Navegando por Autor "Vila, Maria do Carmo"
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Item Analisando contribuições da teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem da estatística e das probabilidades no ensino fundamental.(2015) Silva, Fabrícia Lúcia Costa Ferreira da; Vila, Maria do CarmoA presente pesquisa visa a contribuir com o debate e sugestões de alternativas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem desses conteúdos no Ensino Fundamental, tendo por base a Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau (2008, 2013, 1998, 1996) e trabalhos de alguns educadores matemáticos. O objetivo principal desta investigação foi coletar informações que pudessem responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições da Teoria das Situações Didáticas no ensino e na aprendizagem da Estatística e das Probabilidades no 6o ano do Ensino Fundamental? Ela foi realizada com 30 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Congonhas, Minas Gerais. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: caderno de campo da professora-pesquisadora com os registros das observações feitas em classe, caderno de anotações dos participantes, grupos focais, testes, questionários, manifestações orais dos participantes e gravações em áudio e vídeo. As gravações foram transcritas para análise. Os resultados apresentaram fortes indícios de que a teoria em questão contribui de vários modos para o ensino e a aprendizagem da Estatística e das Probabilidades: autonomia dos alunos, envolvimento e satisfação dos alunos na realização das atividades; estímulo à interação e cooperação aluno-aluno e aluno-professor em sala de aula; percepção do aluno sobre a importância do saber matemático; apropriação pelos alunos dos saberes estatísticos e probabilísticos trabalhados durante a pesquisa. Além disso, os resultados evidenciaram as dificuldades vivenciadas pelos alunos na aquisição dos conhecimentos e os erros por eles cometidos. Na Teoria das Situações Didáticas, quando identificados, os erros e as dificuldades cometidos pelos alunos tornam-se uma valiosa fonte de informação para a elaboração de boas questões ou de novas situações problemas que possam atender, mais claramente, os objetivos desejáveis.Item Avaliação de um curso de licenciatura em matemática, modalidade a distância, de uma universidade pública.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Gomes, Maria Izabel Lage Martins; Vila, Maria do CarmoEste trabalho tem como objetivo elaborar e implementar a avaliação de um curso de Licenciatura de Matemática, modalidade a distância, de uma instituição pública, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) , segundo as percepções do corpo discente, do corpo docente, do corpo tutorial e dos coordenadores de Polo de Apoio Presencial. Mais especificamente, pretende determinar o Grau de Desempenho do Curso, segundo os diferentes níveis do modelo de avaliação (classificação por itens, classificação por dimensão e classificação global), identificar os itens que representam potencialidades/fragilidades do curso, segundo a percepção dos avaliadores, identificar os itens críticos que deve m ter ações corretivas/preventivas priorizadas e estudar a evasão do curso. As dimensões analisadas são autoavaliação discente, infraestrutura do Polo de Apoio Presencial, infraestrutura do CEAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, disciplinas, videoconferências e webconferências, videoaulas, desempenho dos tutores e evasão. Na coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários fechados (escala Likert de quatro pontos) com uma questão aberta, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados indicam que o modelo utilizado foi adequado para a avaliação do curso, apontando potencialidades e fragilidades que deveriam ser objeto de ações corretivas. Considerando que ele se encontrava em andamento, não se constituindo, portanto, um produto acabado, a investigação propôs uma avaliação do tipo formativa, que pudesse contribuir para a melhoria e autorregulação desse curso de Licenciatura de Matemática. Espera-se também que esta pesquisa possa contribuir para a discussão e implementação da avaliação de cursos de Graduação na modalidade a distância, haja vista que grande parte das instituições brasileiras de ensino superior ainda encontra dificuldades nessa tarefa.Item Cenários para investigação como ambiente de aprendizagem no contexto da matemática financeira.(2014) Moreira, Flávia Márcia Cruz; Vila, Maria do CarmoEste trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida sob a luz da Educação Matemática Crítica em um Mestrado Profissional em Educação Matemática. A pesquisa possui abordagem qualitativa e pretende contribuir para a formação do cidadão crítico, para que seja potencialmente capaz de exercer sua cidadania. O referencial teórico adotado procede, principalmente, das publicações de Skovsmose (2001, 2007, 2008) que tratam de temas como a Educação Matemática Crítica e os Ambientes de Aprendizagem. Estes serviram de base para a elaboração das atividades desta pesquisa. As atividades relacionam a Matemática Financeira com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações, que envolvem Matemática, apresentadas em reportagens e produtos alimentícios. Esta pesquisa tinha por objetivo responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de uma proposta de ensino baseada nos Cenários para Investigação como ambiente para (re)construção e desenvolvimento de conceitos e procedimentos de Matemática Financeira no 9o ano do Ensino Fundamental? Os participantes foram 28 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual em Belo Horizonte – MG. Na coleta de dados foram utilizados três instrumentos metodológicos: gravação em áudio; relatório da participação dos alunos e Grupo Focal. Os resultados mostram que a proposta de ensino adotada na pesquisa apresentou contribuições importantes: os alunos se envolveram no processo de exploração exigido nas atividades e formularam questões imprevisíveis, que se constituem Cenários para Investigação. Verificou-se, também, que eles produziram significados matemáticos na área de Matemática Financeira, desenvolveram a reflexão, a argumentação e o pensamento crítico. Por fim, constatou-se que os alunos refletiram sobre a prática pedagógica dos professores e perceberam a necessidade da Matemática na vida cotidiana. A partir dessa pesquisa foi gerado, além desta dissertação, um livreto com uma proposta de ensino detalhada e acessível, de modo que sirva como consulta e orientação para professores da Escola Básica. Este material é denominado pelo Programa do Mestrado como Produto Educacional.Item Cenários para investigação como ambiente de aprendizagem no contexto da matemática financeira.