EEF- Escola de Educação Física
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Navegando EEF- Escola de Educação Física por Assunto "Adapted sports"
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Item Comportamento de treinadores de futebol para amputados : estudo baseado na percepção dos atletas.(2019) Simim, Mário Antônio de Moura; Ferreira, Renato Melo; Penna, Eduardo Macedo; Silva, Bruno Victor Corrêa daO objetivo do estudo foi caracterizar a percepção dos atletas de futebol para amputados em relação aos comportamentos dos seus treinadores. Participaram 43 atletas de futebol para amputados (média de idade 33,0±8,8 anos e tempo de experiência de 7,5±5,2 anos) que responderam ao instrumento ECT-A. Esse instrumento é dividido em seis dimensões: Treinamento Físico (TF); Treinamento Técnico (TT); Preparação mental (PM); Estabelecimento de objetivos/metas (EM); Reforço Pessoal Positivo (RP); Reforço Pessoal Negativo (RN). Foi identificado que os atletas apresentaram maiores percepções para as dimensões RP (5,19±1,49) e TT (4,85±1,49). Na comparação das dimensões, verificou-se que a dimensão RN apresentou valores inferiores às demais dimensões (p < 0,001). Concluiu-se que os comportamentos dos treinadores de futebol para amputados preferidos pelos atletas são o reconhecimento e a recompensa por bons desempenhos, a realização de treinamentos exigentes e o envolvimento do treinador em ajudar os atletas a serem mais autoconfiantes.Item O contexto do desenvolvimento psicossocial de jogadores de futebol para amputados.(2017) Simim, Mário Antônio de Moura; Silva, Bruno Victor Corrêa da; Penna, Eduardo Macedo; Ferreira, Renato MeloO objetivo do presente estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento psicossocial dos jogadores de futebol para amputados. Participaram 16 atletas, do sexo masculino, pertencentes a uma equipe de Futebol para Amputados, com idade média de 34,1±8,9 anos, tempo total de prática na modalidade de 11,0±7,9 anos e que disputam competições nacionais e internacionais. Para coleta de dados aplicou-se um questionário para identificação da Experiência Esportiva, Pratica Deliberada e Influência nos momentos iniciais, continuação e ápice da carreira esportiva dos atletas. Os principais influenciadores para os atletas de FA iniciarem e se manterem na prática da modalidade foram os amigos (44% e 46% respectivamente). A Família é quem mais influencia (42%) quando o atleta alcance o ápice da carreira. Concluímos que o contexto do desenvolvimento psicossocial dos jogadores aponta início tardio da pratica. Além disso demonstramos a importância de amigos e familiares para um bom desenvolvimento do atleta no esporte, bem como o bom relacionamento com o treinador e a motivação/superação como principais influencias durante o ápice da carreira.