradores da cidade, registro fotográfico e entrevista. Ao analisar como a população da cidade atribui significados aos tapetes confeccionados para a Procissão da Ressurreição, ápice da celebração, surgiu como principal problema, o seguinte questionamento: como conciliar a tradição religiosa da confecção dos tapetes devocionais em Ouro Preto com a valorização do patrimônio cultural e o potencial turístico da cidade? As respostas dos questionários evidenciam a importância dos tapetes como um aparato valioso para a compreensão das representações visuais ligadas aos seus elementos estéticos e simbólicos, para a construção de narrativas que destacam o seu valor religioso, histórico, patrimonial e turístico, e como elemento da manifestação da identidade dos ouropretanos, fortalecendo a memória coletiva entre os diferentes sujeitos que nela participam. Dessa forma, conclui-se que a tradição dos tapetes devocionais por meio da representação visual se constitui em uma rica manifestação cultural que integra estética, simbolismo e narrativas no seu entendimento como patrimônio cultural imaterial.