Navegando por Autor "Marusso, Adriana Silvia"
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Item Análise prosódico-discursiva das dimensões ethica e patêmica na ancoragem de telejornais sensacionalistas.(2018) Lataliza, Naaman Mendes; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Marusso, Adriana SilviaPartindo da ideia de que os elementos prosódicos são constitutivos da construção dos sentidos nas diversas interações verbais, o presente trabalho alia a análise dos elementos sonoros suprassegmentais às tópicas retóricas das imagens de si (ethos) e das paixões possivelmente suscitadas (pathos) no contexto de enunciação conhecido como telejornal sensacionalista. Para tal, são feitas análises prosódico-discursivas da ancoragem dos jornalistas Marcelo Rezende e José Luiz Datena, frente a seus respectivos programas Cidade Alerta e Brasil Urgente. A análise prosódico-discursiva consistiu em ressaltar possíveis ethos recorrentemente construídos na enunciação e buscar, perceptivamente, afetos sociais que corroborassem essa construção, além de verificar possíveis projeções do afeto, ou seja, a disseminação no auditório do estado “sentido” pelos locutores. Além dos momentos afetivos, selecionaram-se também momentos neutros para, com uma análise acústica comparativa, mostrar quais são os elementos prosódicos de que o locutor lança mão no momento de expressão dos estados afetivos. Os aspectos prosódicos analisados foram a configuração geral da frequência fundamental (apontado na literatura prosódica como o aspecto mais mobilizado na expressão atitudinal), as taxas de articulação e elocução, a presença e a duração das pausas e a duração das tônicas (elementos importantes na enunciação telejornalística). Na ancoragem de Datena, encontramos a recorrente imagem de porva-voz do povo, construída com o estado ao qual chamamos de indignação, que mobilizou, de acordo com as análises acústicas (de 69 enunciados atitudinais e 30 neutros), maiores valores em todos os pontos da frequência fundamental, além de tônicas com maior duração em relação ao neutro. Na ancoragem de Marcelo Rezende, encontramos o desvelamento de um narrador, construído com uma gama de estados afetivos a qual demos o nome de fala afetada. A análise acústica do momento afetado (36 enunciados), em comparação com o neutro (36 enunciados), mostrou que, aquele, foi construído com um registro bem mais alto de frequência fundamental, além de uma fala mais devagar e tônicas mais longas. Apesar de não termos encontrado um padrão nas imagens construídas de si pelos apresentadores, alguns parâmetros prosódicos foram constantes na expressão atitudinal (que corroborava a construção ethica) de ambos os apresentadores. Além disso, um elemento fortemente marcado nas duas ancoragens é o excessivo apelo ao desencadeamento de sensações nos telespectadores: seja de revolta, de alegria, de angústia, de medo, de antipatia, de repulsa, etc. Longe de esgotar o gênero telejornalístico sensacionalista, o presente trabalho visou a propor uma metodologia para um estudo interdisciplinar para se mostrar como a dimensão prosódica é importante na construção ethica e patêmica do discurso e se entender melhor o tão popular tom sensacionalista.Item Cancelamento de /b, d, g/ intervocálicos no espanhol argentino de Rosário.(1996) Marusso, Adriana SilviaThis paper aim sat analyzing certain cases of elision of / b,d,g/ in intervocalic position taking into consideration both syllabic structure and the number of syllables. The dialect under study is the Argentine Spanish of Rosario, city which belongs to the linguistic region of the Río de la Plata. Finally, the results obtained in our analysis are contrasted to John Harris' point of view (989) in order to indentify in which stage within Lexical Phonology these phenomena are placed.Item A construção social da voz na performatividade do gênero : uma análise prosódico-discursiva no falar transgênero feminino.