Navegando por Autor "Rodovalho, Edmo da Cunha"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicações de ferramentas de simulação em operações mineiras para determinação de índices operacionais utilizados em planos de lavra adaptados ao estudo de caso da Mineração Casa de Pedra - CSN (Congonhas/MG).(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Rodovalho, Edmo da Cunha; Cabral, Ivo EyerO foco principal deste trabalho são as atividades necessárias para a elaboração dos planos de lavra da Mineração Casa de Pedra. Trata-se de uma mina de ferro localizada na cidade de Congonhas, Minas Gerais, Brasil. Esta mina pertence à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Os estudos se concentram nas operações de carga e transporte de mina, pois são recursos fundamentais para a execução de planos de lavra. O objetivo principal do trabalho é a melhoria da qualidade dos planos de lavra de curto prazo utilizando técnicas de regressões lineares múltiplas e de simulação para estimativa de índices de produtividade horária das referidas operações unitárias. Estas estimativas oferecem altos índices de precisão, o que aumenta a qualidade das informações de entrada para elaboração dos planos de lavra de curto prazo. Para a realização das análises e estudos de regressões lineares múltiplas foi utilizado o software MINITAB 16®, enquanto o modelo de simulação foi desenvolvido via sistema de despacho eletrônico. O intuito foi estimar a produtividade horária utilizando parâmetros ligados às etapas das operações unitárias envolvidas no estudo. Essas estimativas são utilizadas como premissas para a elaboração dos planos de lavra. O estudo é estruturado em cinco etapas, estimativa de índices de produtividade horária via regressão linear múltipla, confecção do plano de lavra com base nas estimativas, comparação entre os índices reais e os estimados via regressão, construção do modelo de simulação utilizando o mesmo banco de dados adotado pelos estudos de regressão linear múltipla, comparação entre os resultados obtidos pelo modelo e os dados reais. A validação das estimativas via regressão é feita através da comparação com os resultados indicados pelo modelo de simulação e pelos dados reais. As análises indicam que as técnicas de estimativa via regressão linear múltipla são eficazes para suporte à tomada de decisões e ainda torna os planos de lavra mais exequíveis.Item Avaliação da aderência dos programas de produção às operações de perfuração via simulação.(2021) Queiroz, Oswaldo Augusto de Abreu; Cabral, Ivo Eyer; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Cabral, Ivo Eyer; Curi, Adilson; Rodovalho, Edmo da CunhaAs estratégias comerciais traçadas pelas empresas mineradoras têm por objetivo entregar seus produtos em um tempo cada vez mais curto. Para tanto, o planejamento operacional e a sua execução devem ser cada vez mais eficazes. Para o atendimento de metas de quantidade e qualidade do minério, o planejamento de mina é responsável pela definição de quando e de quais áreas devem ser lavradas. Comumente o minério a ser lavrado deve ser perfurado e desmontado, para depois ser carregado e transportado. Dentro de um contexto cada dia mais desafiador, as operações de perfuração de rochas para desmonte têm um papel fundamental, visto que a fragmentação apropriada da rocha é um ponto chave no processo da extração de minérios. Parâmetros técnicos envolvidos no plano de perfuração e desmonte para proporcionar uma massa desejada com uma granulometria adequada são tão importantes quanto a previsão do tempo de execução para que a área desmontada esteja liberada para ser carregada no tempo previsto. Sabe-se que a produção da mina é dependente da média de horas usadas das perfuratrizes as quais, por consequência, também são dependentes dos parâmetros de disponibilidade física (DF) e utilização (UT) desses equipamentos. Essa previsão normalmente é feita através de uma taxa de penetração e valores médios de DF e utilização UT da frota de equipamentos. Neste trabalho foi desenvolvido no software Arena um modelo de simulação a eventos discretos para simular o tempo de execução de um plano de perfuração onde as variabilidades de DF e UT de cada perfuratriz ou da frota são levadas em consideração. O modelo foi aplicado em um estudo de caso de um plano de perfuração em uma mineração de minério de ferro. A previsão do tempo de execução do plano de perfuração fornecida pelo modelo foi comparada com a prática comum de previsão da empresa que utiliza os parâmetros médios da DF e UT da frota do mês anterior ao da execução do plano. Embora os dados utilizados se refiram a um período de somente três meses de um ano, foi constatado em ambos os casos que a escolha dos dados e do intervalo de tempo a que estão associados é de fundamental importância para uma boa previsão. A decisão de considerar dados separados de cada perfuratriz, de um grupo ou de toda a frota de perfuratrizes é outro fator importante.Item Controle de vibrações e pressão acústica no desmonte de rochas com explosivos : estudo de caso em uma mina do Quadrilátero Ferrífero.