Navegando por Autor "Ungheri, Bruno Ocelli"
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Item O direito ao lazer e ao esporte no continente africano : um olhar para as constituições nacionais.(2022) Ungheri, Bruno Ocelli; Falcão, Denise; Paula, Heber Eustáquio de; Souza, João Vitor deO estudo se contextualiza pelo reconhecimento do lazer e do esporte como direitos sociais, cumprindo o objetivo de verificar a menção ao lazer e ao esporte como direitos nas Cartas Constitucionais dos 54 países do continente africano, visibilizando contextos não hegemônicos, notadamente marcados pela violência colonial. Para isso foi realizada a Análise Documental das constituições nacionais dos 54 países do continente, referenciada pelos termos “leisure”, “sport” e “recreation”. Observou-se que 20 nações mencionam o lazer como direito social, 22 o fazem em relação ao esporte, sendo que 14 abordam ambos os direitos, e 27 não mencionam nem o lazer nem o esporte. Conclui-se que significativa parcela dos países africanos reconhece o lazer e o esporte como direitos sociais em seu ordenamento legal, sem que isso reflita sua efetiva presença na vida social cotidiana, sugerindo que novas investigações em contextos socioculturais específicos sejam realizadas.Item Educação física e Covid-19 : o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais.(2022) Ungheri, Bruno Ocelli; Silva, Gabriel Luiz da; Falcão, Denise; Ferreira, Renato Melo; Soares, Everton RochaDiante do cenário causado pela SARS-CoV-2, este estudo buscou identificar diretrizes das unidades da federação brasileira e refletir sobre os impactos na Educação Física no retorno presencial. Analisou-se quatorze documentos oficiais elaborados até setembro de 2020, utilizando-se de Análise de Conteúdo. Identificaram-se diretrizes gerais de higienização para prevenção do contágio no ambiente escolar e orientações específicas à Educação Física, como reorganização dos espaços, proibição de eventos e atividades coletivas, suspensão de atividades esportivas e adoção de aulas teóricas. Concluiu-se que os protocolos abordam nuances próprias da Educação Física, mas são notáveis os limites de infraestrutura, recursos humanos e materiais para viabilizar o retorno seguro e igualitário.Item Educação física, gênero e mercado de trabalho : percepções de mulheres sobre a futura área de atuação profissional.(2022) Ungheri, Bruno Ocelli; Pacheco, Luísa Carvalho; Falcão, Denise; Rocha, Maria Teresa SudárioO estudo analisou a perspectiva de graduandas em Educação Física sobre o exercício de sua futura profissão, o mercado de trabalho e as questões de gênero. Desenvolveram-se quatro Grupos Focais, que foram apreciados sob a técnica de Análise de Conteúdo. Delinearam- se quatro categorias de análise: Condição da mulher, Enfrentamento dos estereótipos, Percepções sobre a Educação Física e O mercado da Educação Física para elas. Concluiu-se que as estudantes prospectam enfrentar um mercado de trabalho desvalorizado e marcado por desigualdades entre homens e mulheres.Item Efeito residual do método FNP sobre o desempenho de resistência de força no supino horizontal.(2021) Rodrigues, Lucas Marotta; Ferreira, Renato Melo; Ungheri, Bruno Ocelli; Soares, Everton RochaO alongamento feito antes de exercícios resistidos pode reduzir a força do músculo alongado. Objetivou-se mensurar o efeito do método Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) sobre o desempenho de resistência de força no supino horizontal (SH). Avaliou-se o número de repetições máximas (nRM) e a percepção subjetiva do esforço (PSE) no SH, em 18 homens saudáveis (23,7±2,9anos), em três situações: I) SH sem alongamento prévio (controle); II) Alongamento FNP+SH após alongamento (FNP+SH); III) Alongamento FNP+5 minutos de intervalo +SH (FNP+5’+SH). O valor adotado para p foi <0,05. O nRM na situação FNP+SH foi menor do que na controle. Não houve diferenças entre o nRM da situação controle e da FNP+5’+SH, assim como entre FNP+SH e FNP+ 5’+SH. Adicionalmente, não houve diferença na PSE nas situações avaliadas. Conclui-se que o alongamento FNP pode reduzir o desempenho de força por até cinco minutos quando aplicado imediatamente antes do exercício SH.Item Equipamentos públicos de lazer e esporte : o cenário institucional de municípios que implementaram o Programa Esporte e Lazer da Cidade.