(2020) Santos, Leandro Augusto dos; Antunes, Leandra Batista; Antunes, Leandra Batista; Marusso, Adriana Silvia; Bodolay, Adriana NascimentoO presente trabalho teve como objetivo verificar o papel da prosódia na construção social da Voz de mulheres transgênero. Para tanto, escolhemos trabalhar com trechos de vídeos de 6 youtubers famosos: 2 homens cis (Christian Figueiredo e PC Siqueira), 2 mulheres cis (Kéfera Buchmann e Niina Secrets) e 2 mulheres trans (Mandy Candy e Thiessa). Delimitamos uma tag específica de vídeos para que pudéssemos ter mais comparabilidade de gênero textual (BAKHTIN, 1952-1953), e também para que os aspectos prosódicos tivessem maior semelhança (BARBOSA, 2012). Nossa análise discursiva, sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica, mostra que os homens constroem uma subjetividade hegemônica (FAIRCLOUGH, 2001) e pertencente à matriz heterossexual de normatividade (BUTLER, 1990), possuindo uma performatividade da imagem de “homem pegador” e de “homem ogro”. Nas mulheres cis observamos que Kéfera pretende se mostrar como uma “mulher sem frescuras” e Niina como uma “mulher empreendedora”, possivelmente na tentativa de subverter os padrões machistas de práticas sociais. Mandy e Thiessa possuem um número bem menor de inscrições em seus respectivos canais e representam uma categoria excluída pela heteronormatividade. Pudemos perceber que elas servem de visibilidade, inspiração e gurus de seus seguidores, tentando subverter as categorias de nossa sociedade. Além disso, há uma constante preocupação com conceitos como “passabilidade”, que demonstra insegurança de mulheres trans frente ao olhar do Outro (BARROSO, 2012). Com as análises acústicas, pudemos perceber que a voz das mulheres trans aqui analisadas possuem características mais femininas do que masculinas, o que comprova nossa hipótese de que pessoas que passaram pelo processo de transição hormonal teriam que moldar sua frequência fundamental para uma construção social de suas Vozes (BARROS FILHO, 2004). Pudemos perceber que as mulheres dos dois grupos apresentaram valores de f0 mais elevados que os homens, além de tessitura de até 40 Hz a mais que eles. Isso demonstra que há uma variação melódica maior no falar das mulheres, sejam cis ou trans. O teste de percepção – realizado de maneira remota com 79 pessoas – mostrou que as mulheres trans possuem passabilidade no que se refere a suas Vozes, tendo tido poucas respostas que mostram “confusão” do participante. Também notamos que Christian possui valores de f0 mais altos que PC Siqueira, o que nos faz perceber que as categorias de traços masculinos ou femininos não é linear e é tão binária quanto qualquer teoria social, ainda que haja diferenças fisiológicas nos tratos vocálicos de cada sexo/gênero.Item A contrastive analysis of schwa in English and Portuguese.(2007) Marusso, Adriana Silvia; Silva, Thaís CristófaroItem Estudo das interações na percepção de segmentos fonéticos da língua inglesa.(2014) Silva, Marden Oliveira; Parreiras, Vicente Aguimar; Marusso, Adriana SilviaEste estudo buscou verificar os efeitos de tipos diferenciados de interação (aluno/texto, aluno/professor, aluno/aluno e aluno/vídeo) na percepção dos contrastes vocálicos do inglês [æ, ɛ] e [i, ɪ] por alunos brasileiros aprendizes de inglês. Tais tipos foram adaptados dos pressupostos de Ellis (1999) a respeito das interações interpessoal, intrapessoal e sujeito/objeto de aprendizagem. Para isso, propusemos a aplicação de pré e pós-testes relacionados aos contrastes vocálicos mencionados. A interação aluno/vídeo demonstrou efeitos imediatos mais representativos nos pós-testes. Resultados a respeito do papel do professor e da relevância da integração das novas tecnologias ao ensino e à aprendizagem de pronúncia foram também discutidos.Item O papel da prosódia na expressão de atitudes de ataque ao ethos no discurso político.(2016) Moura, Leandro da Silva; Antunes, Leandra Batista; Galinari, Melliandro Mendes; Lima, Helcira Maria Rodrigues de; Marusso, Adriana SilviaOs estudos prosódicos ganharam espaço no cenário linguístico nas últimas décadas e, mais recentemente, a prosódia dos afetos sociais tem chamado a atenção dos prosodistas. Estudar a prosódia de uma língua significa, em alguma medida, compreender como se dão os processos de organização da melodia, do ritmo e da intensidade, junto aos demais elementos linguísticos que também fazem parte da língua. Na Antiguidade Clássica, a associação prosódia-discurso/demais elementos linguísticos já era sinalizada, quando, na Retórica, encontramos menção às questões relacionadas ao ritmo, ao volume e à harmonia, ou seja, ao que hoje chamamos prosódia, entendidos como elementos retóricos importantes para as construções discursivas. Se pensarmos em situações de debates político-eleitorais televisionados, podemos ver que os elementos prosódicos compõem a argumentação retórica. Partindo da hipótese de que parâmetros prosódicos como a F0, a duração e a intensidade são ajustados na expressão das atitudes, funcionando como pistas para a caracterização e o reconhecimento destas, o objetivo geral deste trabalho é investigar qual o papel da prosódia na expressão de atitudes de ataque no discurso político, sobretudo, nos momentos de ataque ao ethos e de desqualificação