Navegando por Autor "Soares, Ivanete Bernardino"
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Item A habilidade inferencial nas atividades de leitura em livros didáticos do ensino fundamental II.(2024) Pio, Lucia Helena; Lages, Rita Cristina Lima; Lages, Rita Cristina Lima; Soares, Ivanete Bernardino; Bosco, Cláudia StarlingA leitura é um dos processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Para tanto, várias habilidades são acionadas no momento da leitura, entre estas a habilidade inferencial como parte essencial e que dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a leitura não pode ser entendida somente como decodificação de signos linguísticos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a habilidade inferencial da leitura e como esta é trabalhada nas atividades de leituras de anúncios publicitários nos Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental. Pretende-se contribuir com reflexões, à luz do referencial teórico que têm abordado a leitura não apenas como uma habilidade de decodificação, mas comprometida com a formação de um leitor crítico. Para isso, considera-se a habilidade inferencial como parte integrante que não deve ser negligenciada neste processo de formação do leitor. A escolha do objeto de estudo se justifica por se tratar de uma temática presente no trabalho docente com a leitura, bem como evidenciar a importância da habilidade inferencial no processo de ensino e aprendizagem da habilidade de leitura, ao entender que o ensino de leitura para o exercício da cidadania legitima a participação do indivíduo em seu meio social no qual a habilidade inferencial será necessária para compreensão de diversos tipos de textos. Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza pela análise de atividades que compõem os livros didáticos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao trabalho da estratégia de leitura: inferência. Os resultados a serem descobertos poderão contribuir para a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa relativamente ao lugar que o ensino da habilidade de leitura deve ocupar no processo educacional do aluno.Item Antonio Candido por ele mesmo : a entrevista como momento de mediação.(2019) Fernandes, Marcos Rogério Cordeiro; Soares, Ivanete BernardinoAntonio Candido concedeu inúmeras entrevistas ao longo da vida, oportunidade para não somente aprofundar questões pontuais de sua produção intelectual, como também para estabelecer os devidos vínculos e implicações entre elas. Arranjados em tom coloquial e próximo, esses depoimentos apresentam uma profundidade inquestionável, colocando o papel das ideias em comunicação com o momento histórico vivido e a visão de mundo do autor. Este artigo tem o objetivo de analisar o conteúdo desses depoimentos, procurando assim situar – por meio das considerações do próprio Antonio Candido – a posição como intelectual diante de seus objetos de reflexão e estudo, bem como a concepção de política, sociedade e educação, atentando para o seu caráter integrativo, pautado por um trabalho de mediação de conceitos e princípios que irão marcar a personalidade de nosso homenageado.Item Biografia e Delito : as vidas imaginárias de Jorge Luís Borges.(2021) Ferreira, Danilo Souza; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Maciel, Emílio Carlos Roscoe; Soares, Ivanete Bernardino; Souza, Nabil Araújo deA dissertação Biografia e Delito: As Vidas Imaginárias de Jorge Luís Borges, se propõe analisar a relação entre escrita biografia (biblioteca) é a estética do Delito presentes nas obras do escritor argentino Jorge Luís Borges, através especialmente do gênero das Vidas Imaginárias, onde buscaremos evidenciar a relação de influência da obra de Marcel Schwob nos escritos de Jorge Luís Borges para qual: “Schwob inventou um método curioso. Os protagonistas são reais; os fatos podem ser fabulosos e não raramente fantásticos. O sabor peculiar deste trabalho está nessa oscilação”1 . Para Jorge Luis Borges propõem a percepção de que a literatura como exercício estético que busca representar as ações humanas incluindo nessas ações os delitos é posteriormente a infâmia, nesse processo de representação ocorre para ambos os autores a singularização dos indivíduos, esse movimento de singularização é compreendido por Borges e Schowb como uma reação a outras formas de narrativização como as construções de feitas pelos historiadores nos séculos XVIII e XIX das grandes narrativas nacionais é teleológicas. Para compreendermos esse movimento buscaremos analisar a obra História Universal da Infâmia de Jorge Luís Borges, onde buscaremos evidenciar como a escrita literária permite um reflexo das sociedades na qual os dois autores estão inseridos isso é a Argentina do final do século XIX e início do século XX.Item Escrita que se faz com o corpo : a produção literária periférica de Nívea Sabino.