(Editora UFOP, 2017) Moreira, Flávia Márcia Cruz; Vila, Maria do CarmoItem Experiência em uma sala de matemática no contraturno : repensando a educação (matemática).(2016) Silva, Simone Pereira da; Bean, Dale William; Cunha, Marcus Vinicius da; Vila, Maria do Carmo; Bean, Dale WilliamCoerente ao cenário brasileiro, a escola, em que a professora responsável pela pesquisa apresentada nesta dissertação leciona a aprendizagem da Matemática, estava aquém do desejável. Com a intenção de melhorar a aprendizagem dessa disciplina, essa mesma escola tinha em sua proposta pedagógica a utilização de aulas de intervenção de Matemática que não traziam mudanças relevantes ao cenário existente. Em vista disso, a professora responsável por esse trabalho propôs uma reorganização dessas aulas por meio de um laboratório de ensino de Matemática, que neste trabalho foi ressignificado como uma sala de Matemática que seguiu as concepções educacionais de Dewey no que se refere a um ensino concebido por meio das experiências dos estudantes. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada com o objetivo de compreender como os estudantes atribuem significados para conceitos matemáticos quando estão em uma sala de Matemática concebida com uma educação Matemática fundamentada em experiência. As atividades realizadas tiveram como fio condutor um assunto presente na escola e de interesse às participantes da pesquisa; a má condição do campão de terra batida da escola. Essa problemática e o objetivo de colocar grama no campão possibilitaram o desenvolvimento de várias atividades que foram planejadas de acordo com as experiências e as necessidades que as alunas apresentavam no momento. As atividades seguiram os dois princípios de experiência, a interação e a continuidade (DEWEY, 2010). A pesquisa de campo foi desenvolvida durante as aulas de intervenção de Matemática no período contraturno, uma vez por semana, e se estendeu por 17 semanas com um grupo de 7 alunas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem MG. Neste trabalho apresentamos uma narrativa à luz da análise da pesquisa de campo que teve como pano de fundo três conteúdos entretecidos: medida, triângulo retângulo e área. Os dados coletados (por meio de gravações em áudio e vídeo, fotografias, diário de campo da professora, trabalhos das alunas e entrevista semiestruturada) e analisados pelo método de análise de conteúdo apontaram que, em virtude de as atividades terem sido planejadas e realizadas em uma maneira interconectada, favoreceu que as estudantes utilizassem as experiências prévias em novas situações. Também permitiram inferir que as significações que as alunas atribuíram para os conceitos matemáticos medida, triângulo retângulo e área se deram em conformidade com o contexto dos seus “usos”. Dessa forma as compreensões foram se desenvolvendo à medida que as estudantes se envolviam em atividades práticas.Item Razão áurea e aplicações : contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Souza, Alexandre Ramon de; Vila, Maria do CarmoPesquisadores e educadores matemáticos têm destacado a importância da proporcionalidade na formação das estruturas cognitivas dos alunos, na aprendizagem de vários conceitos matemáticos, na aplicação em várias áreas do conhecimento científico e, ainda, nas aplicações no cotidiano das pessoas. Contudo, esse conteúdo tem oferecido dificuldades para alunos e professores e uma das explicações apresentadas na literatura é o fato de que seu ensino consiste, em geral, na apresentação mecânica da regra de três e de todas as regras que dela decorrem sem possibilidade de os alunos adquirirem um verdadeiro conhecimento de proporcionalidade. As considerações anteriores levaram o pesquisador a elaborar e aplicar em sala de aula um conjunto de quatorze atividades, tendo como elemento unificador a razão áurea e suas aplicações na Matemática, na natureza e em outras áreas de conhecimento e a propor a seguinte questão de pesquisa: “Quais seriam as contribuições do estudo da razão áurea e de suas aplicações para a aprendizagem da proporcionalidade de alunos do 9o ano de uma escola pública e para a percepção da importância da Matemática e de sua aplicação em outras áreas de conhecimento?” Para respondê-la, foram fixados dois objetivos. Primeiro objetivo - Verificar a conjectura: o estudo da razão áurea e de suas aplicações contribui para a aprendizagem da proporcionalidade de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Segundo objetivo - Verificar a conjectura: o estudo da razão áurea e de suas aplicações contribui para a percepção dos alunos acerca da importância da Matemática e de sua aplicação em outras áreas de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada com 40 alunos do 9o ano. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: teste inicial, observação com anotação em diário de campo, gravações em áudio e vídeo, relatórios escritos dos alunos, teste final e relatório final dos alunos. A análise dos dados mostrou que o estudo da razão áurea motivou os alunos, possibilitando a aprendizagem das razões e das proporções. Por outro lado, a riqueza de detalhes dos comentários orais e escritos dos alunos durante a execução das atividades apresentou evidências de que os alunos estavam percebendo a importância da Matemática e sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Vale ressaltar também que eles relacionavam o tema estudado com objetos conhecidos de seu espaço.Item Século XXI : qual matemática é recomendada?(1993) Lorenzato, Sérgio; Vila, Maria do Carmo