Navegando por Autor "Costa, Adilson Rodrigues da"
Agora exibindo 1 - 20 de 64
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Abrasiveness of iron ores : analysis of service-worn conveyor belts and laboratory Dry Sand/Rubber Wheel tests.(2022) Nins, Barbara; Penagos, Jose Jimmy; Carneiro, Leandro Moreira; Münch, Daiane; Falqueto, Patrick Amaral; Viáfara, Cristian Camilo; Costa, Adilson Rodrigues daBelt conveyors are currently one of the most commonly used technologies for transporting iron ore. Of the components of the conveyor system, the belt is the most expensive and susceptible to damage. Failures due to wear of the rubber cover lead to downtime for corrective maintenance, greater operational risks and performance and economic losses. To improve the tribological performance of conveyor belts, it is necessary to know the main parameters that influence their wear. As wear behavior is not an intrinsic property of a material, the most reliable results are obtained when the wear mechanisms produced in laboratory tests are similar to those in service. In this work, two types were investigated of belt rubber, one new and one worn in service, and four types of iron ore in two class sizes. Loose abrasive wear tests were carried out using the Dry Sand/Rubber Wheel apparatus with belt rubber test pieces and iron ores as abrasives. This work characterized the wear mechanisms that occur in service and in laboratory tests. The predominant wear mechanism found was the formation of Schallamach waves. In the wear tests, Friable Hematite samples presented the highest abrasiveness. In addition, the chemical, mineralogical and morphological features of the iron ore samples were characterized. The high abrasiveness of Friable Hematite was possibly due to the mineral assembly.Item Abrasividade de polpas minerais associadas às propriedades do abrasivo : morfologia, concentração, tamanho médio e natureza das partícula.(2018) Siqueira, Francismar Silva; Costa, Adilson Rodrigues da; Costa, Adilson Rodrigues da; Solé, Rubén Antonio Llobell; Lima, Milton Sérgio Fernandes deO transporte de matérias primas por meio de dutos é uma tendência de diversos setores da indústria. Trata-se de um meio de transporte de baixo custo, prático e de baixo impacto ambiental, se comparado aos demais meios de transporte disponíveis. A indústria mínero metalúrgica emprega largamente o sistema de minerodutos. Tanto entre as etapas de processamento, transportando o minério entre plantas industriais para etapas intermediárias de beneficiamento, como para escoar o produto final até a região portuária. Portanto, o estudo de condições ótimas de transporte destes bens minerais é de importância estratégica para as indústrias deste setor. O estudo da abrasividade dos insumos minerais transportados pode contribuir com esta otimização. A proposta deste trabalho é estudar a abrasividade de polpas e lamas minerais de acordo com a metodologia Miller, cujos critérios são definidos na norma ASTM G75-15, contribuindo assim para melhor compreensão dos fatores envolvidos no desgaste destes minerodutos. Mais especificamente, busca-se relacionar a abrasividade de polpas e lamas minerais transportadas em minerodutos à morfologia das partículas, diluição (porção das lamas composta por sólidos) e gênese mineral. Propõe-se ainda a elaboração de um banco de dados de abrasividade de lamas minerais com os resultados obtidos. Pretende-se desta forma, contribuir para a otimização do sistema de transporte de lamas e polpas minerais por meio de minerodutos.Item Análise computacional de dormentes de aço para avaliação dos efeitos de geometria e contato com lastro sobre o comportamento mecânico da superestrutura ferroviária.(2021) Jales, Erivaldo Santos; Costa, Adilson Rodrigues da; Bortoleto, Eleir Mundim; Costa, Adilson Rodrigues da; Souza, Roberto Martins; Vasconcelos, Renato Lataliza; Bortoleto, Eleir MundimOs dormentes de aço utilizados em vias permanentes ferroviárias apresentam, em geral, uma vida útil longa porém estão sujeitos a alteração de geometria, o que diminui a capacidade de suporte a esforços de operação e aumenta a taxa de deterioração. Trechos ferroviários com condições inadequadas de lastro agravam essa situação. Este trabalho objetiva a análise de tensões mecânicas em dormentes de aço pela aplicação do Método de Elementos Finitos (MEF), a partir da obtenção da geometria fidedigna de um dormente pela aplicação conjunta de técnicas de escaneamento laser 3D da superfície da peça e de processamento em programas de Desenho Assistido por Computador (DAC). Nas análises estáticas MEF foram avaliadas diferentes condições de