Navegando por Autor "Pinto, Rafael Lucas Machado"
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Item Análise comparativa do efeito térmico e do desgaste sofrido por um material de fricção de freio a disco submetido a ensaios em bancada Krauss com variações de potência motora e condições operacionais.(2020) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Menezes, Rodrigo Cardoso de; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio deEstudo que visa à análise comparativa dos efeitos térmicos e do desgaste sofridos pelo par tribológico de um sistema de freio durante ensaios realizados variando a potência motora de um banco de ensaio de freios. Como é conhecido, o mecanismo de freio é empregado para controlar a velocidade convertendo energia cinética e/ou energia potencial em energia térmica. Neste estudo, objetivou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrito pela norma ABNT NBR 6143/1995. Os ensaios experimentais foram conduzidos em duas etapas. Na primeira, o banco de ensaios foi equipado com um motor de 3cv de potência motora e utilizou-se um planejamento fatorial 2³, em que os três fatores de controle considerados foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se três variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito e desgaste das pastilhas de freio. Na segunda etapa, a potência motora foi aumentada para 10cv; analisou-se o efeito dos fatores pressão de contato e velocidade de escorregamento, que foram alterados em quatro níveis cada. Aqui foi analisada a variável de resposta desgaste das pastilhas de freio. Como resultado da análise comparativa realizada, foi possível constatar que os ensaios da segunda etapa mostraram um maior desgaste e aquecimento do material de atrito do mecanismo de freio estudado, o que promoveu redução do coeficiente de atrito em função do aumento da temperatura, especialmente acima de 300°C, fenômeno este conhecido na literatura como efeito fade de frenagem.Item Análise tribológica do deslizamento de um pino de metal duro contra uma liga de alumínio EN AW-ALMG1-500.(2018) Silveira, Michele Lisboa; Reis, Bárbara Cristina Mendanha; Pinto, Rafael Lucas Machado; Santos, D. V. dos; Pereira, Natália Fernanda SantosA tribologia permite estudar a interação entre superfícies em contato com movimento relativo, de modo que se pode prever o comportamento dos materiais quando submetidos a determinados processos de fabricação, como a usinagem. Nesse sentido, este estudo buscou identificar os mecanismos de desgaste decorridos da interação dos pares tribológicos pino de metal duro microgrão contra uma placa de alumínio por meio do ensaio pino sobre disco. As análises foram realizadas qualitativamente e avaliadas por um microscópio eletrônico de varredura (MEV). Buscou-se submeter pinos de metal duro sem revestimento em um contato de deslizamento contra a placa de alumínio EN AW-AlMg1-5005. Esta liga de alumínio pode ser encontrada em materiais sanduíche, combinadas, por exemplo, com o polietileno, sendo esse material aplicado nas indústrias civil, aeronáutica e automobilística. Os testes foram realizados no tribômetro modelo Microtest SMT-A/0100, utilizando pino de metal duro com as velocidades de 24, 48 e 72 m/min, e carga normal de 3N aplicada sobre a placa de alumínio. A partir das imagens geradas no MEV e na análise de espectroscopia de energia dispersiva (EDS), foi observado que o mecanismo de desgaste predominante para diferentes velocidades de deslizamento foi de adesão. Para maiores valores de velocidade, o desgaste foi mais pronunciado, fato esse observado pela maior largura das pistas desgastadas.Item Aplicação da análise de correlação e regressão linear simples no setor sucroenergético brasileiro.(2018) Santos, Anna Carolina Silva; Pinto, Rafael Lucas MachadoO setor sucroenergético é um setor agroindustrial que o Brasil possui pleno domínio tecnológico, tanto no campo industrial como agrícola, apresentando, portanto, grande importância econômica. O Programa Nacional do Álcool e o surgimento dos veículos flex contribuíram para a ascensão do consumo de etanol, impulsionando diversas melhorias para o setor e progressos em questões socioambientais. O presente trabalho buscou identificar o tipo de relação existente entre oferta de etanol e alguns fatores socioeconômicos do setor, bem como analisar a relação entre as variáveis selecionadas. Para isso, baseou-se na análise de correlação e utilizou-se dados estatísticos anuais do setor durante o período de 2006 a 2015. Como resultado, correlações significativas foram identificadas, como exemplo, uma forte correlação positiva entre produções de cana e etanol, Frota total de veículos e Frota de veículos bicombustíveis. Por fim, este estudo se justifica por preencher uma lacuna em relação a poucos estudos realizados nesta áreaItem Aplicação de técnicas de planejamento de experimentos para otimização do comportamento tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.