(2021) Ungheri, Bruno Ocelli; Isayama, Hélder FerreiraO estudo buscou analisar os equipamentos públicos de lazer e esporte dos municípios que implementaram o PELC entre 2013 e 2017. Para isso, aplicou-se um questionário digital aos 105 municípios elegíveis, analisando os dados por estatística descritiva. Identificou-se a prevalência de instalações destinadas aos esportes coletivos e às ginásticas - o que também se materializou na concepção de novos equipamentos. Verificou-se a necessidade de se qualificar serviços auxiliares como estacionamento para automóveis e bicicletas, postos de hidratação, banheiros / vestiários públicos. Conclui-se que a passagem do PELC pelas cidades pode induzir reflexões sobre relações indissociáveis entre os equipamentos públicos e a garantia de direitos sociais.Item Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.(2020) Oliveira, Géssyca Tolomeu de; Mazzi, Beatriz Leite; Ungheri, Bruno Ocelli; Campos, Priscila Augusta Ferreira; Ferreira, Renato MeloINTRODUÇÃO: Na educação, os meios de comunicação de massa trouxeram mudanças e possibilidades significativas, como as mudanças cognitivas, resultando num confronto entre a forma que se aprende na escola tradicional e a forma como se aprende mediado pelas novas tecnologias de comunicação. OBJETIVO: Analisar se os alunos da graduação do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto sentem-se preparados para trabalhar com a tecnologia em suas aulas. MÉTODOS: Foram selecionados randomicamente alunos do primeiro, quinto e oitavo períodos, o critério de seleção foi alunos que estivessem cursando as disciplinas disponibilizadas para seus respectivos períodos. Foi analisado, através de entrevista, a opinião de nove alunos. A entrevista teve um total de três perguntas principais e abrangeu assuntos da atualidade e aqueles já estudados na matriz curricular do curso. A análise dos dados foi conduzida de acordo com a seguinte sequência: transcrição, organização e interpretação (classificação e organização). As gravações foram transcritas por meio de digitação em um computador. A classificação e organização das informações foi feita através do método Meaning Unit (MU). RESULTADOS: Os achados da pesquisa apontam que, sob a perspectiva discente, existe um volume reduzido de encargos didáticos que se valem dos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Isso pode demonstrar limites no grau de sistematização da referida temática nos conteúdos trabalhados durante o curso e, consequentemente, na percepção dos alunos e alunas acerca de seu preparo para atuação na Educação Física Escolar. CONCLUSÃO: Conclui-se que os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto não se sentem preparados para trabalhar com a tecnologia na escola.Item A formação inicial de professores (as) de Educação Física e a inclusão de alunos (as) com deficiência no ensino regular : o currículo e a formação nas universidades públicas de Minas Gerais.(2022) Ferreira, Wander Luís; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ungheri, Bruno Ocelli; Rhâme, MônicaEsta pesquisa decorre da preocupação com a formação inicial de professores(as) de Educação Física para atuar com alunos(as) com deficiência. O trabalho procura responder se os cursos de formação de Educação Física das universidades públicas de Minas Gerais estão formando os(as) futuros(as) professores(as) para o trabalho com alunos(as) com deficiência. Para isso, definimos, como objetivo geral,a análise das propostas curriculares dos cursos de formação inicial de professores(as) de Educação Física, numa perspectiva de inclusão de alunos(as) com deficiência no ensino regular. A pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e foram constituídas, como lócus de investigação, as universidades públicas do Estado de Minas Gerais. Os critérios utilizados para a escolha das instituições participantes foram que ofertassem cursos de licenciatura em Educação Física, que estivessem localizadas no Estado de Minas Gerais e que pertencessem ao sistema público de ensino. Os dados foram construídos, inicialmente, a partir de um levantamento da legislação com o intuito de conhecer os documentos que regulamentam a formação de professores(as), em especial a formação de professores(as) de Educação Física nos cursos de licenciatura, como projetos políticos pedagógicos, matrizes curriculares e ementas dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e foram analisados com base no método análise de conteúdo, conforme