(2024) Costa, Mikaela Gabriele Elias da; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Rezende, Carolina Anglada de; Soares, Ivanete Bernardino; Alexandre, Marcos AntônioEste estudo tem como objetivo investigar o uso da palavra falada e da palavra escrita pela autora Nívea Sabino, poeta-performática, dramaturga, cuja obra pode ser entendida como uma escrita que se faz com o corpo, isto é, uma escrita eminentemente performativa. O que almejamos, em síntese, no percurso dessa pesquisa, é acentuar que, tal produção periférica também pode ser lida como letramento de reexistência. Para tanto, foi analisada a segunda edição da obra Interiorana dessa autora. A dissertação desdobrou- se em dois momentos, nos quais procuramos tecer um diálogo teórico-crítico com pensadores precursores da literatura periférica, vertente em que a autora investigada se insere. E, ainda, à medida que avançamos teoricamente, entrelaçamos as nossas reflexões com poemas e relatos de Nívea, os quais evocamos para a análise. Por isso, reivindicamos uma abertura dos Estudos Literários para a enunciação de pretos(as) e periféricos(as) e, para tal, estamos inscritos dentro dos estudos do Mulherismo Africana proposto por Cleonora Hudson-Weens, do Letramento de Reexistência proposto por Ana Lúcia Silva Souza e dos Estudos de Performances proposto por pensadores importantes como Paul Zumthor, Richard Schechner, Barbara Cassin e Graciela Ravetti. Tecemos, também, diálogos entre Nívea Sabino, Leda Maria Martins e Érica Peçanha do Nascimento, dentre outros pensadores e pensadoras imprescindíveis que compõem essa escrita marcada pela tessitura do fazer africano em diáspora. Portanto, consideramos que o uso da palavra escrita ou falada pelos sujeitos periféricos vem modificando a forma de entendermos o que é considerado literário ou não na contemporaneidade.Item O (in)específico na análise do discurso literário.(2020) Soares, Ivanete BernardinoO objetivo deste artigo é problematizar algumas linhas de força da argumentação de Dominique Maingueneau sobre a constituição de um dispositivo teórico e metodológico para o estudo da literatura na perspectiva discursiva. Para isso, partimos do cotejamento de suas teses com pressupostos fundadores da análise do discurso de tradição francesa e com proposições coetâneas dos estudos literários. Se, por um lado, a proposta de Maingueneau figura como uma sistematização importante de concepções norteadoras de uma análise do discurso literário, por outro, posiciona-se lateralmente quanto à necessidade de consideração epistemológica pela especificidade do discurso literário, gerando o risco da descaracterização histórica e social da literatura.Item Iniciação à poesia na infância em contexto escolar.(2024) Cassiano, Rejane Aparecida; Soares, Ivanete Bernardino; Soares, Ivanete Bernardino; Silva, Telma Borges da; Corrêa, Hércules TolêdoPartindo da premissa de como a poesia tem sido mediada na escola, busca-se refletir e oportunizar meios de ressignificar esse modo de ensino. Nos anos iniciais de escolaridade, tradicionalmente, a poesia tem sido utilizada com cunho pedagógico moralizante em treinos de leitura, alfabetização e atividades de memorização para celebrar datas culturais e comemorativas. Essa prática tem se afastado da dimensão estética da poesia infantil e contribui pouco para uma educação das sensibilidades diante de temas que permeiam a nossa realidade. Por meio da poesia, o professor mediador consegue estimular a criatividade, a fantasia, a imaginação e despertar o gosto pela leitura de forma prazerosa. Nesta dissertação, o objetivo principal é apresentar como o livro didático “A conquista” de Isabella Carpaneda orienta o trabalho voltado para o estudo dos gêneros da poesia para o ciclo inicial do Ensino Fundamental I e qual é a relação com o professor mediador nesse contexto. Buscamos compreender como se dá o percurso de formação do leitor, as práticas e o discurso presente no manual do professor do material didático estudado, a partir de alguns exemplos de atividades com poema e poesia. A mediação literária é realizada de forma autônoma? Como é o trabalho com poesia voltado para crianças do 1° e 2° anos nesse material didático? De acordo com o referencial teórico, busca-se também identificar formas de trabalhar com a poesia nos anos iniciais da Educação Básica com o propósito de formar leitores autônomos, que leiam motivados também por afetos, reconhecendo que a poesia é um dos modos de dar sentido ao mundo, figurando como um recurso simbólico que pode gerar mundos possíveis por meio da imaginação e intervir, criativamente, na realidade concreta, como vem confirmando os estudos em psicanálise infantil.Item Maria Auxiliadora da Silva : ethos, pathos e alteridade.(2023) Pigosso, Willian Gonzaga; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Soares, Ivanete Bernardino; Mendes, Simone de Paula SantosEsta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a construção do ethos, do pathos e da alteridade na obra da artista plástica mineira Maria Auxiliadora da Silva, tendo como objeto de análise o catálogo Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência (MASP, 2018). A partir dos estudos do discurso, e do ajuste epistemológico necessário no trato com o discurso visual, bem como a possível intersecção com o verbal, inscrito a partir do catálogo, compreendeu-se que a construção do ethos se dá, em um primeiro momento, a respeito daquilo que o museu apresenta e narra a respeito da vida e obra da artista. Em seguida, e considerando que a imagem de si se dá, especialmente, a partir daquele que diz eu, e por sua vez carrega consigo uma emoção inerente, buscamos compreender como esta emoção pode ser percebida em algumas obras da artista, especialmente aquelas obras nas quais há uma representação de si. Por fim, buscou-se compreender como a construção do ethos e do pathos corroboram para a ideia de alteridade presente na obra, tendo em vista o espaço dado ao outro dentro da obra e da própria construção do catálogo.Item Memórias de professores-leitores : um estudo da construção do gosto literário.