Navegando por Autor "Marciano, Matheus Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Anos 1970 : “Existir, apesar de…” - literatura, melancolia e stimmung : confrontos com a temporalidade.(2021) Marciano, Matheus Silva; Rangel, Marcelo de Mello; Rangel, Marcelo de Mello; Coração, Cláudio Rodrigues; Rodrigues, Thamara de OliveiraA proposta desta dissertação é, partindo-se de determinada literatura realista brasileira dos anos 1970, analisar e descrever as afecções mobilizadas nas obras que se intensificam enquanto atmosfera (Stimmung) do período em questão, que é melancólica. Para isto, este trabalho é dividido em três grandes partes. Na primeira parte, faz-se uma abordagem sobre o que se confrontou enquanto possibilidade de leitura da década de setenta, subdividida em três momentos, sendo estes: (1) o entendimento sobre determinada interpretação da melancolia enquanto afeto e seu relacionamento específico com a temporalidade (experiências e expectativas); (2) a abertura mais pontual aos anos 1970 a partir e através de reflexões críticas sobre a estética realista que se generaliza na literatura brasileira do período; (3) a análise e aprofundamento das possibilidades de leitura que se apresentam tendo em vista a tematização das atmosferas (Stimmungen) e, com isso, suas possibilidades no que tange ao conhecimento histórico. Já na segunda parte são apresentadas as descrições das obras que orientam a proposta desta dissertação. Subdividida em dois tópicos, a proposta é analisar as afecções específicas de cada uma destas obras, indicando-se as tonalidades da atmosfera (Stimmung) melancólica que se intensifica no período. No primeiro tópico, são tematizadas três obras de Antônio Torres, sendo elas: Um cão uivando para a lua (1972), Os homens dos pés redondos (1973) e Essa terra (1976) em que indicamos uma Stimmung caracterizada pela aridez; no segundo tópico, abordam-se duas distopias de Ignácio de Loyola Brandão, Zero (1975) e Não verás país nenhum (1981), em que se realça uma Stimmung constituída pelos constantes movimentos de fragmentação e cisão da existência. Ao final de cada um desses tópicos, é feita a descrição das atmosferas das obras e dos movimentos que as intensificam. Na terceira e última, parte, apresenta-se as conclusões da consideração de uma intensificação do afeto melancólico enquanto Stimmung, o que se poderia extrair no que se refere à determinada forma de relacionamento com/no tempo e o confrontar-se com tons desta forma de estar-nomundo, característico da temporalidade, dos horizontes e das expectativas, dos anos 1970 no Brasil.