orientado por Bardin (2009). Os achados da pesquisa revelam que as universidades públicas do Estado de Minas Gerais, por meio dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física, incluem, em suas propostas curriculares, disciplinas e/ou conteúdos sobre educação especial e/ou inclusão de alunos(as) com deficiência ou inclusão escolar, mas ainda centram a questão da deficiência a uma perspectiva tradicional de atribuir as características intrínsecas da deficiência às dificuldades de sua escolarização, o que leva esses(as) professores(as) a uma postura de treinamento para esportes adaptados.Item Idosos e furiosos : conseguiremos manter o desempenho?(2022) Alves, Hipsia Ferreira; Soares, Everton Rocha; Ungheri, Bruno Ocelli; Ferreira, Renato MeloIntrodução: O envelhecimento humano interfere diretamente no desempenho do atleta master, portanto, saber em que momento ocorre este declínio de desempenho se torna essencial para a otimização do esporte master. Objetivo: Objetivou-se analisar a taxa de declínio dos tempos de nadadores masters em diferentes categorias etárias (25 a 99 anos). Metodologia: Os dados dos até 8 primeiros colocados dos 50 e 800 metros nado livre de cada categoria participante do Campeonato Brasileiro Master de 2019 foram coletados, totalizando 281 entradas na água. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Resultados e discussão: Os 50 metros livre foi a prova com maior número de entradas; observou-se na comparação recordes de categorias vs. recordes nacionais que as maiores diferenças percentuais ocorreram, em geral, a partir dos 60 anos. Este resultado é similar ao da comparação das médias das entradas de cada prova vs. recorde da categoria. Ainda, ao comparar a média das entradas vs. categoria 25-9 anos observou-se no masculino, e no feminino, diferenças significativas com as categorias 65-9 anos até 85-9 anos. Nos 800 livre, maiores diferenças percentuais também foram observadas a partir dos 60 anos para recordes de categorias vs. recordes nacionais. Contudo, ao analisar as médias das entradas de cada prova vs. recordes de cada categoria e ao comparar as médias das entradas vs. categoria 25-9 anos, não se observou diferenças significativas para o feminino, enquanto que para o masculino, esta diferença ocorreu a partir da categoria 60-4 anos. Conclusão: Concluiu-se que a queda de desempenho nas provas da natação master analisadas é influenciada, em parte pelo processo de envelhecimento, sexo e a competição de referência.Item Implementação do PELC em contexto universitário : participação popular, possibilidades e limitações ao esporte e lazer estudantil.(2023) Silva, Junior Vagner Pereira da; Ungheri, Bruno OcelliO estudo objetivou investigar a implementação de dois núcleos do PELC em uma Instituição Federal de Ensino Superior em Campo Grande/MS e a participação popular na estruturação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, com análise de conteúdo. Os resultados indicam que a implementação do programa ocorreu a partir da consulta online junto a população sobre sua preferência em relação ao conteúdo, dias e horários dos atendimentos, com as tomadas de decisão dos gestores, em sua maioria, convergindo com os anseios pontuados pelos participantes. A implantação do programa no âmbito universitário se mostrou relevante, haja vista que aumentou as possibilidades dos estudantes terem experiências com o lazer. Conclui-se que o programa pautou-se em princípios de participação popular, reconhecendo e acolhendo as indicações dos participantes na implementação.Item Liderança nas associações atléticas de educação física em Minas Gerais.(2023) Ribeiro, Kaliane Márcia Freitas; Menezes, Ana Júlia Pereira; Ungheri, Bruno Ocelli; Soares, Everton Rocha; Ferreira, Renato MeloLiderança é a influência entre pessoas em determinada situação, por meio da comunicação, com metas e objetivos pré-definidos. As Associações Atléticas Acadêmicas, tem por finalidade à prática de desportos e realização de competições além de estarem anexadas ao seu diretório acadêmico. Verificou-se os estilos de liderança adotados por 7 presidentes de Atléticas Universitárias de Educação Física de Minas Gerais, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, com abrangência sobre a temática liderança. