Navegando por Autor "Reis, Alexsandro Luiz dos"
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Item Analisando as controvérsias sobre o desastre socioambiental da Samarco em uma oficina pedagógica com jornais impressos.(2018) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eNeste trabalho analisamos as controvérsias suscitadas a partir do desenvolvimento de um produto educacional, no caso, um caderno que permitirá aos professores da Educação Básica o desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos. Nesse caminho, utilizamos os preceitos teóricos-analíticos da Teoria Ator-Rede (TAR) para compreendermos os fluxos, alianças e movimentos empreendidos, formados a partir das interações entre os actantes, no caso alunos e os jornais, durante a oficina. A partir das análises observamos que foram muitas as controvérsias que se emergiram a partir das discussões, debates e reflexões acerca da temática abordada. Dessa forma, enfatizamos que o referencial adotado foi relevante para a compreensão desta prática sociomaterial. Destacamos ainda, o produto educacional desenvolvido, que se mostrou como um importante instrumento para que professores da educação básica possam vir a trabalhar as controvérsias em torno do desastreItem A cartografia das controvérsias na elaboração de uma oficina de textos jornalísticos a partir da leitura de reportagens impressas sobre o desastre socioambiental em Mariana-MG.(2018) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eNesse presente trabalho, são apresentados resultados provenientes de uma pesquisa em um programa de mestrado profissional, um produto educacional3 que consiste em um caderno que permitirá aos professores da Educação Básica o desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos. Nessa perspectiva, evidencia-se ainda as contribuições da Cartografia das Controvérsias (CdC), na elaboração deste produto educacional, que se pautou em reportagens sobre a tragédia da Samarco. Tais contribuições advêm do aporte teórico-metodológico utilizado nesse trabalho, que se baliza nos estudos de Bruno Latour, John Law, Michel Callon, dentre outros sobre a Teoria Ator-Rede (TAR). A partir desta oficina com os jornais, abre-se a “caixa preta” que representou o evento da Samarco e desvela-se suas nuances para com a sociedade, com implicações para o meio ambiente, economia, saúde e justiça. Acredita-se que com o desenvolvimento da oficina, se contribuirá com aspectos relevantes para a educação científica dos alunos, em que estes serão levados a refletir, discutir, ponderar e produzir textos sobre o desastre. Espera-se ainda que a partir da oficina pedagógica, os alunos desenvolvam uma postura cidadã mais ativa, balizada no senso da justiça social, no diálogo e na reflexão das implicações resultantes de uma exploração mineral realizada em sua maioria de maneira desmedida e insustentável.Item As contribuições de uma oficina pedagógica com jornais impressos na aquisição da aprendizagem a partir da teoria ator-rede (TAR) : a tragédia de Mariana.(2020) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições de uma oficina pedagógica que utilizou reportagens de jornais sobre o rompimento da barragem da mineradora Samarco ocorrido em Mariana em 2015 no processo de ensino e aprendizagem de alunos do 3° ano do ensino médio. Essa oficina é um dos resultados de um trabalho de mestrado profissional pelo qual foi desenvolvido um produto educacional: um caderno de oficinas para professores da Educação Básica poderem desenvolver a produção de textos jornalísticos. O referencial teórico-analítico adotado nesta pesquisa se pautou na Teoria Ator-Rede (TAR). Segundo a TAR humanos e não-humanos possuem a mesma importância ontológica e quando se analisa uma prática sociomaterial como um processo de ensino deve-se investigar a aprendizagem como um “efeito” das associações e fluxos das redes performadas. Nossos resultados indicam que a oficina contribuiu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que esses sujeitos se envolveram em novas alianças formadas durante o desenvolvimento da oficina. Entendemos que a oficina com jornais deve ser difundida e desenvolvida nas escolas, bem como os objetos, como os jornais, ser tomados para análise com a mesma relevância que as entidades humanas.Item As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos : o desastre ambiental da Samarco.(2018) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Lima, Guilherme da Silva; Kato, Danilo SeithiA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Biologia, quando é utilizada a leitura de matérias de jornais impressos e a produção de reportagens sobre o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teóricos-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não-humanos, e nesta pesquisa damos ênfase aos jornais, sendo estes elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes, ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado em ensino de ciências desenvolvemos como produto educacional: uma oficina sobre a produção de jornais com os alunos tendo-se como tema o desastre socioambiental em Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção realizamos uma análise do processo de ensino/ aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio. A partir disso, explicitamos nossos resultados em que enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses, utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina com jornais contribuiu para com o ensino/aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo dessa pesquisa. Ressaltamos ainda, que a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio das notícias de jornais na oficina pedagógica que enfatizou este “tema”. Acreditamos que a oficina com jornais se constitui em um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando dessa forma temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.Item O desastre socioambiental da Samarco : rastreando as controvérsias a partir de uma oficina pedagógica com jornais.(2019) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO presente trabalho apresenta o rastreio das controvérsias que se emergiram a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos, com uma turma em ano final do ensino médio da rede pública de ensino. Nesse caminho, utilizamos como suporte teórico-analítico os princípios da Teoria Ator-Rede (TAR) para analisarmos as circulações, fluxos e movimentações, a partir das translações entre os actantes, no caso deste trabalho, alunos, professor e jornais. Decorridas as análises observamos que a partir dos momentos de discussões, debates e produção escrita realizada, muitas foram as controvérsias que se emergiram. Ressaltamos ainda, que por meio da oficina pedagógica com jornais, os alunos puderam discutir as nuances do desastre, bem como discutir e refletir sobre as intencionalidades das matérias que continham o desastre como manchete. Dessa forma, a oficina se apresenta como um importante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as implicações da pior tragédia socioambiental ocorrida no Brasil.Item A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?(2016) Souza, Gabriela Guerra Leal de; Oliveira, Lisandra Brandino de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Reis, Alexsandro Luiz dos; Horta, Aline Luciano; Alvarenga, Ana Cláudia; Santos, Derli Barbosa dos; Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Costa, Fernando Vieira; Matta, Flaviane da Silveira Paiva e; Araújo, Gabriela da Silva; Vieira, Graciene Carvalho; Estevão, Isabel Cristina Alves; Lopes, Klinger Carlos Silva; Celestino, Marcelo Silva; Lana, Marcia Priscilla Castro; Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho; Valadares, Paulo Augusto; Martins, Rafael; Ferreira, Renata de Souza Capobiango; Silva, Victor Peres; Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Wflander Martins deQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.Item Seguindo um chargista em tempos de pandemia e recrutando aliados para a educação científica.(2021) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO presente trabalho apresenta o gênero charge como uma possibilidade de recurso didático para abordar a COVID-19 no ensino de Ciências. Amparados na Teoria Ator-Rede, que leva em consideração a associação de humanos e não humanos para a produção dos fatos científicos, analisamos charges de um mesmo ilustrador, que foram publicadas em um portal de notícias de grande circulação. Procuramos evidenciar as interações entre as entidades humanas e não humanas presentes nas ilustrações e refletir acerca de suas performances enquanto produtos de interpretações sobre o mundo. Defendemos a utilização das charges como móveis mutáveis, que trazem elementos, no intuito de guiar para outro olhar na educação científica sobre as realidades construídas a partir da pandemia atual. Ademais, acreditamos que as charges possam proporcionar aos alunos a mobilização de um pensamento crítico e reflexivo, o qual poderia emergir em uma rede heterogênea de actantes.