Navegando por Autor "Dulci, Luciana Crivellari"
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Item Da técnica ao ensino superior : um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro.(2020) Dulci, Luciana CrivellariO ensino superior em Design de Moda tem início, no Brasil, por volta dos anos 1990. Inicialmente foi oferecido pela iniciativa privada, em um momento de crescente urbanização, industrialização e demandas de setores do mercado. A preocupação central deste artigo é refletir sobre a constituição, em nível superior, da formação em Moda no Brasil, a partir de um recorte da Região Sudeste e evidenciar, através de análises que envolvem um olhar sobre as matrizes curriculares destes cursos, bem como sobre aspectos históricos e sociais, as causas e os objetivos da transposição de uma formação tradicionalmente técnica para o ensino superior. Para esta análise, realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro, assim como as matrizes curriculares de bacharelados e cursos tecnológicos em Moda, em instituições públicas e privadas do país.Item Encruzilhada : perspectivas circenses e a vivência Iuna de Capoeira Angola.(2023) Thiago, Tábatta Iori; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dulci, Luciana Crivellari; Bortolini, Neide das Graças de Souza; Dulci, Luciana Crivellari; Souza, Alda Fátima de; Silva, Edson Moreira da; Cavalcante, Alex Beigui de PaivaEsta pesquisa investiga o cruzamento entre as práticas pedagógicas decoloniais advindas de projetos sociais da Capoeira Angola de Mestre Primo (Grupo Iuna - BH/MG) e as práxis de Circo Social. A partir de um diálogo com artistas circenses através de um Mapeamento online, foi realizado um mapeamento em torno de vidas circenses nas perspectivas de colonialidade, ou ainda difundidos nas artes circenses, ou decolonialidade, com um recorte para o aprofundamento dos possíveis riscos diversos que permeiam o universo do circo. Junto a esses estudos se contextualizam as origens e trajetória das artes circenses e do Circo Social, com o objetivo de entender o quanto os fundamentos decoloniais e antirracistas da Capoeira Angola, difundida por Mestre Primo e pelo Grupo Iuna, são potentes inspirações para as práticas libertárias do ensino no contexto do Circo Social. É registrada a origem e o trabalho do Grupo Iuna na periferia do Bairro Saudade em Belo Horizonte. Em suma, essa pesquisa dedica-se à reflexão acerca da encruzilhada de saberes que pode auxiliar no enfrentamento do risco social que a maioria das crianças e jovens dos projetos de Circo Social enfrentam.Item Globalização, moda e a cultura do consumismo.(2015) Dulci, Luciana CrivellariEste artigo é um ensaio teórico que tem como proposta tecer uma reflexão sociológica a respeito do tempo presente, com suas tendências globalizadoras, e analisar como essas características influenciam a moda deste tempo e a relação com o consumo.Item Moda e modas no vestuário : da teoria clássica ao pluralismo do tempo presente.(2019) Dulci, Luciana CrivellariEste trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro refere-se às teorias que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva analítica explicou a moda desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata das modas plurais do tempo presente que, acredita-se, não podem mais ser explicadas por este primeiro cenário teórico. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica ainda explica as modas contemporâneas e em quais aspectos as modas plurais de hoje se diferenciam no seu movimento de renovação.Item Os trajes de cena do espetáculo Oxum : o terreiro chega ao palco.(2023) Garcia, Thais Soares; Dulci, Luciana Crivellari; Dulci, Luciana Crivellari; Abreu, Ana Carolina Fialho de; Santos, Clóvis Domingos dos; Bortolini, Neide das Graças de SouzaA dissertação discorre sobre o espetáculo Oxum, com o intuito de observar como se estabelece o entrelaçamento das manifestações culturais-religiosas com as práticas artísticas, entre os campos do Teatro e do Candomblé. Especificamente, tem por objetivo principal, pensar a relação entre traje de cena, ancestralidade e teatro, a partir da análise do espetáculo Oxum (Fernanda Júlia e José Carlos Arandiba, 2018), apresentado pelo Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), na cidade de Salvador, Bahia. Propõe-se, ainda, a respeito dos trajes de cena utilizados no espetáculo Oxum, destacar de que forma o traje se torna um elemento “movente”, isto é, como ele foi pensado para a cena teatral a partir da vivência dos/as artistas do NATA no Candomblé. Assim, investigar como se estabeleceu a relação de um espetáculo teatral com o Candomblé, a partir de seu figurino (movente entre o Candomblé e o Teatro). Os trajes são analisados e narrados a partir da minha leitura sobre o espetáculo, dialogando com conceitos usados por Fausto Viana e Carolina Bassi e Gilda de Mello e Souza, no percurso sobre a história do traje. E ainda Zeca Ligiéro, Leda Maria Martins, Juana Elbein, Luis Parés, Luiz Rufino e Fernanda Julia, que muito me ensinaram em leituras e em vivências sobre Candomblé, Teatro e Culturas Afro-Brasileiras.