Navegando por Autor "Moreira, Matheus Santiago"
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Item Filho que sai da terra volta diferente : viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro pra Aïnouz vol. 3, de Don L.(2021) Moreira, Matheus Santiago; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha; Pinto, Carlos Fernando JáureguiForam muitos os artistas nordestinos que migraram para o Sudeste, por diversas motivações em períodos distintos. A começar por nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, passando pela geração de 1970, de Belchior, Ednardo e Amelinha. Com o tempo as motivações mudaram, assim como a organização da Indústria Musical (no que diz respeito aos novos modos de produção e de consumo), mas o ato de cantar as experiências vividas no percurso, em trabalhos de artistas independentes mais recentes, parece ser algo que se mantém. Esta dissertação mira justamente para essa produção a partir de dois álbuns de artistas cearenses que iniciaram suas trajetórias entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, são eles: Fortaleza (2015), quinto álbum musical da banda de rock fortalezense, Cidadão Instigado, e Roteiro Pra Ainouz vol. 3 (2017), segunda mixtape solo do rapper fortalezense, Don L. Propomos, então, a investigação desses álbuns, a partir da chave de leitura da viagem, entendida aqui como conceito que, além de significar o deslocamento físico, diz também sobre as transformações subjetivas experimentadas pelos viajantes na estrada (LOPES, 2004; ROGÉRIO, 2011; AMARO, 2013). Nossas perguntas centrais são: a viagem afetou os trabalhos desses artistas? Se afetou, como o percurso da estrada agenciou afetos nos álbuns? Seguimos, portanto, na investigação da arte que surge desde o incômodo do migrante e buscamos nos aproximar dos discos com o suporte no conceito de stimmung (GUMBRECHT, 2014), termo alemão que significa atmosfera. Vicejamos, ao mergulhar na dimensão estética e poética dos álbuns, colher atmosferas que, ao mesmo tempo, dizem respeito aos contextos históricos, aspectos políticos e paisagens midiáticas que os povoam. Como apontamentos, podemos compreender o som tanto como transporte quanto como usina, pois ao passo que as canções carregam comentários a respeito do seu tempo social, elas também fazem circular novos valores e afetos no tecido da sociedade.Item Jards Macalé, samba intempestivo e a presença do malandro melancólico.(2022) Coração, Cláudio Rodrigues; Moreira, Matheus SantiagoPropomos, no artigo, uma leitura crítica e imaginativa da arte do músico carioca Jards Macalé, a partir de duas categorias analíticas principais: samba intempestivo e a figura do malandro melancólico. Na investigação de alguns de seus álbuns, percebemos a presença do samba como uma lente para a observação da realidade brasileira e, indo além, o samba também retomado como procedimento inventivo de abertura de outros mundos possíveis. Nesse sentido, o que o samba intempestivo de Macalé parece nos apontar é a exposição de nossas feridas abertas pelo processo de colonização, ao mesmo tempo em que se afirma como voz inventiva, potente e provocadora para a transformação de nossa realidade brasileira. Como passo final, apresentamos a figura do malandro melancólico como um personagem que assombra o samba intempestivo do músico e pode ser aproximado com exu, orixá das estradas e da comunicação, aquele que confunde as visões duais e moralistas.Item Nostalgia e melancolia em Fortaleza, da banda Cidadão Instigado : uma abordagem da canção em busca de atmosferas.(2020) Moreira, Matheus Santiago; Coração, Cláudio RodriguesNo presente artigo, buscamos apresentar uma aproximação do disco Fortaleza, do grupo cearense de rock Cidadão Instigado, a partir de um movimento de busca do Stimmung, conceito trabalhado por Gumbrecht (2014). Também interconectamos os conceitos de nostalgia e melancolia, sob a perspectiva de Walter Benjamin, na direção de uma operação de recusa do tempo presente e um certo tipo de volta não conservadora ao passado (BARBOSA, 2014). Desse modo, nos demoraremos no movimento próprio de abordagem do disco em busca das atmosferas e na investigação desse objeto particular na perspectiva de colher rastros que nele apontem para essa nostalgia melancólica.