(2022) Silva, Ana Luiza Freitas Franca; Soares, Ivanete Bernardino; Soares, Ivanete Bernardino; Amorim, Bernardo Nascimento de; Diniz, Lígia GonçalvesNossa proposta é investigar algumas particularidades da formação do gosto pela literatura. Por meio de narrativas memorialísticas, buscamos identificar e analisar a construção dessa disposição favorável diante da leitura literária por parte de docentes do ensino superior que atuam na área de Literatura. O interesse central consiste em localizar os principais agentes que interferiram na formação literária dos sujeitos envolvidos, especialmente durante o período escolar, buscando recompor a rede material e simbólica que perpassa seus percursos de leitura, através das dimensões da memória mobilizadas por eles. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário que serviu como um direcionamento para a escrita memorialística de professores-leitores, de modo a investigar como as influências se deram nos meios familiares, culturais, econômicos, sociais e escolares. Para a análise e estudo dos dados coletados, foram utilizados os estudos sobre a formação do gosto pela literatura, especialmente do ponto de vista da sociologia da leitura, além das teorias de construção da memória, com o intuito perceber a importância das lembranças selecionadas e, por fim, as subjetividades presentes na formação do gosto literário e agenciadas no ato de leitura. Na base teórica da pesquisa, constam autores como Pierre Bourdieu (1989), Bernard Lahire (2004), Annie Rouxel (20013), Michèle Petit (2013), Gisèle Sapiro (2019), Paul Ricœur (2007), Aleida Asmann (2011), Eni Orlandi (2001) entre outros pesquisadores que promovem discussões voltadas para as condições sociais da formação do leitor literário e a construção do discurso a partir da memória.Item Modos de ensinar literatura infantil na escola : (trans)formando leitores literários.(2022) Magalhães, Rosângela Márcia; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Soares, Ivanete Bernardino; Machado, Maria Zélia Versiani; Debus, Eliane Santana DiasA leitura de textos literários contribui para a formação do leitor criativo e autônomo, visto que os horizontes propostos pela literatura são ilimitados e suas interpretações, dada a sua natureza polissêmica, infinitas. Esta pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorremos aos princípios teóricosreferentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada, fotografias de acervo pessoal e de acervo particular disponibilizadas pelas profissionais pesquisadas e a análise de documentos oficiais relacionados ao trabalho com a Literatura Infantil na rede municipal de ensino. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa são os estudos sobre letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Magda Soares, e também nas consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diversos pesquisadores brasileiros (por exemplo, PAULINO, COSSON, MACHADO, PAIVA, CORRÊA), e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. Além desses estudiosos, dialogamos com pesquisadoras que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários como Zilberman, Colomer, Rouxel, Dalvi, Lajolo, dentre outras e outros. Logo, esta pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a leitura literária nos primeiros anos de escolarização. Ficou evidente nesta investigação que não existe um modo exclusivo de ensinar literatura infantil nos anos iniciais da Rede Municipal de Educação de Itabirito/MG. O que devemos refletir é sobre a intencionalidade pedagógica do professor, pois em todos os caminhos que ele percorrer com seus alunos a atividade de leitura literária deve ser priorizada. A presente pesquisa ainda nos possibilita afirmar que a escola, para desenvolver o processo de letramento literário de forma sistematizada e significativa, deve dispor de uma biblioteca bem equipada e com pessoas qualificadas para trabalhar nesse espaço, um acerco diversificado, professores leitores com boa fundamentação teórica e metodológica, programas de ensino que valorizem a literatura e, sobretudo, um professor que medeia a leitura e também ensine a literatura infantil. Afinal, é através da experiência da leitura literária que é possível formar leitores mais conscientes e engajados na luta pela democracia, pela educação pública, gratuita e de qualidade.Item Por um ensino decolonial de literatura.(2021) Machado, Rodrigo Corrêa Martins; Soares, Ivanete BernardinoEstre trabalho surge a partir de incômodos de seus autores acerca do ensino de literatura e das discussões concernentes a esse domínio, sobretudo referente à exclusão da cultura de grupos subalternizados nos espaços educacionais. Nossa intenção é ampliar o debate sobre o impacto da colonialidade dos saberes no campo da educação e, mais especificamente, no contexto de ensino de literatura. Ao longo da discussão, temas como multiculturalismo, interculturalidade, cânone literário e formação de professores serão agenciados para fundamentar uma proposta de ensino de literatura estruturada pela diversidade cultural que compõe a sociedade, construída com os sujeitos subarternizados e incompatível com preconceitos étnicos-raciais, homofóbicos, misóginos e classistas. Apenas a partir dessas transformações, será possível pensar o ensino de literatura como processo educativo de inclusão e democratização cultural.Item O professor de literatura : entre os saberes disciplinares e a formação do leitor.(Editora UEMG, 2022) Soares, Ivanete Bernardino; Machado, Maria Zélia VersianiItem Veredas e (re)configurações da formAção docente.(Editora UEMG, 2022) Carvalho, Carla Maria Nogueira de; Soares, Ivanete Bernardino; Costa, Mara Lúcia Rodrigues