Navegando por Autor "Ferreira, Renato Melo"
Agora exibindo 1 - 20 de 69
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da autoeficácia e perfeccionismo em árbitros de natação do Brasil.(2015) Balbim, Guilherme Moraes; Thon, Regina Alves; Ferreira, Renato Melo; Vieira, Lenamar FioreseO estudo teve como objetivo analisar os níveis de perfeccionismo e autoeficácia em árbitros brasileiros de natação. A amostra foi composta por 150 árbitros, 72 do sexo masculino e 78 do sexo feminino, com tempo mínimo de experiência de um ano no quadro oficial de suas federações, sendo 34 de nível estadual, 66 nacional e 50 internacional. Como instrumentos foram utilizados: ficha de identificação, Escala de Autoeficácia Geral Per¬cebida (EAEGP) e Escala Multidimensional de Perfeccionismo. Os dados foram coletados durante competições do calendário oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos nos anos de 2011 e 2012. Na análise estatística utilizou-se os testes de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Kruskall-Wallis, Friedman e coeficiente de correlação de Spearman, com p<0,05. Observou-se que a característica de organização obteve o maior escore entre as características de perfeccionismo, as árbitras demonstraram mais preocupação com os erros, dúvidas na ação e maior perfeccionismo negativo quando comparadas aos árbitros, além disso, os árbitros de nível estadual evidenciaram maiores níveis de expectativas parentais, realização pessoal e perfeccionismo positivo do que de nível nacional. Conclui-se que árbitros de natação demonstraram altos níveis de autoeficácia e organização; árbi¬tras têm maiores escores em preocupações com os erros, dúvidas na ação e perfeccionismo negativo; não existe correlação entre perfeccionismo e autoeficácia em árbitros de natação do Brasil.Item Análise de estabilidade no desempenho de jovens nadadores de nado livre entre 2007-2010.(2020) Linhares, Lígia Cerceaux; Werneck, Francisco Zacaron; Oliveira, Géssyca Tolomeu de; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato MeloIntrodução: A análise de estabilidade na natação pode ser conduzida em todos os momentos da carreira do atleta, possibilitando elucidar uma melhora contínua ou o momento que se atinge um platô nos resultados de uma prova. Objetivo: Analisar a estabilidade do desempenho de nadadores de nado livre durante 4 anos. Material e Métodos: Estudo de caráter quantitativo e levantamento histórico. Os dados foram obtidos das provas de 50m, 100m e 200m livre do site da Federação Aquática Mineira. Participaram da amostra 78 nadadores (50m= 52; 100m= 19; 200m= 7) ao longo dos anos de 2007 a 2010. Foram realizadas a análise por meio da estabilidade da média, coeficiente de correlação intraclasse (CCI), e estabilidade normativa, analisada pelo coeficiente de correlação de Pearson (r), além da análise da variação no desempenho, ANOVA de medidas repetidas e reportada a variação relativa no desempenho (∆%) entre as temporadas. Resultados: Apresentam uma melhora no desempenho dos nadadores ao longo do tempo (13,3% - 50m; 13,6% - 100m e 15,4% - 200m) e a estabilidade ao longo da temporada 2007-2010 expressa pelo CCI foi elevada: 0,90 (IC95%: 0,66 – 0,96) nos 50m; 0,81 (IC95%: 0,34 – 0,94) nos 100m; 0,83 (IC95%: 0,38 – 0,97) nos 200m. Conclusão: A maioria dos atletas mantiveram melhora nos resultados em todas as distâncias.Item Analysis of discriminatory game variables between winners and losers in women's handball world championships from 2007 to 2017.(2020) Paula, Leandro Vinhas de; Costa, Flavia Eloiza; Ferreira, Renato Melo; Menezes, Rafael Pombo; Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Greco, Pablo JuanThe aim of this study was to identify game variables that discriminated winning from losing teams and to understand how these variables contributed to victory by observing goal differences in matches of the women’s handball world championships. The sample comprised 471 WCh’s games played between 2007 and 2017. The games were grouped into three clusters: balanced games – difference of 1-8 goals; unbalanced games – difference of 9-20 goals; and very unbalanced games – difference of > 20 goals. Generally, the performance of winning teams was significantly higher (in most variables), or lower in the case of the number of technical faults (p<.05). In the balanced games, there was a greater contribution of defensive variables (stolen balls, blocked throws, and goalkeeper’s efficiency indicators) in relation to attack variables (attack efficiency and throw efficiency indicators). For victory, the number of technical faults reduce the chances of winning. Games with the unbalanced and very unbalanced goal differences seem to follow the same tendency; however, in the very unbalanced games, there were more assists, yellow cards and 2-min suspensions. We concluded that the decisive variables for victory in the balanced games showed a greater weight, with a special emphasis on stolen balls followed by offensive variables (throw efficiency indicators, attack efficiency, and technical faults). There was an equal tendency for the games with the unbalanced and very unbalanced outcomes.Item Analysis of the behavior of volleyball coaches of youth female categories.