lastro equivalentes a situações observadas em campo. A geometria escaneada do dormente permitiu obter uma representação adequada para fins de modelagem computacional, superando restrições de acesso a desenhos de projeto original, bem como comparar os resultados com a geometria de um dormente já empregado em campo. As análises de tensões e deslocamentos verticais através do MEF assistida pelo escaneamento laser da geometria real mostrou-se adequada para garantir maior representatividade dos resultados, a comparação com modelos analíticos e a relação com os esforços reais relatados pela literatura ferroviária.Item Análise do processamento de materiais com laser Yb-fibra e perspectivas na engenharia de mini-VANTs.(2017) Coelho, Bruno Nazário; Costa, Adilson Rodrigues da; Lima, Milton Sérgio Fernandes de; Costa, Adilson Rodrigues da; Caldeira, Lecino; Krüger, Fernando Leopoldo von; Araújo, Fernando Gabriel da Silva; Bianchi, Rodrigo Fernando; Lima, Milton Sérgio Fernandes deO avanço tecnológico dos lasers nos últimos anos, aliado ao desenvolvimento da automação e da robótica possibilitaram a aplicação desta tecnologia em processos industriais que requerem alta confiabilidade, precisão e repetibilidade. Devido às vantagens proporcionadas pelo processamento de materiais a laser, as industrias aeroespacial e automobilística tem demonstrado grande interesse em sua utilização. O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver experimentalmente o processamento de materiais a laser aplicado a chapas de diferentes materiais de interesse industrial e analisar a influência dos parâmetros operacionais. Além disso, comparar os resultados experimentais com simulações computacionais e avaliar a presença de defeitos nas regiões processadas. Ainda como objetivo deste trabalho, projetar e desenvolver o protótipo multi-material de um mini-VANT. Foi utilizado um laser Yb-fibra com 2kW de potência para o processamento da liga de alumínio aeronáutico AA6013-T4 e de um aço baixo carbono, em duas diferentes condições experimentais de aporte térmico (13J/mm e 30J/mm). A potência do laser foi variada entre 650W e 2kW e a velocidade do processo entre 33mm/s e 150mm/s. Como resultado deste trabalho, observou-se que é possível obter dois processos opostos (corte e soldagem) e diferentes mecanismos de soldagem (condução e keyhole) para um mesmo valor de aporte térmico. O aporte térmico de 13J/mm apresentou os melhores resultados para a soldagem do AA6013- T4, com as condições experimentais D (2000W e 150mm/s) e E (1300W e 100mm/s). Já para o aço, os melhores resultados foram para o aporte térmico de 30J/mm, nas condições experimentais A (2000W e 66mm/s) e B (1500W e 50mm/s). Observou-se no AA6013-T4 uma a redução da dureza de 110HV no metal base para 75HV-95HV na região processada. Os resultados observados na simulação apresentaram uma boa correlação com os resultados experimentais, possibilitando a análise do gradiente térmico e a distribuição de temperatura no material ao longo do processamento. Complementarmente, foram realizados diversos testes de voo com o protótipo do mini-VANT VTOL desenvolvido, que apresentou bons resultados para o sistema de estabilização e navegação semi-automática.Item Análise do risco de danos por vibração mecânica nos monumentos setecentistas do caminho tronco de Ouro Preto.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Resende, Luiz Mauro de; Costa, Adilson Rodrigues daA conservação de um Centro Histórico é uma atividade que envolve aspectos múltiplos, passando pelo conhecimento dos materiais e das técnicas construtivas, dos agentes de degradação, das características do solo, da utilização dos espaços, e ainda outros. No caso de Ouro Preto, um aspecto a ser considerado é a incidência de vibrações mecânicas causadas pelo trânsito de veículos automotores. Estas vibrações são transmitidas do solo para as edificações, podendo causar danos. A intensidade e a desordem do trânsito de veículos na cidade de Ouro Preto geram um grave problema para a comunidade. Observamos com freqüência a ocorrência de acidentes, pondo em risco a integridade física das pessoas, e de danos ao patrimônio causados pelo efeito das vibrações. Esta dissertação estabelece os parâmetros científicos necessários ao entendimento da forma e das conseqüências da presença das vibrações no acervo edificado. Fornece os elementos e possibilita a formatação de um mapa de risco de danos para os setores de maior interesse de preservação. Para tanto, são utilizados conceitos científicos consagrados relacionados à composição e ao comportamento da matéria, conceitos matemáticos e estatísticos aplicados