Navegando por Autor "Ferreira, Vitor Emanuel Maia"
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Item Contribuições sobre o livro paradidático a partir da análise do titulo "Nós' do Brasil: Estudo das Relações Étnico Raciais Brasileiras" - adaptação e incorporações das legislações antirracistas.(2022) Ferreira, Vitor Emanuel Maia; Roza, Luciano Magela; Roza, Luciano Magela; Fonseca, Janete Flor de Maio; Bechler, Rosiane RibeiroO presente exercício pretende esquadrinhar de que maneira o livro paradidático “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais” (2012), de Rosiane Rodrigues, publicado sob responsabilidade da Editora Moderna, dialogou com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Esse movimento se tornou complexo em seu desenvolvimento devido à natureza do objeto de pesquisa: um livro paradidático. A revisão literatura nos permitiu construir a argumentação de que este material é um ambiente especialmente interessante para a inserção e a discussão de quaisquer temas. Em seguida, apresenta-se o título em apreciação, destacando assim as relações entre autoria, coleção, obra, editora. A partir desse movimento, expôs-se parte dos capítulos que constituem o livro, o desenvolvimento argumentativo e a composição do paradidático, objeto desta pesquisa. Dando especial ênfase ao capítulo analisado. Ainda — ao selecionar como objeto de pesquisa um livro paradidático — intencionou-se sublinhar de que maneira este tipo de material, dentro de suas especificidades, vem descrevendo e dialogando ou não com a legislação temática. Após a apresentação do paradidático — e de elementos como o layout interno e externo, estilo, recursos da narrativa e da própria experiência africana e afro-brasileira neste tipo de livro —, intencionou-se, criticamente e por meio da literatura utilizada pela própria autora, abordar de que maneira certos tópicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) são incorporados. Ao final deste exercício, o último capítulo desta dissertação indica que o rigor teórico e metodológico na composição deste tipo de material deve ser minuciosamente elaborado para que não se minimize questões caras à população afro-brasileira. E deste modo, que contraste com o arquétipo construído na revisão de literatura.