(2020) Prazeres, Jéssica Santos Ferreira; Silva, Luísa Helena; Paula, Leandro Vinhas de; Parma, Juliana Otoni; Hamdan, Mateus Graçano; Ferreira, Renato MeloIn this study, we aimed to analyze the behavioral profile of volleyball coaches of youth categories from both the athletes’ and the coaches’ perspectives. One hundred ten athletes and 18 head coaches and assistant coaches who participated in the 2018 clubs’ Brazilian volleyball championship (Campeonato Brasileiro Interclubes de Voleibol) filled the athlete and coach version, respectively, of the Brazilian version of the Coach Behavior Scale for Sport. The reporting of the goal-setting dimension was not aligned between coaches and athletes (z = 17, p = 0.012, d = 0.78), while no differences were found for the other dimensions (physical training and planning, technical skills, mental preparation, personal rapport, and negative rapport). The mismatch between the perceptions of coaches and athletes for the goal-setting dimension may be related to an underestimation or overestimation by coaches or athletes of the team’s potential and inadequate coach-athlete communication. Coaches should manage their behavior to clearly state for the athletes their personal and collective goals, avoiding frustration, and promoting more commitment with the set goals, increasing the team’s chances of success.Item Ansiedade pré-competitiva e desempenho em jovens atletas de natação.(2016) Lisboa, Ana Luiza Rocha; Ferreira, Renato Melo; Werneck, Francisco Zacaron; Ferretti, Pedro Henrique Sena; Vieira, Aline Alves; Gomes, Raissa Carla; Carolina, Ruana; Coelho, Emerson FilipinoItem Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação.(2020) Pereira, Thaiany Luna Pires; Antonelli, Paulo Ernesto; Oliveira, Emerson Cruz de; Ferreira, Renato MeloIntrodução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância, apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, destacam-se as atividades aquáticas que demonstram melhorar diferentes aspectos comportamentais dos participantes. Objetivo: O objetivo foi avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Método: Foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: Em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: Pode-se concluir que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.Item Avaliação do desenvolvimento longitudinal da carreira esportiva de jovens nadadores : análise descritiva.(2016) Jorge, Graziele Maciel; Werneck, Francisco Zacaron; Oliveira, Géssyca Tolomeu de; Linhares, Lígia Cerceaux; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato MeloItem Avaliação do perfil de jovens atletas de nado sincronizado : análise descritiva do estudo preliminar realizado no V Interfederativo – Rio de Janeiro/2017.(2020) Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson Filipino; Werneck, Francisco Zacaron; Martins, Tathiane Rodrigues; Mazzi, Beatriz LeiteItem Avaliação do potencial esportivo de jovens atletas de natação : análise descritiva do estudo preliminar realizado no Troféu Fernanda Ferraz – Ipatinga/2015.(2015) Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson Filipino; Werneck, Francisco Zacaron; Figueiredo, António José; Vieira, Aline Alves; Ferretti, Pedro Henrique Sena; Gomes, Raíssa Carla; Batista, RuanaItem Avaliação e desenvolvimento do potencial esportivo de jovens alunos/atletas do Colégio Militar de Juiz de Fora/MG : resultados - 2015.(2015) Werneck, Francisco Zacaron; Coelho, Emerson Filipino; Ribeiro Júnior, Dilson Borges; Miranda, Luciano; Ferreira, Renato Melo; Figueiredo, António José; Barbosa, Davi Mól; Paula, Hugo Leonardo Barros de; Pina, Humberto Greco Teixeira; Melo, Ana Clara; Pires, Bárbara Bepler; Teixeira, Gabriela; Oliveira, Vinícius Pinheiro deDesde 2014, o Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE), do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP), através do Grupo de Estudos do Jovem Atleta (GEJA), tem investigado temáticas relacionadas à identificação e desenvolvimento de talentos esportivos, maturação, desempenho e treinamento esportivo de longo prazo. Considerando a carência de estudos científicos com jovens atletas, no que diz respeito à identificação e desenvolvimento de talentos esportivos no Brasil e a necessidade de se produzir conhecimentos aplicáveis que atendam às solicitações da prática pelos professores/treinadores, o LABESPEE realizou uma parceria com o Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), com a finalidade de desenvolver uma Metodologia de Avaliação do Potencial Esportivo de Jovens Alunos/Atletas. O objetivo desta ferramenta é de orientação e suporte nas decisões do professor/treinador, visando identificar jovens com maior potencial de excelência no esporte e auxiliar no processo de desenvolvimento desses alunos/atletas.Item Características antropométricas funcionais e maturacionais de jovens atletas e não atletas de um colégio militar.