(2017) Silveira, Leandro Geraldo Canaan; Lima, Hernani Mota de; Lima, Hernani Mota de; Rodovalho, Edmo da Cunha; Sousa, Wilson Trigueiro deFrequentemente o desmonte de rochas com explosivos é fundamental para a produção de um empreendimento mineiro. Devido à proximidade de comunidades com as minas, esta atividade vem sendo motivo de reclamações e conflitos entre as partes envolvidas, sobretudo pela geração de vibrações e pressão acústica que podem causar dano estrutural e incômodo humano. Neste estudo, desenvolve-se uma metodologia para o controle de vibrações e pressão acústica provenientes do desmonte de rochas com explosivos que afetam uma comunidade próxima a uma mina do Quadrilátero Ferrífero. Primeiramente, foram realizadas campanhas de monitoramento sismográfico no local, a fim de registrar as velocidades de vibração das partículas do terreno, suas frequências associadas e a pressão acústica. De posse de tais registros, distância dos pontos de monitoramentos às fontes de vibração e cargas máxima explosiva por espera, estimou-se os parâmetros específicos do terreno em estudo mediante regressão múltipla e assim obteve-se a lei de propagação de vibrações e pressão acústica. Feito isso, foi possível prever os níveis de vibração e pressão acústica em diversos pontos da comunidade e construir mapas de isovalores para uma melhor visualização do fenômeno de propagação das ondas. Ademais, calculou-se a carga máxima explosiva por espera para que não ultrapasse níveis máximos admissíveis de vibração e pressão acústica definidos no estudo, dimensionou-se um plano de fogo base e determinou-se o coeficiente de atenuação das vibrações do terreno para as estruturas da comunidade. Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que tal metodologia é efetiva e aplicável a qualquer mina a céu aberto nas proximidades de comunidades.Item Determination of young’s modulus by specific vibration of basalt and diabase.(2020) Quaglio, Osvail André; Silva, José Margarida da; Rodovalho, Edmo da Cunha; Costa, Leandro de VilhenaThe elasticity is an important parameter for the evaluation of the mechanical behavior of a rock mass and a fundamental factor in the definition of the resistance characteristics, stability, and blastability in rock blasts, and it is an important parameter for the blastability equations like the Kuz–Ram method. +is paper presents a comparison of the Uniaxial Compression Method (UCM) and the Impulse Excitation Technique (IET) in determining Young’s modulus. +e IET is a static and nondestructive dynamic method of characterizing mechanical parameters of materials, while the UCM is a quasistatic and destructive method. We determined Young’s modulus of samples from nine basalt and diabase mines used as aggregates in the construction industry. Young’s modulus was determined by the acoustic response due to longitudinal oscillations caused by a mechanical impulse (IET) in the Sonelastic equipment and the stress-strain curve (UCM). Young’s modulus values showed high repeatability and agreed with those reported in the literature for the same material. +e work shows that the solnelastic is an innovate equipment and elucidated advantages of IET in comparison to the UCM such as shorter execution time, greater safety, and a lower cost ranging from 11.5% to 22.5% of the UCM.Item Estimate of hourly productivity applied to elaboration and implementation of mining plans.(2014) Rodovalho, Edmo da Cunha; Cabral, Ivo EyerPara elaboração de planos de lavra, é necessário adotar parâmetros de produtividade horária dos equipamentos disponíveis para sua execução. Esses equipamentos devem estar em sincronia com a capacidade produtiva das operações unitárias de lavra mineira: perfuração de rocha, desmonte, carregamento e transporte. Esse estudo trata da estimativa de índices de produtividade horária das operações de carregamento e transporte com a utilização de regressões múltiplas. Através da utilização da base de dados do sistema de gerenciamento operacional de uma mina, foram geradas equações que explicam o ciclo produtivo de cada um dos equipamentos de carga e das frotatransporte. Conhecendo-se o comportamento das principais variáveis que exercem influência na produtividade horária, foi possível estimar esse índice e garantir alta exequibilidade para o plano de lavra, pois os índices obtidos foram muito próximos dos reais. A formulação do modelo foi realizada de forma simples, utilizando-se de conceitos estatísticos e de ferramentas computacionais, sendo o modelo sustentado por uma boa correlação entre as variáveis. Esse fator foi decisivo para que esse estudo obtivesse bons resultados na execução dos planos de lavra estudados.Item Os fundamentos da transformação digital nas operações de lavra : pessoas, processos e tecnologia.