Navegando por Autor "Kato, Danilo Seithi"
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Item As controvérsias nas aulas de biologia a partir da leitura de jornais impressos : o desastre ambiental da Samarco.(2018) Reis, Alexsandro Luiz dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Lima, Guilherme da Silva; Kato, Danilo SeithiA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Biologia, quando é utilizada a leitura de matérias de jornais impressos e a produção de reportagens sobre o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teóricos-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não-humanos, e nesta pesquisa damos ênfase aos jornais, sendo estes elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes, ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado em ensino de ciências desenvolvemos como produto educacional: uma oficina sobre a produção de jornais com os alunos tendo-se como tema o desastre socioambiental em Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção realizamos uma análise do processo de ensino/ aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio. A partir disso, explicitamos nossos resultados em que enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses, utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina com jornais contribuiu para com o ensino/aprendizado dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo dessa pesquisa. Ressaltamos ainda, que a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio das notícias de jornais na oficina pedagógica que enfatizou este “tema”. Acreditamos que a oficina com jornais se constitui em um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando dessa forma temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.Item Sequência didática para o ensino fundamental : trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos.(2017) Santos, Fernanda Costa dos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo Seithi; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo Seithi; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Viana, Gabriel MenezesEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute assuntos sobre ambientes naturais e urbanizados. Como referencial teórico analítico utilizamos a teoria Ator-Rede (TAR), que trata o conhecimento como um produto social em decorrência da associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas. Além disso, nossos dados direcionaram nosso olhar para a aprendizagem pautada na filosofia estética. Os dados gerados surgiram com os de registros em caderno de campo e produções documentais dos alunos. A partir disso, construímos nosso relato, que evidencia momentos de aprendizagem ocorridos pelas associações entre os actantes que foram mobilizados durante a execução das atividades. Dessa forma, constatamos que a sequência didática possibilita uma aprendizagem em que trata de aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma aprendizagem estética, e não conceitual como era nossa expectativa inicial. De forma ampla esta pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre as potencialidades e limitações existentes na sequência didática, o que pode contribuir para pesquisadores que queiram desenvolver trabalhos futuros. Assim, com base em uma abordagem latouriana, podemos concluir que a aprendizagem estética, ainda que pouco valorizada nos campos do ensino de ciências e biologia, contribui para uma educação científica ampliando percepções e vivências dos estudantes. Acreditamos que essa atividade se constitua como um produto diferenciado para se trabalhar no ensino de ciências de forma articulada com o compromisso social na busca pela qualidade de vida de uma comunidade.Item A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações.(2020) Dressler, Fernanda Costa dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Kato, Danilo SeithiEste estudo se fundamentou na teoria ator-rede e investigou processos de ensino e aprendizagem no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute sobre ecossistemas e suas transformações. Tomamos esse processo como uma prática sociomaterial em que a aprendizagem decorre de um processo de associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas e nos dedicamos a responder: Como o conhecimento sobre o ecossistema e suas transformações é mobilizado por meio de um conjunto de atividades em uma sequência didática, das quais se destaca uma trilha ecológica? Em nossos resultados, constatamos que as atividades possibilitaram uma experiência que abarca aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma “aprendizagem estética”, o que propicia uma educação científica que amplia percepções sobre ambiente dos estudantes.