aos resultados obtidos nas medições das vibrações mecânicas dos solos superficiais, e ainda conceitos teóricos específicos da ciência da conservação e do restauro. Tal mapa foi idealizado a partir do cruzamento dos dados obtidos ao longo de pesquisa (tipo de solo, sistema construtivo, período do ano, horário, tipo e fluxo de veículos, níveis de vibração), e deverá subsidiar as ações restritivas ao trânsito de veículos no Centro Histórico. Ele pretende apresentar de forma clara e precisa os resultados obtidos na pesquisa, e facilita o entendimento das condições às quais estão submetidos determinados monumentos existentes na cidade.Item Análise térmica do molde de lingotamento contínuo de tarugos.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2007) Taconi, Leonardo Leonel; Costa, Adilson Rodrigues daO presente estudo traz uma análise do comportamento térmico de um molde de Lingotamento Contínuo de tarugos (Gerdau Acominas) a partir de medições de temperatura nas paredes e da energia extraída pela água de refrigeração do molde. O teste foi realizado num veio central (veio 03) e a análise dos resultados das medições, permitiu obter o perfil térmico do molde durante o lingotamento do aço SAE 1027 na bitola de 130x130mm e utilizando-se óleo como lubrificante. Os resultados encontrados mostram que o Fluxo de Calor dentro do molde não é uniforme nas quatro faces, promovendo instabilidade operacional e defeitos de forma nos tarugosItem Caracterização de filmes finos : caso do nitreto de alumínio depositado sobre alumínio.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Pinto, Júlio Félix de Miranda Coelho; Costa, Adilson Rodrigues daO nitreto de alumínio (AlN) é um material de alta dureza e elevada condutividade térmica, além disso é resistente a altas temperaturas e ambiente cáustico sendo, portanto, adequado para revestimentos de proteção e com grande potencial de aplicação como cerâmica semicondutora na indústria microeletrônica. Estas propriedades o colocam como material de interesse para a utilização em aplicações tribológicas, na forma de filmes protetores de ligas pouco resistentes à abrasão, em particular as ligas de alumínio. O AlN que motivou este trabalho foi preparado por pulverização catódica em campo magnético (Magnetron Sputtering) sobre substratos de Al, obtidos através de diferentes condições de extração de calor, de modo a permitir a avaliação da aderência sob ampla variação microestrutural do substrato. Deste modo foi possível elaborar cristais de dimensões macroscópicas, com distintas orientações cristalográficas, que foram detectadas por EBSD. Objetivando avaliar a aderência do filme fino de AlN depositado sobre os cristais de alumínio foram realizados ensaios de microdureza, ondas de choque de pulso laser, contração térmica diferencial e desgaste por esfera rotativa. Estes ensaios junto com as análises microscópicas (MO, AFM e MEV) permitiram evidenciar aspectos qualitativos relacionados à aderência. As regiões em que o filme apresentou uma superfície mais suave (lisa) teve uma aderência melhor do que as regiões em que o filme apresentou uma certa rugosidade. No entanto, as regiões rugosas acomodaram melhor as tensões, funcionando como uma barreira contra a formação de trincas.Item Caracterização microestrutural de um provável fragmento do meteorito Itutinga.(2010) Nunes, Gilson Antônio; Costa, Adilson Rodrigues da; Cassino, Flávio Sandro Lays; Souza Júnior, Paulo Antônio deO Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto possui um fragmento de meteorito metálico com 110,76g denominado Itumirim, encontrado próximo a Itutinga, cidade do interior de Minas Gerais, distante 228 km de Belo Horizonte. Realizando-se análises ao microscópio eletrônico de varredura (MEV), determinou-se a classifi cação estrutural do fragmento Itumirim como octaedrito médio, Om. As fases mineralógicas presentes foram determinadas recorrendo-se às análises com o detector de energia dispersiva de raios X (EDS) acoplado ao MEV e com o espectrômetro Mössbauer miniaturizado, MIMOS II. Esses resultados somados à correlação existente entre classificação estrutural e química permitiram classificar o fragmento Itumirim como pertencente ao grupo IIIAB, a mesma classificação do meteorito Itutinga.Item Caracterização microestrutural e textural, por difração de elétrons retro-espalhados (EBSD), da liga de alumínio 5052 soldada a LASER.