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo, através da seguinte sequência: transcrição, organização, interpretação e definição de categorias de análise à posteriori. Os resultados permitiram concluir que existe um processo de liderança individualizado e característico a cada realidade e com organograma específico. Por fim, observou-se que nenhum dos estilos de liderança podem ser menosprezados por mais diferentes que sejam uns dos outros, embora o estilo mais citado e aplicado à prática seja o democrático, cada estilo se adequa ao perfil de cada realidade.Item Mapeamento dos espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte disponíveis em Ouro Preto - MG e seus distritos.(2022) Ungheri, Bruno Ocelli; Medina, Aládia Cristina Rodrigues; Pereira, Brisa de AssisO presente estudo advém de uma parceria entre o poder público municipal e a universidade pública, cujo objetivo foi diagnosticar os equipamentos públicos de esporte e lazer em Ouro Preto e seus distritos. Com caráter de estudo descritivo exploratório, a metodologia proposta foi a utilização de um formulário de observação adaptado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) para a classificação dos espaços quanto às condições de manutenção, acessibilidade, mobiliário e vocação. Os dados possibilitaram a criação de fichas catalográficas que sistematizam a avaliação e a classificação de cada um dos 183 equipamentos analisados. Identificou-se a prevalência de estruturas do tipo como Academias ao Ar Livre, Quadras Poliesportivas e Campos de Futebol, bem como a concentração de equipamentos na região central da cidade e dos distritos, limitando o acesso por parte da população.Item Monitoramento do planejamento estratégico da escola de educação física da Universidade Federal de Ouro Preto.(2021) Ungheri, Bruno Ocelli; Lelis, Sarah Alessandra Alves; Soares, Everton Rocha; Ferreira, Renato Melo; Silva, Albená Nunes daMonitorar e analisar a execução das metas pactuadas no Planejamento Estratégico da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, nos 18 primeiros meses de implementação. Realizaram-se 15 entrevistas semiestruturadas com 12 mentores e três discentes que ocupam representações estudantis. Utilizou-se análise de conteúdo, possibilitando delineamento de quatro categorias: a) resultados preliminares obtidos; b) potencialidades do instrumento; c) barreiras e enfrentamentos; d) propostas de aperfeiçoamento. Observou-se que a maioria das metas teve ações norteadoras iniciadas, mas nenhuma concluída. Ressalta-se que o contexto da pandemia mundial (covid-19) exerceu significativo impacto, interferindo diretamente nos resultados. O estudo apresenta caráter de monitoramento em relação à ferramenta de gestão, tendo em vista a relevância de implementar mecanismos para avaliação sistematizada dos indicadores de desempenho institucionais. Espera-se que as potencialidades percebidas sejam fortalecidas, as barreiras sejam superadas e as propostas de aperfeiçoamento sejam discutidas coletivamente com a finalidade do desenvolvimento da instituição.Item Municipalização das políticas públicas de esporte e lazer : reflexões sobre o legado do programa esporte e lazer da cidade.(2022) Ungheri, Bruno Ocelli; Isayama, Hélder FerreiraObjetivo do estudo: O presente estudo se estabelece no campo das políticas públicas de esporte e do lazer, tendo como objetivo analisar o cenário institucional dos municípios que implementaram o PELC entre 2013 e 2017. Metodologia: Para isso, foi aplicado um questionário digital para 105 prefeituras, obtendo 19 respostas que apontaram para dois eixos de análise: administrativo e gerencial. Relevância: Ao analisar o legado de um programa nacional de esporte e lazer ancorado pelos princípios da municipalização, a pesquisa em tela oferece um lastro de dados que possibilita avaliar as políticas públicas sob a ótica do federalismo e da descentralização. Principais resultados: Dentre os dados encontrados, destaca-se que a presença de órgãos próprios gestores do esporte e do lazer aumenta a possibilidade de institucionalização das ações nessas áreas, pois pode ampliar os mecanismos de participação, a perenidade das políticas, sua avaliação e monitoramento, assim como a criação e manutenção de quadros profissionais próprios. Sobre isso, notou-se a valorização das práticas de formação continuada e o enfrentamento de práticas hegemônicas, como as físico-esportivas. Contribuições teóricas: Dentre as contribuições teóricas da pesquisa, destaca-se que no contexto analisado, o princípio de indução à municipalização, materializado por projetos e programas federais de esporte e lazer, configura-se como estratégia eficaz para a descentralização executiva dos serviços públicos. Todavia, a continuidade das ofertas se condiciona pelo fortalecimento do cenário institucional local, ensejando investigações futuras em caráter longitudinal.Item Percepção de discentes, docentes e egressos sobre o bacharelado em Educação Física.