(2016) Miranda, Luciano; Werneck, Francisco Zacaron; Gonzaga, Daniel Filipe; Ferreira, Renato Melo; Ribeiro Júnior, Dilson Borges; Coelho, Emerson Filipino; Vianna, Jeferson MacedoItem Características antropométricas, funcionais, psicossociais e maturacionais de jovens atletas de handebol de um colégio militar.(2016) Matozinhos, Luíza Nascimento; Werneck, Francisco Zacaron; Miranda, Luciano; Ferreira, Renato Melo; Coelho, Emerson FilipinoItem Características antropométricas, funcionais, psicossociais, maturacionais e habilidades táticas de jovens atletas de basquetebol de um colégio militar.(2016) Bizerra, Harrison Assis; Dores, Élcio Rodrigues das; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Ribeiro Júnior, Dilson Borges; Miranda, Luciano; Werneck, Francisco ZacaronItem Características multidimensionais de jovens atletas de voleibol de um colégio militar.(2016) Silva, Fabio Junio de Miranda; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Werneck, Francisco ZacaronItem Características preditoras da escalação de jovens atletas de futsal.(2015) Werneck, Francisco Zacaron; Bara Filho, Maurício Gattás; Coelho, Emerson Filipino; Ferreira, Renato Melo; Soares, Tufi Machado; Paula, Hugo Leonardo Barros deObjetivo: O presente estudo investigou variáveis psicológicas, cognitivas e de competência esportiva que, isoladamente ou em conjunto, predizem a escalação de jovens atletas de futsal como titulares ou reservas. Amostra: Foi composta por 115 atletas do sexo masculino das categorias sub-13, sub-15 e sub- 17 anos, durante um campeonato de nível regional. Métodos: Avaliou-se o nível de motivação (teste SMS-BR), perfil de humor (teste de BRUMS), ansiedade traço pré-competitiva (teste SCAT), desempenho escolar e percepção de competência. O potencial esportivo dos atletas foi avaliado pelos técnicos. Para análise dos dados, utilizou-se a regressão logística, considerando-se como variável dependente a escalação do atleta como titular ou reserva no primeiro jogo de sua equipe. Resultados: A combinação entre o número de repetências na escola, a percepção de competência, a motivação intrínseca, o vigor e o potencial esportivo possibilitou a classificação correta de 84,3% dos atletas como titulares ou reservas, sendo que o percentual de acerto foi maior para os atletas reservas (91,6%) do que para os titulares (65,6%). O modelo preditivo final apresentou a seguinte equação: Y = 1 / [ + exp (-14,398 + 1,176.Número de repetências – 0,233.Motivação Intrínseca pela Experiência + 0,160. Autoavaliação de competência + 0,435.Vigor + 1,544.Avaliação técnico)]. O potencial esportivo e o número de repetências na escola foram as variáveis com maior poder de predição da titularidade dos atletas. Conclusões: Fatores psicológicos, cognitivos e de competência esportiva são preditores da titularidade de jovens atletas de futsal, sendo importantes na identificação de talentos nesta modalidade. ____________________________________________________________________________________Item Características preditoras do potencial esportivo de jovens futebolistas.(2017) Paula, Hugo Leonardo Barros de; Coelho, Emerson Filipino; Matta, Marcelo de Oliveira; Ferreira, Renato Melo; Figueiredo, António José Barata; Werneck, Francisco ZacaronItem Carreira esportiva de nadadores : o que, onde e por quanto tempo nadar?(2019) Jorge, Graziele Maciel; Werneck, Francisco Zacaron; Soares, Everton Rocha; Dinis, Mauro de Sousa; Oliveira, Géssyca Tolomeu de; Lisboa, Ana Luiza Rocha; Ferreira, Renato MeloIntrodução: Uma carreira esportiva apresenta diversas fases de desenvolvimento e apresentam características específicas. Uma avaliação longitudinal necessita conhecimento sobre a carreira dos atletas e resultado em competições. Objetivo: Analisar os resultados da carreira de nadadores do Estado de Minas Gerais, durante o período de 2002 à 2016, e identificar as preferências competitivas (tipos de prova), transferências para outros clubes e o momento do abandono desses nadadores. Método: Foram analisados os resultados das principais competições estaduais da carreira esportiva de 4756 nadadores. Os dados foram coletados no site da federação estadual e transcritos em uma tabela, foi realizada análise descritiva e inferencial. Resultados: A partir da análise dos resultados, das categorias mirim à sênior, foi possível estabelecer que os atletas optam por competir em menores distâncias e no nado livre, que o tempo para se transferirem de um clube é de dois anos e que o abandono ocorre próximo aos 14 anos. Conclusão: Conclui-se que que os atletas preferem provas de velocidade, que a carreira da maioria dos atletas é breve, e que os melhores resultados precedem o abandono, aos 14 anos.Item Comportamento de treinadores de futebol para amputados : estudo baseado na percepção dos atletas.