(2014) Moreira, Thiago Augusto de Sousa; Costa, Adilson Rodrigues daAtualmente, existe na indústria da mobilidade uma busca constante pelo aumento da produtividade, eficiência, desempenho e redução de peso, custos e emissão de poluentes, o que resulta na busca constante por novas tecnologias. Neste contexto, materiais tradicionais como os aços estão sendo substituídos por outros, como por exemplo, as ligas de alumínio, que possuem alta razão entre resistência mecânica e densidade, boa resistência à corrosão e alta condutividade elétrica e térmica. Também novos processos de fabricação estão sendo implementados. A utilização de LASER´s de alta densidade de potência permite que os materiais sejam soldados, com reduzida zona termicamente afetada em relação a outros processos de soldagem. Entretanto é de extrema importância verificar a influência dos parâmetros operacionais, utilizados neste tipo de soldagem, na formação da microestrutura do material a fim de relacioná-los com as propriedades mecânicas apresentadas por este após o processo. A escolha adequada dos parâmetros operacionais é fundamental para a garantia da qualidade dos cordões de solda. Neste trabalho, foi estudada a influência da variação de potência no processo de soldagem a LASER Yb:fibra, na formação da microestrutura e textura cristalográfica da solda em liga de alumínio AA5052. As potências adotadas foram: 600, 800 e 1000W. Na caracterização das soldas, feita com base nas técnicas de Microscopia Ótica e Eletrônica de Varredura (MEV), Difração de Elétrons Retro-espalhados (EBSD) e Microdureza Vickers, foi possível determinar a microestrutura, a textura cristalográfica e a microdureza obtida por cada variação de potência.Item Chemical modification of lignocellulosic materials by irradiation with Nd-YAG pulsed laser.(Applied Surface Science, 2001) Botaro, Vagner Roberto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Arantes Júnior, Gilberto; Costa, Adilson Rodrigues daMost reports about modification of lignocellulosics are mainly based on chemical modifications such as specific reactions on hydroxyl groups of cellulose. In this work, we describe the irradiation of Whatman 5 filter paper, microcrystalline cellulose and organosolv lignin with Nd-YAG laser pulses at 1064 nm. The chemical and structural properties of the degraded products were investigated by using FTIR and UV spectroscopies, conductimetrical and SEC analyses. While irradiation affects molar mass and polydispersity of lignin, no detrimental effects caused by Nd-YAG laser treatments were observed for cellulose samples. These results demonstrate that Nd-YAG laser can be used as a practical and selective degradation tool, opening a new field for obtaining surface modified natural fibers.Item A comparative study of the heat input during laser welding of aeronautical aluminum alloy AA6013-T4.(2018) Coelho, Bruno Nazário; Lima, Milton Sérgio Fernandes de; Carvalho, Sheila Medeiros de; Costa, Adilson Rodrigues daThe heat input is the amount of energy supplied per unit length of the welded workpiece. In this study, the effect of two different heat inputs in laser beam welding of a high strength aluminum alloy AA6013-T4 was evaluated from macrostructural and microstructural points of view. The experiments were performed using a continuous wave 2 kW Yb-fiber laser with 100 μm spot size on the upper surface of the workpiece. Keeping the heat input at a given level, 13 or 30 J/mm, the laser power was changed from 650 W to 2 kW and the welding speed from 33 to 150 mm/s. In the condition of higher heat input 30 J/mm it was possible to obtain both cutting and welding processes. For 13 J/mm, welding processes were obtained in conduction and keyhole modes. The equiaxed grain fraction changed with changing speed for the same heat input. The laser processing induced a decrease in the hardness of the weld bead of about 25% due to the solubilization of the precipitates. The estimated absorptivities of the laser beam in the liquid aluminum changed largely with experimental conditions, from 4.6% to 10.5%, being the most significant source of error in measuring the real amount of energy absorbed in the process. For the same heat input the macrostructure of the welded surfaces, i.e., humps and dropouts, changed as well. All these facts indicate that the heat input is not a convenient method to parameterize the laser beam welding parameters aiming the same weld features.Item Computational fluid dynamics and experimental analysis of a coated stainless steel gas turbine blade.