Navegando por Autor "Roa, Daniel Bretas"
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Item Efeito da adição de pó de balão na combustibilidade do carvão pulverizado injetado no alto-forno.(2016) Silva, Hárley Philippe Santos da; Assis, Paulo Santos; Assis, Paulo Santos; Roa, Daniel Bretas; Soares, Jaqueline dos SantosA siderurgia foi e continua sendo uma indústria essencial para o Brasil, na medida em que é o alicerce de várias cadeias produtivas, tais como a automotiva, a da construção civil, a de bens de capital, dentre outras. O ferro-gusa é uma das principais matérias-primas para fabricação do aço. A rota de produção deste material via alto-forno continua sendo a mais utilizada em todo o mundo. O alto-forno é um tipo de forno de cuba empregado na produção de ferro-gusa, pela fusão redutora de minérios de ferro em presença de carvão vegetal ou coque. Como produto dessa fusão, obtém-se escória e ferro-gusa líquidos pelo cadinho e poeiras e gases no topo. O processo de Injeção de Carvão Pulverizado, que será referido como ICP (em inglês, PCI = Pulverized Coal Injection), consiste na injeção de combustíveis auxiliares nas ventaneiras do alto-forno para minimizar o consumo de combustíveis fósseis e aumentar a eficiência de combustão. Este processo traz benefícios de ordem econômica, técnica e ambiental para a siderurgia, um dos setores da indústria que responde pelas maiores emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. Na siderurgia, o esforço para modernização tecnológica e da adoção das melhores práticas de gerenciamento ambiental é constante. As siderúrgicas integradas geram diversos tipos de resíduos sólidos e, em grande quantidade. Alguns desses resíduos são parcialmente reciclados como adição à carga da sinterização de minérios, porém com prejuízos à boa prática operacional. A história da relação de indústrias com o meio ambiente tem demonstrado que os impactos ambientais resultantes das atividades produtivas podem vir a comprometer o futuro do planeta. Desta forma, todos os esforços na busca de promover o desenvolvimento sustentável devem ser prioritários, tanto a nível acadêmico, profissional, como político-social. Uma tendência crescente na ICP é a utilização de misturas de carvões com o objetivo de alcançar um desempenho global mais eficiente do que o alcançado pelo uso de carvões individuais. Além disso, a conscientização ambiental da necessidade de se reduzir as emissões de CO2 tem levado à busca pela substituição, mesmo que parcial, de combustíveis fósseis por outras fontes de energia. O pó de balão ou pó do coletor é um resíduo gerado no processo de limpeza do gás de alto-forno. É comum ser reciclado como material de adição na carga das Sinterizações de minérios. Visto que o pó de balão desempenha a função de combustível na mistura à sinterizar, decidiu-se avaliar se seria capaz de exercer essa mesma função quando misturado ao carvão pulverizado do alto-forno e substituir parte dessa massa de carvão. O pó foi inicialmente caracterizado física e quimicamente. A seguir, avaliou-se a combustibilidade do carvão para ICP quando este recebeu a adição do pó. Este trabalho teve por objetivo caracterizar o pó de balão e avaliar o impacto de sua adição na combustibilidade do carvão pulverizado injetado no alto-forno. Para o estudo, foram utilizadas amostras de carvão mineral e pó de balão. Os resultados obtidos demonstraram que a adição do pó prejudicou a combustibilidade do carvão pulverizado.Item A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes.(2017) Lima, Guilherme da Silva; Costa Júnior, Édio da; Roa, Daniel Bretas; Rodrigues, Erica Castilho; Jammal, Nathany FerreiraDiscutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).Item Um livro de divulgação científica sobre a física no trânsito : um tema para a mecânica clássica.(2023) Bittermann, Erika Vieira; Lima, Guilherme da Silva; Roa, Daniel Bretas; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Lima, Guilherme da SilvaA Física é a área da Ciência que investiga a natureza, procurando sua compreensão e descrição em termos de leis mais gerais possíveis. Mas, ainda assim, ela é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil e extremamente conteudista. Isso ocorre porque frequentemente o ensino é baseado nas memorizações de conceitos, na reprodução de livros didáticos e na preparação para avaliações. Dessa forma, é necessário a utilização de diferentes recursos didáticos para atrair e motivar os estudantes. O uso do livro de Divulgação Científica (DC) sobre a Física aplicada em locais de trânsito, proposto como produto educacional, pode ser um instrumento pedagógico alternativo para isso. Então, o intuito dessa pesquisa foi produzir e avaliar um livro de DC como práxis, unidade de teoria e prática, estabelecida por uma atividade consciente destinada a promover a apropriação social da cultura científica e tecnológica. Ao longo dos capítulos do livro de DC, os conceitos da Física foram trabalhados de forma contextualizada, contemplando aspectos da história da Ciência e da tecnologia, além da abordagem conceitual-qualitativa. Ainda que o livro aborde, predominantemente, os aspectos qualitativos da Física, a presença de enxertos com o formalismo matemático em nível básico, permitiu o aprofundamento da compreensão sobre as situações apresentadas. Esperamos que o livro colabore com: o desenvolvimento de habilidades conscientes, lógicas e conclusivas; a compreensão da realidade; a produção de sentidos para os conceitos trabalhados; a enculturação científica; a elevação da compreensão de situações de trânsito (como pedestre, condutor ou passageiro); a tomada de decisões relativas ao tema visando o estabelecimento de um trânsito mais seguro e harmonioso; o desenvolvimento da cidadania etc. Além disso, o livro foi examinado por quatro professores de Física que, por meio de uma entrevista semiestruturada, puderam manifestar suas concepções sobre a abordagem dos temas da Mecânica Clássica relacionadas à temática trânsito e sobre o uso do mesmo como instrumento pedagógico para a Educação Básica. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que o produto educacional foi positivamente avaliado pelos professores convidados, que há características marcantes da DC ao longo dos capítulos produzidos, que a temática (trânsito) e as multimodalidades podem ser usadas para afirmar o discurso científico e fortalecer a aquisição dos saberes de forma duradoura e que o livro pode ser um recurso pedagógico alternativo e atraente, capaz de promover um aprendizado significativo.