(2020) Araújo, Isadora Pena; Ferreira, Renato Melo; Ungheri, Bruno Ocelli; Soares, Everton RochaCom o objetivo de conhecer a visão de discentes, docentes e egressos do curso de Bacharelado em Educação Física oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto, 77 participantes, sendo 52 discentes, 8 docentes e 17 egressos responderam a um questionário online semiestruturado no qual se identificou que a maioria dos participantes ingressou no curso devido à maior afinidade com a área; desenvolveu atividades acadêmicas que não o ensino como iniciação científica e tutoria ou monitoria; encontrou o primeiro emprego de forma rápida e afirmou que o curso possibilitou o desenvolvimento das devidas características requeridas pelo mercado profissional. Adicionalmente, as informações alcançadas favorecem a adoção de estratégias necessárias para o enfrentamento de diferentes situações a resolver, podendo também nortear discentes e egressos sobre saberes e competências a que serão submetidos no campo de trabalho.Item Trabalho em rede e intersetorialidade nas políticas públicas de lazer e esporte de Ouro Preto/MG.(2021) Ungheri, Bruno Ocelli; Pintos, Ana Elenara da Silva; Capi, André Henrique Chabaribery; Alencar, Glauber Starling de; Miranda, Pedro Claver Barcelos deA promoção dos direitos sociais é cada vez mais direcionada às administrações municipais e, à vista disso, o presente estudo buscou analisar as políticas públicas de lazer e esporte desenvolvidas em Ouro Preto (MG), na intenção de identificar relações pautadas pela intersetorialidade e pelo trabalho em rede entre diferentes órgãos da administração pública do município. Para isso, utilizou-se a entrevista semiestruturada, tendo como interlocutores gestores das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Educação, Cultura e Patrimônio, Turismo, Desenvolvimento Social, Saúde, Meio Ambiente e Obras. Delinearam-se três categorias de análise, sendo a primeira dedicada aos indícios do trabalho em rede ou intersetorial em desenvolvimento no município, sublinhando-se os projetos que apresentam tal perspectiva, mesmo que timidamente. A segunda categoria apresenta os desafios para implementação do trabalho intersetorial ou em rede. O terceiro eixo compartilha oportunidades de trabalho em rede que podem ser alvo de esforços institucionais futuros. Conclui-se que as políticas públicas de lazer e esporte em Ouro Preto ocorrem de forma pontual e desarticulada de uma política municipal sistematizada, com dificuldades de interlocução entre os setores da administração pública. Foram encontradas possibilidades de trabalho intersetorial em ações já existentes, cabendo ao poder executivo capitanear e organizar o trabalho institucional.Item Tutoria em tempos de distanciamento social : construção de saberes na formação inicial de professores de educação física.(2021) Ungheri, Bruno Ocelli; Gontijo, Larissa Sepúlveda RochaO estudo em tela encontra guarida na formação inicial de professores de Educação Física, justificando-se pela necessidade de equidade no campo da profissionalidade docente. Por esse prisma, tem como objetivo compartilhar as estratégias delineadas no âmbito de um projeto de tutoria desenvolvido na graduação em Educação Física, buscando refletir sobre a mobilização e a construção de saberes na forma- ção inicial de futuros docentes. Para isso, adotou-se como premissa a epistemologia da prática profissional, tendo a observação participante como ponto focal do processo de análise que, em síntese, enquadrou as 15 semanas que compuseram o primeiro semestre letivo de 2020 no calendário acadêmico da Universidade Federal de Ouro Preto. Em função da conjuntura pandêmica imposta pelo novo Corona Vírus, o plano de trabalho original teve que ser revisto, o que não impediu a manutenção das atividades de tutoria. Foram de- senvolvidas três iniciativas de trabalho remoto junto aos tutorados, que se engajaram na empreitada, mas, com o passar do tempo, reduziram sua presença nos encontros. Verificou-se que a tutoria se sobressaiu como espaço formativo capaz de ampliar o lastro formativo dos professores em formação.Item Velhos, mas nunca obsoletos! : nadadores masters : motivos para adesão a prática esportiva.