(2023) Felsch Junior, Walter Schmidt; Lima, Hernani Mota de; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Lima, Hernani Mota de; Morais, Juarez Lopes de; Tomi, Giorgio Francesco Cesare de; Rodovalho, Edmo da Cunha; Souza, Felipe RibeiroA mineração está em constante evolução em seus processos produtivos. Com o advento das tecnologias de sistemas embarcados, transmissão remota de dados e processamento computacional, novas ferramentas, processos e atribuições de pessoas surgiram na indústria mineral. No entanto, o uso de novos produtos associados a tecnologia demandam uma série de ajustes e adaptações no âmbito de processos e pessoas. As competências e qualificações pessoais não são frequentemente atualizadas ao mesmo ritmo que as evoluções tecnológicas. Além disso, a literatura não define soluções para medir a influência do fator humano nos processos das operações de mina a céu aberto. Para lidar com a gestão operacional na mineração devem ser considerados três fatores principais: pessoas, processos e tecnologia. A interação entre estes três fatores deve atingir um ponto ótimo para evitar a alienação, a frustração e o caos tecnológico. Esta tese fornece novos métodos que visam aprimorar a capacitação de pessoas nos centros de controle operacionais, inserir processos automatizados para análise de dados em tempo real, introduzir trabalhos técnicos referentes a sistemas de telemetria e GPS de alta precisão, e destaca os benefícios da implementação de caminhões autônomos na mineração. O estudo que envolve a capacitação de pessoas culminou no aumento da capacidade produtiva da frota de transporte em 19%. A prática de análise dados em tempo real e estruturação de processos resultou no aumento da produtividade de carregamento em 4,71%, além de reduzir em 6,8% as filas no carregamento. A utilização de dados de telemetria associado a um processo bem definido de ações e responsabilidades de pessoas gerou a redução dos custos operacionais de 3,3%. O controle de drenagem realizado por pontos de GPS de alta precisão se mostrou mais eficaz comparado com a metodologia tradicional e possui um alto potencial para melhorias na segurança e redução de ineficiências operacionais. A simulação da operação com o cenário autônomo constatou aumentos na produtividade e utilização das frotas de carga e transporte e evidenciou que a preparação da mina para o recebimento da tecnologia pode gerar resultados expressivos.Item Influence of rock blast advance direction on boulder generation : a case study.(2020) Quaglio, Osvail André; Silva, José Margarida da; Rodovalho, Edmo da Cunha; Magalhães, Ana Olivia Barufi Franco de; Pereira, Thaís GontijoIn quarries, rock blasting is important for mining and transportation, being the first step in the comminution. Discontinuities present in a rock mass can interrupt the propagation of the shock wave and evacuate gases, thereby reducing the efficiency of the explosives. Differences in the orientation of joint sets and the advancing direction of the mine produce different fragmentation results. In this study, the blastability of a rock mass was evaluated as a function of mining advance direction relative to the direction of the main joint set using particle size curves generated by photo-analysis. The data were analysed for each bench, and the optimal direction of advance was determined as the one to generate the smallest boulders. The particle size curves reveal optimal fragmentation when the mining direction is orthogonal to the main joint set, reducing the number of boulders by 64.40%.Item New approach for reduction of diesel consumption by comparing different mining haulage configurations.(2016) Rodovalho, Edmo da Cunha; Lima, Hernani Mota de; Tomi, Giorgio Francesco Cesare deThe mining operations of loading and haulage have an energy source that is highly dependent on fossil fuels. In mining companies that select trucks for haulage, this input is the main component of mining costs. How can the impact of the operational aspects on the diesel consumption of haulage operations in surface mines be assessed? There are many studies relating the consumption of fuel trucks to several variables, but a methodology that prioritizes higher-impact variables under each specific condition is not available. Generic models may not apply to all operational settings presented in the mining industry. This study aims to create a method of analysis, identification, and prioritization of variables related to fuel consumption of haul trucks in open pit mines. For this purpose, statistical analysis techniques and mathematical modelling tools using multiple linear regressions will be applied. The model is shown to be suitable because the results generate a good description of the fuel consumption behaviour. In the practical application of the method, the reduction of diesel consumption reached 10%. The implementation requires no large-scale investments or very long deadlines and can be applied to mining haulage operations in other settings.Item Otimização da unidade mínima de lavra para o planejamento de curto prazo.