Navegando por Autor "Lopes, Paulo Victor Clark"
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Item Investigando o cubo mágico no desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana para alunos do 7º ano do ensino fundamental por meio da perspectiva sociocrítica modelagem matemática.(2021) Lopes, Paulo Victor Clark; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Orey, Daniel ClarkEssa pesquisa foi conduzida em uma escola particular, localizada na região imediata de João Monlevade, em Minas Gerais, com 5 (cinco) alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo desse estudo está associado com a identificação e a análise das contribuições da perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática para a investigação das aplicações práticas do Cubo Mágico como um material lúdico, manipulativo e mediador para o desenvolvimento de conteúdos geométricos planos e espaciais visando a sua melhor compreensão. Desse modo, a seguinte questão de investigação foi definida para esse estudo: Como a ludicidade do material manipulativo Cubo Mágico como um recurso mediador pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana (plana e espacial) por meio da dimensão sociocrítica da Modelagem Matemática para os alunos do 7 o ano do Ensino Fundamental? Nesse direcionamento, a fundamentação teórica foi pautada pela Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem em sua perspectiva sociocrítica através da aplicação de suas dimensões crítica e reflexiva no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Euclidiana (plana e espacial). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários (um inicial e um final), anotações do diário de campo do professor-pesquisador, 3 (três) blocos de atividades relacionados com os conceitos geométricos primitivos, com o perímetro e a área de figuras planas e o volume de figuras geométricas espaciais. Os dados coletados foram analisados e os resultados interpretados de acordo com o referencial teórico adotado nesse estudo e com os pressupostos adaptados da Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram codificados por meio das codificações aberta e axial para a identificação dos códigos preliminares e para elaboração das categorias conceituais, que possibilitaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Esses resultados mostraram que a perspectiva Sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para o desenvolvimento de conceitos de Geometria Euclidiana (plana e espacial) dos alunos participantes desse estudo a partir de práticas de Modelagem que possibilitaram a utilização desse conhecimento para a análise e matematização das situações-problema propostas nos blocos de atividades por meio da elaboração de modelos matemáticos. Esses resultados também mostraram que a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática contribuiu para o estabelecimento de conexões entre a matemática escolar e as situações-problema presentes no cotidiano, como, por exemplo, a utilização consciente e racional da água. A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática também contribuiu para a promoção de aulas mais dinâmicas com a utilização e a mediação de materiais manipulativos como o Cubo Mágico, que possibilitou a interação do professorpesquisador com os participantes desse estudo por meio da utilização de situações cotidianas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Geometria Euclidiana (plana e espacial). Finalizando, houve a elaboração de um produto educacional, no formato de um caderno de sugestões, que apresenta propostas de atividades que estão relacionadas com esse estudo, que tem como objetivo orientar os professores e leitores interessados nessa temática e que pretendem trabalhar com os conceitos de Geometria Euclidiana (plana e espacial) na perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática por meio da utilização do Cubo Mágico.Item Investigando o cubo mágico no desenvolvimento de conteúdos da geometria euclidiana por meio das perspectivas sociocultural/crítica da modelagem matemática e da etnomatemática.(2023) Lopes, Paulo Victor Clark; Rosa, MiltonO principal objetivo do estudo descrito neste artigo é verificar como a utilização lúdica do Cubo Mágico como um recurso mediador pode auxiliar no desenvolvimento de conteúdos da Geometria Euclidiana referentes aos conteúdos relacionados com a geometria plana e espacial, que envolvem os conceitos intuitivos, a área, o perímetro de figuras planas e o volume de sólidos geométricos para alunos matriculados em uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental. Essa temática é relevante, pois pode contribuir para o desenvolvimento de um processo metodológico diferenciado por meio da utilização de materiais manipulativos para o desenvolvimento de conteúdos geométricos. Para os professores, essa ação pedagógica é considerada como um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Geometria, pois a utilização desses materiais pode possibilitar a assimilação dos conteúdos geométricos pelos alunos. Para a comunidade escolar, essa investigação pode contribuir para o desenvolvimento geométrico dos alunos, pois quando conseguem assimilar os conteúdos estudados na Geometria, relacionando-os com o próprio contexto, os estudantes podem aplicar esses conhecimentos nas atividades realizadas no cotidiano. Então, os resultados obtidos na condução desse estudo podem auxiliar os alunos no entendimento dos conteúdos geométricos e a sua conexão com as vivências diárias por meio da utilização do Cubo Mágico nessa ação pedagógica fundamentada nas perspectivas sociocultural/crítica da Modelagem Matemática e da Etnomatemática.