(2017) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Menezes, Rodrigo Cardoso de; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio deSistemas de freio têm a finalidade de reduzir ou manter a velocidade de um veículo, levá-lo à imobilidade ou mantê-lo imóvel. O princípio básico dos sistemas de freios por atrito é a conversão da energia cinética do veículo em energia térmica. Neste estudo, buscou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995. Optou-se por conduzir um Experimento fatorial completo 2³, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Analisou-se as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se duas variáveis de resposta simultaneamente: coeficiente de atrito e temperatura final. A partir dos experimentos, o desempenho tribológico mais satisfatório ocorreu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um menor valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultado ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global destas duas variáveis resposta, foi proposta uma técnica de otimização de múltiplas respostas. Como resultado, obteve-se os níveis assentados do par de atrito e o menor valor de pressão como os capazes de otimizar as duas variáveis resposta simultaneamente. Por fim, o banco de ensaios foi adaptado com um motor de maior potência, o que possibilitou evidenciar e esclarecer mais sobre o efeito brake fade.Item Avaliação do desempenho tribológico e térmico de materiais de atrito durante o processo de frenagem.(2017) Pinto, Rafael Lucas Machado; Horta Gutiérrez, Juan Carlos; Campos Rubio, Juan Carlos; Faria, Paulo Eustáquio deNeste artigo, buscou-se verificar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se uma bancada de ensaios baseada no procedimento Krauss, descrita pela norma ABNT NBR 6143/1995 [1]. Optou-se por conduzir um Experimento Fatorial 23, em que os três fatores de controle considerados (tipo de disco de freio, tipo de pastilha e o valor da pressão de acionamento da manete de freio) foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Buscou-se analisar as propriedades dos materiais envolvidos novos e após um determinado tempo de uso, denominado materiais assentados. Para avaliar o desempenho do sistema de freios durante o processo de frenagem, analisaram-se quatro variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito, desaceleração e momento da força de frenagem. Foram utilizadas técnicas de Planejamento de Experimentos Fatoriais para analisar os dados coletados. Como resultado, o desempenho tribológico mais satisfatório aconteceu para os materiais constituintes do par de atrito, disco e pastilhas, assentados, e um maior valor de pressão de acionamento da manete de freio. Já para a temperatura, o melhor resultados ocorreu para os materiais do par de atrito novo e um menor valor de pressão. Por fim, foi proposta uma técnica de otimização com o intuito de encontrar a melhor combinação dos níveis de cada fator que otimize o desempenho global das múltiplas variáveis resposta.Item Modelos de precificação para locação e venda de imóveis residenciais na cidade de João Monlevade-MG via regressão linear multivariada.(2019) Rosa, Vanessa Silva; Oliveira, Paganini Barcellos de; Pinto, Rafael Lucas MachadoOs consumidores de bens e serviços de um determinado mercado são atraídos por um conjunto de atributos de valor que direta ou indiretamente os qualificam em relação aos seus concorrentes. Por outro lado, embora o “preço” seja apenas um dentre os vários atributos, ele muitas vezes é interpretado como uma variável resposta que reúne os demais, justamente pelo seu grau de relevância quanto à restrição orçamentária dos consumidores. Esse artigo objetiva entender o grau de influência e correlação de um conjunto de variáveis explicativas nos preços de imóveis residenciais ofertados para locação e venda na cidade de João Monlevade-MG, via modelos de regressão linear multivariada. A metodologia proposta se baseia em informações reais referentes aos preços ofertados na cidade e suas características estruturais e locacionais, a citar: quantidade de quartos e vagas na garagem; quantitativo de ocorrências policiais; proximidade com o centro comercial, postos de saúde e escolas estaduais mais próximas. Como resultado, foi possível obter um conjunto de equações matemática capazes de explicar o preço em função das variáveis preditoras, bem como entender a relação entre estas variáveis.