(2019) Simim, Mário Antônio de Moura; Ferreira, Renato Melo; Penna, Eduardo Macedo; Silva, Bruno Victor Corrêa daO objetivo do estudo foi caracterizar a percepção dos atletas de futebol para amputados em relação aos comportamentos dos seus treinadores. Participaram 43 atletas de futebol para amputados (média de idade 33,0±8,8 anos e tempo de experiência de 7,5±5,2 anos) que responderam ao instrumento ECT-A. Esse instrumento é dividido em seis dimensões: Treinamento Físico (TF); Treinamento Técnico (TT); Preparação mental (PM); Estabelecimento de objetivos/metas (EM); Reforço Pessoal Positivo (RP); Reforço Pessoal Negativo (RN). Foi identificado que os atletas apresentaram maiores percepções para as dimensões RP (5,19±1,49) e TT (4,85±1,49). Na comparação das dimensões, verificou-se que a dimensão RN apresentou valores inferiores às demais dimensões (p < 0,001). Concluiu-se que os comportamentos dos treinadores de futebol para amputados preferidos pelos atletas são o reconhecimento e a recompensa por bons desempenhos, a realização de treinamentos exigentes e o envolvimento do treinador em ajudar os atletas a serem mais autoconfiantes.Item O contexto do desenvolvimento psicossocial de jogadores de futebol para amputados.(2017) Simim, Mário Antônio de Moura; Silva, Bruno Victor Corrêa da; Penna, Eduardo Macedo; Ferreira, Renato MeloO objetivo do presente estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento psicossocial dos jogadores de futebol para amputados. Participaram 16 atletas, do sexo masculino, pertencentes a uma equipe de Futebol para Amputados, com idade média de 34,1±8,9 anos, tempo total de prática na modalidade de 11,0±7,9 anos e que disputam competições nacionais e internacionais. Para coleta de dados aplicou-se um questionário para identificação da Experiência Esportiva, Pratica Deliberada e Influência nos momentos iniciais, continuação e ápice da carreira esportiva dos atletas. Os principais influenciadores para os atletas de FA iniciarem e se manterem na prática da modalidade foram os amigos (44% e 46% respectivamente). A Família é quem mais influencia (42%) quando o atleta alcance o ápice da carreira. Concluímos que o contexto do desenvolvimento psicossocial dos jogadores aponta início tardio da pratica. Além disso demonstramos a importância de amigos e familiares para um bom desenvolvimento do atleta no esporte, bem como o bom relacionamento com o treinador e a motivação/superação como principais influencias durante o ápice da carreira.Item Determinantes do desempenho no atletismo : uma perspectiva dos treinadores.(2022) Aguiar, Caio Marcio; Coelho, Emerson Filipino; Paula, Heber Eustáquio de; Ferreira, Renato Melo; Lima, Jorge Roberto Perrout de; Werneck, Francisco ZacaronIntrodução: a avaliação do potencial esportivo é uma etapa importante na descoberta de novos talentos e deve utilizar preditores relevantes do desempenho. Objetivo: investigar a importância atribuída por treinadores aos determinantes do desempenho no atletismo, analisando diferenças entre os tipos de prova. Metodologia: participaram 12 treinadores brasileiros de atletismo (11 homens; 83% de Minas Gerais; 75% com experiência no alto rendimento e 42% com títulos internacionais). Aplicou-se um questionário contendo seis fatores e 51 indicadores do desempenho no atletismo. Os treinadores responderam em relação a importância atribuída aos fatores antropométrico, físico-motor, técnico, tático, psicológico e socioambiental, numa escala Likert (1-nada importante e 5-extremamente importante) e a ordem de importância, considerando do 1o ao 6o mais importante. Avaliaram ainda a importância para o desempenho de velocistas, fundistas, saltadores, lançadores e provas combinadas. Resultados e discussão: a ordem de importância dos fatores de desempenho foi: 1o) Físico-motor, 2o) Técnico, 3o) Psicológico, 4o) Antropométrico, 5o) Tático e 6o) Socioambiental. O fator tático, entretanto, foi o mais importante para os fundistas e atletas de provas combinadas. Conclusão: a opinião dos treinadores revelou que as características físico-motoras, técnicas e psicológicas são, nesta ordem, os principais fatores determinantes do desempenho no atletismo. Porém, é preciso considerar as diferenças observadas em relação aos grupos de provas, pois cada um apresenta particularidades que caracterizam um perfil específico.