Navegando por Autor "Silotti, Thayene Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Caracterização metalúrgica e simulação computacional do parafuso Tirefond visando a melhoria do seu desempenho nas ferrovias brasileiras.(2015) Silotti, Thayene Oliveira; Faria, Geraldo Lúcio deO parafuso Tirefond é um componente da via permanente ferroviária importante, pois é responsável pela fixação da placa de apoio ao dormente de madeira, por sua vez, garante a estabilidade dos trilhos. Este componente é comumente fabricado no Brasil por processos de conformação mecânica a quente de aços baixo carbono. Entretanto, com o aumento da carga transportada por eixo de locomotiva nos últimos anos, este componente tem falhado em serviço de forma recorrente. Neste contexto, esta Dissertação apresenta um estudo a respeito da caracterização química, microestrutural e mecânica do parafuso Tirefond utilizado atualmente nas ferrovias Brasileiras. A caracterização química foi feita por meio da técnica de espectrometria de emissão óptica, a caracterização microestrutural por microscopia óptica e eletrônica de varredura e os ensaios mecânicos executados foram de dureza, tração, torção e impacto. Além disso, foi avaliada a distribuição de tensão ao longo do parafuso Tirefond em carregamento estático, a partirda aplicação dos resultados obtidos na parte experimental como condições de contorno em simulações computacionais auxiliadas pelo software ANSYS 14.1. Por fim, foi possível entender as principais causas das falhas recorrentes do parafuso Tirefond. Viabilizando propostas de mudança no processo de fabricação e na geometria do parafuso atual.Item Metallurgical characterization and computational simulation of a screw spike aiming to improve its performance in railways.(2016) Faria, Geraldo Lúcio de; Godefroid, Leonardo Barbosa; Cândido, Luiz Cláudio; Silotti, Thayene OliveiraThe screw spike is an important structural component of railroads. It is a fixation component responsible for supporting the plat fixation on the sleeper and guarantees the railroad stability. This component is commonly produced by hot forming processing of low carbon steels. In Brazil, this component has been often failing in service due to the increase in the transported loads by trains in last years. This work investigated the stress concentration susceptibility of this component in order to understand the effects of screw threads on the mechanical behavior of the screw spike. Chemical and microstructural analyses were performed using optical emission spectrometry and optical microscopy; tensile and hardness tests were also executed. Computational models of static loading were used to determine the stress distribution along the actual geometry of the studied screw and to understand the main causes of recurrent failures. The use of appropriate relations of Mechanics of Materials associated with computational simulations allowed the proposal of some changes in the screw spike original project aiming to improve its performance in service.