(2021) Santos, Maria Clara Braz dos; Ungheri, Bruno Ocelli; Soares, Everton Rocha; Ferreira, Renato MeloINTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo que afeta diferentes sistemas do ser humano, impactando a saúde e a vida social das pessoas. A prática de exercício físico contribui com a atenuação dos aspectos negativos que possam emergir com o tempo, sendo o esporte praticado na categoria master uma opção para fruição de uma vida saudável, com vistas à promoção do bem-estar. Nessa esteira, a competição pode se fazer presente no cotidiano dos praticantes, que podem ter atuado como atletas quando mais jovens ou simplesmente se engajado a um estilo de vida norteado pela prática de exercício físico. OBJETIVO: Determinar os motivos que levam nadadores masters a treinarem e competirem. MÉTODOS: Participaram do estudo 75 atletas de natação master, sendo 55 homens e 20 mulheres, com idade 42,5±12,8 anos, pertencentes a diversas categorias competitivas. Foi utilizado o Instrumento de Diagnóstico de Adesão à Prática de Natação - IDAPRAN, com a finalidade de estabelecer o perfil e a razão pela qual o(a) atleta permanece na natação. RESULTADOS: Observou-se que o início da prática na natação ocorreu após 40 anos, correspondendo 48% da amostra, 73,3% dos avaliados tiveram pelo menos 15 anos de envolvimento com a modalidade. Os motivos de abandono dos atletas que iniciaram jovens, estão relacionados a foco nos estudos (63%) e trabalho (22%). Os principais motivos relacionados para se manter na prática da natação foram sempre ter gostado da modalidade (27%), evitar problemas de saúde (24%) e se sentir bem fisicamente (perceber-se como atleta) (19%). Adicionalmente, o desafio existente na prática e os benefícios à saúde foram considerados como muito importantes para adesão na natação. CONCLUSÃO: O engajamento à natação pelos atletas master se dá por meio de diferentes motivos, contudo a manutenção da saúde e o sentimento de condicionamento físico, aliado aos motivos psicossociais são as determinantes mais latentes.Item Velhos, mas nunca obsoletos! : nadadores masters : motivos para adesão à prática esportiva.(2021) Santos, Maria Clara Braz dos; Ungheri, Bruno Ocelli; Soares, Everton Rocha; Ferreira, Renato MeloINTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo que afeta diferentes sistemas do ser humano, impactando a saúde e a vida social das pessoas. A prática de exercício físico contribui com a atenuação dos aspectos negativos que possam emergir com o tempo, sendo o esporte praticado na categoria master uma opção para fruição de uma vida saudável, com vistas à promoção do bem-estar. Nessa esteira, a competição pode se fazer presente no cotidiano dos praticantes, que podem ter atuado como atletas quando mais jovens ou simplesmente se engajado a um estilo de vida norteado pela prática de exercício físico. OBJETIVO: Determinar os motivos que levam nadadores masters a treinarem e competirem. MÉTODOS: Participaram do estudo 75 atletas de natação master, sendo 55 homens e 20 mulheres, com idade 42,5±12,8 anos, pertencentes a diversas categorias competitivas. Foi utilizado o Instrumento de Diagnóstico de Adesão à Prática de Natação - IDAPRAN, com a finalidade de estabelecer o perfil e a razão pela qual o(a) atleta permanece na natação. RESULTADOS: Observou-se que o início da prática na natação ocorreu após 40 anos, correspondendo 48% da amostra, 73,3% dos avaliados tiveram pelo menos 15 anos de envolvimento com a modalidade. Os motivos de abandono dos atletas que iniciaram jovens, estão relacionados a foco nos estudos (63%) e trabalho (22%). Os principais motivos relacionados para se manter na prática da natação foram sempre ter gostado da modalidade (27%), evitar problemas de saúde (24%) e se sentir bem fisicamente (perceber-se como atleta) (19%). Adicionalmente, o desafio existente na prática e os benefícios à saúde foram considerados como muito importantes para adesão na natação. CONCLUSÃO: O engajamento à natação pelos atletas master se dá por meio de diferentes motivos, contudo a manutenção da saúde e o sentimento de condicionamento físico, aliado aos motivos psicossociais são as determinantes mais latentes.