Navegando por Autor "Maritan, Matheus"
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Item A "Rádio das Olimpíadas" nas redes sociais : espalhamento e noticibilidade na cobertura da Rádio Itatiaia.(PPGCOM/ UFMG, 2017) Lopez , Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Silva, Luana Viana e; Maritan, MatheusItem A mulher na cobertura da ESPNW : posicionamento editorial e reverberação em redes sociais.(PPGCOM/ UFMG, 2017) Souza, Marcelo Freire Pereira de; Lopez, Debora Cristina; Silva, Luana Viana e; Maritan, MatheusItem A evolução do método : memória das pesquisas experimental e aplicada nos estudos brasileiros de jornalismo.(2015) Lopez, Debora Cristina; Maritan, MatheusNeste artigo estudamos, a partir da Análise de Conteúdo, os anais dos quatro principais eventos de comunicação brasileiros. Buscamos conhecer o perfil das produções sobre recepção, audiência, metodologia de pesquisa, pesquisa aplicada e pesquisa experimental e, a partir desta sistematização, traçamos uma memória dos estudos realizados, tentando estalebecer causalidades e relações entre os perfis de produção dos quinquênios 2000-2004; 2005-2009 e 2010-2014. Entre os resultados principais destacamos a complexificação do olhar sobre a audiência nos estudos de recepção e busca constante pela apresentação da relevância dos estudos que trabalham com pesquisa aplicada e experimental.Item Rádio musical e identidade : um estudo sobre a composição editorial adotada pelas emissoras Jovem Pan 99.1 FM e 98 FM BH na internet e no dial.(2020) Maritan, Matheus; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Zuculoto, Valci Regina Mousquer; Machado, Felipe Viero KolinskiA presente dissertação procurou discutir a identidade radiofônica de duas emissoras musicais a Jovem Pan 99.1 FM BH e a 98 FM BH, ambas localizadas na cidade de Belo Horizonte, MG. As inspirações para o estudo vieram do cenário convergente (JENKINS, 2009), onde o tradicional sinal de antena transborda para outras plataformas, reconfigurando a produção sonora nos eixos: distribuição, interação e fomentação de conteúdos. Neste sentido, o principal objetivo foi verificar se as respectivas rádios apresentam uma ou várias identidades dentro do seu campo comunicacional, uma vez que, além do sinal hertziano, os veículos apoiam nas redes sociais, aplicativos móveis, site institucional e entre outros canais para comunicar-se com os ouvintes. Para isso, realizamos uma análise que partiu do sinal de antena com o propósito de observar se as mesmas características sonoras são replicadas, nas redes sociais, nos sites institucionais e nos aplicativos móveis das emissoras. O percurso metodológico envolveu etapas descritivas, explicativas, exploratórias e entrevistas (TRIVIÑOS, 1987), aliado a um referencial teórico que englobou discussões sobre a cultura da convergência (JENKINS, 2009), rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), internet (CORDEIRO, 2004), redes sociais (MARTINO, 2014), aplicativo móvel (ROMÁN, 2007), identidade radiofônica (FERRARETTO, 2014), rádio musical (MORENO, 1999) e público jovem (WEIGELT, 2016). Como resultado, o estudo permitiu identificar que ambas emissoras apoiam-se na identidade híbrida, que varia conforme a plataforma, complexificando a linguagem sonora dentro do cenário convergente.Item UFOP Educativa FM 20 anos : rádio pública e conhecimento científico.(2018) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Avelar, Kamilla Morando; Maritan, MatheusO presente artigo busca analisar o percurso histórico da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, explorando os principais pontos que marcaram a trajetória dessa emissora pública que transmite desde 1998. No primeiro momento é discutido o segmento de rádio público e educativo no país para, a partir disso, apresentar a história da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM. A metodologia adotada foi a revisão de literatura. A entrevista semiestruturada foi utilizada para coletar relatos sobre parte da sua memória, a fim de compreender as transformações que o veículo passou ao longo da sua existência.