Navegando por Autor "Melillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima"
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Item Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor na modalidade a distância? : ações que constituem a atividade de ser professor na EaD/UAB.(Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Melillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima; Kawasaki, Teresinha FumiO Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) – programa do Governo Federal – busca expandir vagas no ensino superior por meio da educação a distância (EAD), visando atingir camadas da população que enfrentam dificuldades de acesso ao ensino superior. A implementação do sistema EaD/UAB não prevê criação de novas instituições; a oferta de cursos nessa modalidade fica a cargo das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) já existentes e professores do quadro permanente das IPES e que atuam na modalidade presencial passam atuar, de forma súbita, na EaD. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo compreender os processos mediados pelos quais passam estes professores que, em geral, têm vasta experiência no ensino presencial e que passam a atuar (repentinamente) na modalidade de ensino a distância UAB. Para tal, observei a prática do professor Pedro que atua no Curso de Licenciatura em Matemática, ofertado por uma instituição pública de ensino superior na modalidade a distância, dentro do sistema UAB. Suas estratégias para ensinar Matemática a distância, entre elas, o uso de videoaulas, como recurso tecnológico e de comunicação chamaram a minha atenção. Para contextualizar o cenário local, quatro professores foram entrevistados. A partir de entrevistas, observações e estudos sobre o contexto, viñetas foram construídas para contar as histórias de Pedro e de seus colegas. Procurei fazer uma análise em que as ações dos sujeitos são históricas e culturalmente situadas. Para tanto, interpretei os dados a partir dos pressupostos teóricos da Teoria da Atividade (TA). Neste sentido, a partir das ações mediadas por artefatos da EaD, constituí a atividade de ensinar a distância no contexto da EaD/UAB na instituição pesquisada. Concluí que o docente não se torna professor a distância repentinamente, mas que esta transição se dá de forma processual que, por vezes, é lenta. Mais ainda, no contexto descrito, estes professores adquirem um perfil híbrido e atuam nas modalidades a distância e presencial, mesclando suas estratégias e suas mídias. Assim, como estudiosos do tema, cabe-nos entender, perceber e problematizar esta atividade que é a de formar professores na modalidade a distância no sistema UAB que se encontra em constituição/construção. Como produto desta pesquisa apresento uma página da web com materiais e dicas que, espera-se, poder auxiliar professores que se vêem repentinamente na prática docente no sistema EaD/UAB.Item Uma proposta de utilização de exercícios de autocorreção com construções geométricas por meio da integração GeoGebra.(2020) Nunes, Bruno Lorenzato; Costa, Jorge Luís; Costa, Jorge Luís; Melillo, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima; Reis, Frederico da SilvaEsta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as possíveis contribuições no desenvolvimento e na aplicação de Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas, por meio da integração GeoGebra / Moodle, no processo de ensino em um curso de formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Fundamenta-se teoricamente em pesquisas sobre Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas com o GeoGebra no Ensino a distância, trazendo elementos sobre Tecnologias na Educação, especialmente Educação Matemática, da qual emerge o constructo Seres-Humanos-com-Mídias e o conceito de Geometria Dinâmica. Na presente pesquisa correlacionam-se os Exercícios de Autocorreção como Objetos de Aprendizagem, trazendo características fundamentais na sua utilização, como a reusabilidade e a granularidade. A pesquisa possui caráter qualitativo, adaptada segundo os pressupostos da Pesquisa Baseada em Design, e realizada no 1º semestre de 2020 na disciplina EAD541 – Prática de Ensino III: Construções Geométricas. A coleta de dados teve como base a pesquisa bibliográfica sobre Exercícios de Autocorreção, arquivos cedidos pelo professor da disciplina, documentos obtidos por meio das páginas pesquisadas, pesquisa de Exercícios de Autocorreção feita no site do GeoGebra, observação e acompanhamento das salas virtuais da disciplina, enquete aplicada aos alunos e relatório de uso de atividades no Moodle. Como resultado das análises, chegou-se à conclusão de que os Exercícios de Autocorreção de construções geométricas podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, pois ajudam na compreensão dos conteúdos relacionados, são de fácil utilização e possuem um grande potencial como ferramenta de ensino. Como Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, é apresentado um roteiro “passo a passo” de como construir alguns Exercícios de Autocorreção de Construções Geométricas, do tipo Objetos Dados, utilizando o software GeoGebra, visando alcançar professores de Matemática que queiram utilizá-los na modalidade a distância (ou mesmo presencial) no ensino de Geometria / Construções Geométricas.