(2019) Souza, Leandro Augusto; Leal, Elisângela Martins; Costa, Adilson Rodrigues da; Lima, Milton Sérgio Fernandes deThis work Aims to analyze, through computational fluid dynamics (Cfd) with the concept of conjugate heat transfer (Cht), the effect of the Thermal Barrier coating and the cooling systemon an Austenitic Stainless steel blade in order to Evaluate the Temperature Behavior of the Material. Although this Steel has a Lower cost compared to Super ALLOYS, it has Similar Properties, Such as the Thermal Expansion Coefficient, chemical Affinity and Melting point. this Evaluation used Ansys® Cfx Software ot Solve the Numerical Problem. the Systemis Validated by Comparing the computational Results to an Experiment. Gas Turbine Blades have a low weight and an Elevated cost. this cost came Mainly form both the Material used and the Sophisticated coating and cooling Method. Thermal Barrier Coatings Associated to a cooling System are Employed on gas Turbine Blades to Increase the Lifetime of the Blade and the gas Turbine Performance. the study Indicates that the Thermal Barrier coating and ahe cooling System were Efficient At Reducing the Temperature of the Metallic Substrate By 160°C. this can Indicated that Stainless steel Blades can be used in gas turbines where the Metallic Temperature limit was not be reached.Item Contribuição à caracterização microestrutural dos meteoritos metálicos Itutinga e Itumirim.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2006) Nunes, Gilson Antônio; Costa, Adilson Rodrigues daA massa principal do meteorito metálico Itutinga com 46,21kg pertence ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Além deste meteorito o museu possui um fragmento de meteorito metálico com 110,76g denominado Itumitim, com local de queda próximo a Itutinga, cidade do interior de Minas Gerais, distante 228km de Belo Horizonte. Realizando-se análises ao microscópio eletrônico de varredura (MEV) e de microdureza Vickers, determinou-se a classificação estrutural do fragmento Itumirim como octaedrito médio, Om. Com análises no detector de energia dispersiva de raios-X (EDS) acoplado ao MEV e no espectrômetro Mössbauer miniaturizado (MIMOS II) identificou-se as fases mineralógicas presentes. Estes resultados somados à correlação existente entre classificação estrutural e química permitiram classificar o fragmento Itumirim como pertencente ao grupo IIIAB.Item Contribuição aos estudos dos mecanismos de interação das partículas abrasivas com as microestruturas de ferros fundidos em processo de desgaste.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2004) Novelli, Luciano Alves; Costa, Adilson Rodrigues daEste estudo permitiu avaliar o desgaste de alguns ferros fundidos alto cromo empregados em componentes de bombas centrífugas, utilizadas em circuitos de bombeamento de polpas de minério de ferro. O desgaste é provocado pela ação erosiva e abrasiva das partículas de sílica e de minério de ferro presentes na polpa. Ao longo dos trabalhos foram desenvolvidas análises metalográficas das amostras tal como elas foram fabricadas e após tratamento térmico de tempera em óleo, análise do percentual de carbonetos, ensaio de dureza HRc , caracterização da interação das partículas abrasivas com a estrutura dos ferros fundidos. O efeito da morfologia dos carbonetos presentes na matriz e sua relação com o desgaste foi analisado levando em conta o “grau de arredondamento” dos carbonetos de cromo. Ensaios de perda de massa com abrasivo contendo partículas de tamanho médio de 3μ e 6 μm permitiram quantificar as taxas de desgaste de modo a correlacioná-las com as microestruturas. Estes testes, realizados por intermédio do “ensaio de abrasão com esfera” (ball abrasion test), permitiram verificar o efeito dos elementos de liga, presentes em alguns ferros fundidos com alto teor em cromo, na diminuição da resistência ao desgaste destes materiais. Os resultados obtidos contribuíram para ampliar nossa compreensão sobre o desgaste de ferros fundidos alto cromo, em particular no que se refere à interação das partículas abrasivas com a matriz e os carbonetos nela distribuídos.Item Controle da magnitude do Efeito Bauschinger em arame de aço ultra baixo carbono.(2023) David, Felipe Farage; Costa, Adilson Rodrigues da; Liberato, Frank de Mello; Costa, Adilson Rodrigues da; Liberato, Frank de Mello; Andrade, Rodrigo Ribeiro de; Batista, Ben Dêivide de Oliveira; Corrêa, Elaine Carballo Siqueira; Cetlin, Paulo RobertoO processo da microlaminação a frio de arames promove o aumento da resistência mecânica e diminuição da ductilidade do aço. Para restaurar essas propriedades mecânicas, é empregado o tratamento térmico de recozimento, processo de alto custo operacional e com impactos ambientais, devido à utilização de chumbo líquido e queima de combustíveis fósseis. Esta pesquisa mostra que é possível controlar as propriedades mecânicas, tais como limite de escoamento, limite de resistência e alongamento