do outro. O corpus deste trabalho é composto por quatro debates político-eleitorais televisionados, realizados em 2014 entre os candidatos ao governo de Minas Gerais. Nesses debates, foram selecionados 50 enunciados, sendo 31 críticos, 7 irônicos e 12 neutros, validados em um teste de percepção, que contou com a participação voluntária de 22 falantes nativos de português brasileiro. Para atingir nosso objetivo, as 50 frases passaram por análise acústica, com o auxílio do software PRAAT®, na qual foram observadas questões relacionadas à F0, à duração e à intensidade. No que respeita à F0, nos ativemos a: pontos inicial, final, mínimo, máximo, média e tessitura do enunciado, além dos movimentos melódicos finais e de ênfase. Quanto à duração, observamos a velocidade de fala, por meio do cálculo das taxas de articulação e de elocução e a duração das pausas, quando presentes, além da duração média de sílabas prolongadas, da última pretônica e da última tônica do enunciado. Para a intensidade, observamos apenas a média por enunciado, pois não tivemos controle das gravações, o que possibilitaria uma análise mais detalhada desse parâmetro. Os resultados nos mostraram que a crítica tende a apresentar valores mais altos de F0 em todos os pontos do enunciado medidos. Além disso, encontramos um padrão predominantemente descendente para o movimento final, que acontece com registros de frequência também mais altos em relação ao neutro. As taxas de articulação e de elocução evidenciam que os locutores tendem a expressar a crítica com uma fala mais lenta, preenchida por pausas. Notamos ainda a presença de prolongamentos e de movimentos circunflexos em elementos enfatizados, mostrando como os parâmetros de F0 e de duração se complementam na expressão das atitudes. Outras estratégias prosódicas foram notadas na expressão da crítica, como uma mudança de qualidade de voz de dois locutores, o que pode funcionar como pista para a caracterização dessa atitude. No que tange à ironia, não encontramos um único padrão prosódico a ser seguido. Acreditamos, assim, que os locutores adotam estratégias individuais na expressão dessa atitude, além de usarem outros elementos, como o riso, para corroborar a construção de sentido irônico. Desse modo, evidenciamos que a prosódia é um elemento linguístico que faz parte da argumentação e atua de maneira bastante expressiva nos momentos de desqualificação do outro quando se trata, no caso deste trabalho, de discurso político.Item Princípios básicos da teoria acústica de produção da fala.(2005) Marusso, Adriana SilviaThis article presents the basic principles of the Acoustic Theory of Speech Production, also called Linear Source-filter Theory of Speech Production (FANT, 1960; KENT & READ, 1992; PICKETT, 1999). This description is justified since the theory is not available in Portuguese. This theory is useful in understanding articulatoryacoustic relationships. It may be applied to the analysis of a single language or in cross-linguistic studies. It also provides a foundation for many procedures for the acoustic analysis of speech.Item Variabilidade e dispersão vocálica em português brasileiro e inglês britânico : um estudo de caso.(2016) Marusso, Adriana SilviaEste artigo objetiva discutir o efeito do tamanho do inventário no espaço acústico de línguas com inventários vocálicos de tamanhos diferentes: português com sete e inglês com onze vogais orais. Partindo das predições da Teoria de Dispersão Vocálica, este estudo analisa acusticamente a variabilidade e dispersão vocálica nessas duas línguas. Contrariamente ao previsto pela teoria sobre a variabilidade vocálica, em nossos dados, a realização fonética das vogais do sistema vocálico maior (inglês) é menos precisa e apresenta maior variabilidade que as do português. Quanto à dispersão vocálica, também contrariando o previsto, as vogais do português estão mais dispersas e periféricas cobrindo uma área acústica maior que as do inglês. Nossos resultados estão em consonância com trabalhos que questionam a comprovação empírica das predições da Teoria de Dispersão. Nosso avanço é quanto à interpretação dos fatos. Levanta-se a hipótese que os sistemas vocálicos do inglês e português estejam parcialmente instáveis atualmente, entretanto, a Teoria de Dispersão não captura esses fatos por estar mais pautada em fonemas estanques que em alofones variáveis. Possivelmente, uma abordagem teórica que entenda as línguas como sistemas dinâmicos e complexos (ELLIS; LARSENFREEMAN, 2009) ofereça elementos mais sólidos para a compreensão dos fatos apresentados. Tal proposta será fomentada futuramente.