(2022) Oliveira, Mariana Paula Rossini de; Silva, José Margarida da; Souza, Felipe Ribeiro; Silva, José Margarida da; Rodovalho, Edmo da Cunha; Pinto, Cláudio Lúcio LopesEmbora fazendo o uso de boas práticas, muitos empreendimentos minerários enfrentam baixas aderências na reconciliação, inviabilizando o aproveitamento íntegro dos recursos minerais. A baixa aderência entre o planejado e realizado compromete também toda a cadeia de produção, visto que flutuações nos teores entre os avanços de lavra podem acarretar problemas na planta de beneficiamento, o que causa o aumento nos custos nos processos de tratamento de minérios. A diluição é um parâmetro incisivo e um dos que mais compromete no processo de reconciliação, e se trata da inclusão de estéril ou minério de baixo valor agregado ao bloco efetivamente lavrado, acarretando a redução da função benefício e o aumento de custos nos processos subsequentes e, em geral, na redução da receita. A presente dissertação propõe o desenvolvimento de uma metodologia capaz de auxiliar o planejador de curto prazo na definição da poligonal (que contempla sucessivos avanços de lavra) de forma automatizada, garantindo uma rápida tomada de decisão em minas a céu aberto. A unidade mínima de lavra é uma variável que, se definida utilizando abordagens sistemáticas, pode minimizar os níveis de diluição e aumentar a seletividade da lavra. Não existem algoritmos de otimização no planejamento de curto prazo e o comum é projetar a localização e a dimensão dessas unidades de lavra manualmente, logo, o número prático de interações para atingir a meta especificada pela planta de tratamento de minério é limitado. Portanto, essa dissertação analisa duas metodologias distintas utilizadas para o cálculo e a projeção de realces matemáticos em minas subterrâneas. Ambas metodologias são adaptadas para a delimitação das unidades mínimas de lavra em uma mina a céu aberto a ser lavrada pelo método de bancadas. Ambas ferramentas, designadas de MSO e MRO, estão comercialmente disponíveis no software Studio UG da Datamine e tratam-se de técnicas que objetivam proporcionar um aumento na função benefício e a redução dos percentuais de diluição, além de atender as especificações geotécnicas impostas pelo projeto. Os dados apresentados revelam que ambas ferramentas alcançaram resultados promissores e que ambas podem ser utilizadas para apoiar tomada de decisão no horizonte de médio e curto prazo em minas a céu aberto, contudo, nenhuma delas pode dar uma solução ótima e verdadeira; elas fornecem soluções aproximadas em três dimensões, auxiliando o planejador de curto prazo no delineamento das poligonais para avanços de lavra.Item Uso da simulação para avaliar plano operacional de lavra definido pela técnica metaheurística Simulated Annealing.(2023) Ribeiro, Petrus Luís da Silva Gomes; Cabral, Ivo Eyer; Destro, Elton; Cabral, Ivo Eyer; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Rodovalho, Edmo da CunhaO objetivo fundamental do planejamento de curto prazo em uma mina a céu aberto é elaborar um cronograma de produção viável que atenda às restrições associadas aos processos de lavra e beneficiamento, com o intuito de maximizar os ganhos ou a quantidade total de minério produzido respeitando as restrições relacionadas à qualidade da mistura de minérios. Assim, uma parte fundamental desse plano envolve o tratamento da questão da mistura de minérios, que busca a determinação do ritmo de lavra em vários locais de trabalho com o objetivo de fornecer alimentação de minério adequada para as etapas subsequentes da produção mineral. No entanto, a resolução desse problema, quando feita sem a utilização de técnicas computacionais e conceitos de otimização, pode levar a um desempenho abaixo do ideal. Várias propostas têm sido apresentadas na literatura para resolver o Problema de Mistura de Minérios, incluindo programação linear e técnicas metaheurísticas. Essa última emprega conhecimentos de programação de computadores e otimização para resolver o Problema da Mistura de Minérios com alocação dinâmica de caminhões. Neste trabalho, foi utilizada a metaheurística Simulated Annealing a qual é inspirada em fenômenos metalúrgicos. O estudo foi dividido em duas partes: a primeira envolve a implementação da metaheurística Simulated Annealing para resolver um problema de otimização, enquanto, a segunda, envolve a avaliação da melhor solução gerada pela metaheurística através da execução de um modelo de simulação a eventos discretos. O código foi escrito na linguagem de programação Pascal e utiliza o Ambiente de Desenvolvimento Integrado Lazarus, enquanto o modelo de simulação foi construído e executado no software Arena com o intuito de avaliar a solução obtida pelo modelo de otimização (plano de lavra otimizado). O modelo de simulação leva em consideração as incertezas relacionadas ao desempenho dos equipamentos e aos tempos de ciclo da frota, pois considera a natureza estocástica das informações. Como resultado, a solução otimizada obtida através da metaheurística Simulated Annealing foi considerada viável (satisfatória), pois as hipóteses nulas relacionada à produção e à qualidade não foram rejeitadas (ao menos operacionalmente) e o cenário simulado apresentou pequenas divergências entre os valores otimizados e simulados para todas as medidas de desempenho do sistema (foi utilizado um intervalo de confiança de 95%). Por fim, este estudo contribui para melhorar o planejamento operacional de lavra de uma mina a céu aberto, buscando otimizar e avaliar/validar planos operacionais de lavra de curto prazo por meio do uso de ferramentas computacionais.