Navegando por Autor "Freire, Izabela Mocaiber"
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Item The perception of aversiveness of surgical procedure pictures is modulated by personal/occupational relevance.(2016) Paes, Juliana Ribeiro; Oliveira, Letícia de; Fortes, Mirtes Garcia Pereira; Souza, Gabriela Guerra Leal de; Sobral, Ana Paula Barbosa; Pinheiro, Walter Machado; Freire, Izabela MocaiberIt is well established that emotions are organized around two motivational systems: the defensive and the appetitive. Individual differences are relevant factors in emotional reactions, making them more flexible and less stereotyped. There is evidence that health professionals have lower emotional reactivity when viewing scenes of situations involving pain. The objective of this study was to investigate whether the rating of pictures of surgical procedure depends on their personal/occupational relevance. Fifty-two female Nursing (health discipline) and forty-eight Social Work (social science discipline) students participated in the experiment, which consisted of the presentation of 105 images of different categories (e.g., neutral, food), including 25 images of surgical procedure. Volunteers judged each picture according to its valence (pleasantness) and arousal using the Self-Assessment Manikin scale (dimensional approach). Additionally, the participants chose the word that best described what they felt while viewing each image (discrete emotion perspective). The average valence score for surgical procedure pictures for the Nursing group (M = 4.57; SD = 1.02) was higher than the score for the Social Work group (M = 3.31; SD = 1.05), indicating that Nursing students classified those images as less unpleasant than the Social Work students did. Additionally, the majority of Nursing students (65.4%) chose “neutral” as the word that best described what they felt while viewing the pictures. In the Social Work group, disgust (54.2%) was the emotion that was most frequently chosen. The evaluation of emotional stimuli differed according to the groups' personal/occupational relevance: Nursing students judged pictures of surgical procedure as less unpleasant than the Social Work students did, possibly reflecting an emotional regulation skill or some type of habituation that is critically relevant to their future professional work.Item Traumas relacionados à pandemia da COVID-19 : sofrimento mental de estudantes universitários e os efeitos de uma sessão de biofeedback cardiorrespiratório sobre parâmetros fisiológicos e emocionais.(2023) Rosário, Nacha Samadi Andrade; Souza, Gabriela Guerra Leal de; Bearzoti, Eduardo; Souza, Gabriela Guerra Leal de; Bearzoti, Eduardo; Freire, Izabela Mocaiber; Oliveira, Lenice Kappes Becker; Pereira, Mirtes Garcia; Vital, Wendel CouraA pandemia da COVID-19, causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), levou a um elevado número de mortes em todo o mundo, que foi associado a incertezas em relação ao futuro, sofrimento mental e exposição a eventos traumáticos, sendo este último, pouco estudado até o momento em amostras que não trabalharam na linha de frente de combate à doença, como os universitários. A população de estudantes universitários é considerada mais suscetível ao sofrimento mental, quando comparada à população geral, devido a pressões acadêmicas, carga de trabalho, novos relacionamentos e responsabilidades. A pandemia pode ter agravado esse quadro. Estudos já demonstraram que diversos transtornos mentais, como depressão e ansiedade estão relacionados à baixa variabilidade da frequência cardíaca (VFC). A VFC consiste na variação dos intervalos entre os batimentos cardíacos e é modulada pelos ramos simpático e parassimpático do sistema nervoso autônomo sob o coração. Diversas técnicas podem ser utilizadas para modificar a VFC, dentre elas destaca-se o biofeedback cardiorrespiratório. Este tem se mostrado efetivo em aumentar os componentes da VFC, assim como reduzir sintomas de sofrimento mental, mas ainda não há estudos realizados com essa técnica com foco nos traumas vivenciados durante a pandemia da COVID-19. A presente pesquisa foi dividida em dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo avaliar a influência do tipo e a intensidade de eventos traumáticos relacionados à COVID-19, das características sociodemográficas, e dos hábitos de vida e condições de saúde sobre os sintomas de depressão, ansiedade e estresse de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. O estudo foi realizado no formato online em dois momentos distintos, um em 2021 e o outro em 2022. Todos os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) receberam o convite de participação e os questionários pelo e-mail institucional. Participaram estudantes de ambos os sexos, com idade entre 18 e 35 anos. Os resultados mostraram uma associação positiva entre o aumento da intensidade dos eventos traumáticos relacionados à COVID-19 e os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, e também que cada tipo de evento traumático foi associado a esses sintomas no ano de 2021, porém estes resultados não foram encontrados no ano de 2022. Além disso, encontramos que esses sintomas se associaram com sexo, idade, ter ou ter tido uma doença, usar medicação e não praticar exercício físico para ambos os anos investigados. O segundo estudo foi realizado entre maio e junho de 2022 no formato presencial tendo como objetivo avaliar os efeitos de uma sessão de biofeedback cardiorrespiratório sobre a VFC, coerência cardiorrespiratória, frequência respiratória e estados emocionais de estudantes universitários que vivenciaram as mais altas e baixas intensidades de trauma relacionadas à COVID-19. Para a realização do estudo, selecionamos 69 estudantes da UFOP, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 35 anos, sendo 37 com as maiores pontuações e 32 com as menores pontuações no questionário de experiências traumáticas durante a pandemia da COVID-19. Esses estudantes realizaram uma sessão de biofeedback cardiorrespiratório com duração de 12 minutos. Antes e após a sessão, foram coletados o estado de afeto positivo e negativo, o estado de ansiedade, a coerência cardiorrespiratória, a frequência respiratória e a VFC por quatro minutos em repouso. Os resultados mostraram que antes da sessão o grupo de alta intensidade apresentou maiores valores de sintomas de ansiedade e ansiedade estado comparados ao grupo baixa intensidade de trauma. A sessão de biofeedback promoveu aumento dos parâmetros parassimpáticos da VFC e da coerência cardiorrespiratória, diminuição da frequência respiratória, do afeto positivo e negativo e da ansiedade estado para ambos os grupos independente da intensidade de trauma. Concluímos que eventos traumáticos relacionados à COVID-19 podem exacerbar o sofrimento mental, mesmo em uma amostra que não esteve na linha de frente da pandemia. E que uma única sessão de biofeedback foi capaz de melhorar os parâmetros fisiológicos e emocionais de estudantes universitários independente da intensidade de traumas vivenciados.Item Variabilidade da frequência cardíaca : dos cuidados no registro à aplicabilidade ao exercício físico.(2022) Souza, Perciliany Martins de; Araújo, Cássia Regina Vieira; Freire, Izabela Mocaiber; Norte, Carlos Eduardo; Becker, Lenice Kappes; Souza, Gabriela Guerra Leal deObjetivo: Esta revisão narrativa buscou abordar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em relação aos conceitos e definições, formas de registro e processamento do sinal, interpretação do sinal, fatores influenciadores e aplicações ao exercício. Métodos: Levantamento bibliográfico de trabalhos publicados entre 2000 e 2022 nas base de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Scielo. Resultados e discussão: A VFC é um método não invasivo de mensurar a atuação do sistema nervoso autônomo no coração, que vem sendo utilizada como marcador de saúde física e mental. A mensuração da VFC pode ser feita através do registro do eletrocardiograma ou frequencímetro, que permitem a extração de diversos parâmetros da VFC utilizando métodos lineares e não lineares. Conclusão: A VFC é uma variável que pode ser influenciada por diversos fatores, e seu papel pode ser explicado com base em quatro teorias. No que se refere ao trei- namento físico, pode ser usada como um marcador de controle de intensidade de exercício.