uniforme, do arame de aço ultra baixo teor de carbono, por meio de esforços cíclicos de flexão aplicados por polias. Esses esforços cíclicos desencadeiam o Efeito Bauschinger, fenômeno responsável por promover o alívio de tensões a frio no metal. O estudo foi realizado em um Delineamento Inteiramente Causalizado (DIC) em esquema fatorial duplo. Os fatores utilizados para promover e controlar a magnitude desse efeito foram: o número de polias e o diâmetro das polias aplicados por meio da flexão cíclica. Foi utilizado o Critério de Informação de Akaike (AIC) para comparar diferentes modelos e estudo de regressão para explorar a relação da resistência mecânica e plasticidade em função do número e diâmetro das polias. Gráficos de superfície de resposta e de contorno foram utilizados para analisar e comprovar o controle da magnitude do Efeito Bauschinger em função desses fatores. Os modelos estatísticos comprovaram um aumento máximo do alongamento uniforme de 99% e redução máxima do limite de escoamento de 14%. A análise microestrutural via difração de elétrons retroespalhados (EBSD/MEV) foi determinante para evidenciar que a flexão cíclica é capaz de promover a reorientação homogênea dos grãos e, também, diminuir a desorientação média que está diretamente relacionada com a redução da densidade das deslocações, justificando o alívio de tensão promovido pelo Efeito Bauschinger. Ao final, confirmou-se que existe uma interação entre os fatores estudados no controle da magnitude do Efeito Bauschinger, sendo a Metodologia de Superfície de Resposta (MSR) determinante para escolha da equação geral que melhor representa a variação da resistência mecânica e da plasticidade. Dessa forma, a Siderurgia poderá contar com o controle das mudanças da resistência mecânica e plasticidade do arame em função da intensidade do Efeito Bauschinger. A inclusão deste novo controle no processo produtivo também implica na concepção de novas rotas de produção, visando reduções de custos, minimização de danos ambientais e ganhos de produtividade.Item Conventional hammering of a Fe-7.2%Ni alloy sample from Itutinga meteorite : an evaluation of its formability and functionality.(2020) Nunes, Gilson Antônio; Silva, Gilberto Henrique Tavares Álvares da; Costa, Adilson Rodrigues daUsing a mechanical forming process used in the beginning of metallurgy, the samples from the iron meteorite Itutinga were heated and plastically deformed by hammering. Two sharp pieces, similar to small arrowheads, were produced and characterized microstructurally by optical microscopy and scanning electron microscopy (SEM/EDS/EBSD), complemented with Vickers hardness. As expected, the observations pointed to the presence of α2 phase, cracks, oxidation and deformed taenite lamellae. To assess the performance of the arrowheads a penetration test was done on a leather sample. The results demonstrated the possibility of making a useful rudimentary arrowhead from of iron meteorite.Item Desenvolvimento de modelo de seleção de materiais metálicos aplicando uma abordagem logística - o caso de empresas do setor minerometalúrgico.(2012) Silva, Washington Luís Vieira da; Santos, Zirlene Alves da Silva; Silva, André Luís; Costa, Adilson Rodrigues daA logística, ao longo do tempo, tornou-se processo determinante para a sobrevivência das empresas em função dos seus aspectos. Os aspectos logísticos são responsáveis pelo fluxo de materiais e de informações, desde o fornecedor até o consumidor, e impactam, diretamente, no desempenho das empresas, bem como no custo dos produtos e serviços que oferecem. Isso é razão suficiente para sugerir a adição dos aspectos logísticos nas ferramentas de análise e seleção de materiais. Esse estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um modelo de seleção de materiais metálicos que considera os aspectos logísticos no processo de decisão. Para isso, utilizou-se uma adaptação da rede PERT (Program Evaluation and Review Technique), relacionando-se indicadores da variável seleção de materiais com os da variável logística. Implementamos o nosso modelo e apresentamos a especialistas de empresas do setor minerometalúrgico com fins de validação. Esses relataram que não possuem sistema gerencial que realize processo de seleção utilizando informações do material com informações logísticas. Assim, consideraram o modelo proposto um importante instrumento de tomada de decisão gerencial.Item Desenvolvimento de substratos cerâmicos de dióxido de titânio com alta permissividade para utilização em antenas.(2020) Freitas, Antonio Evangelista de; Araújo, Fernando Gabriel da Silva; Costa, Adilson Rodrigues da; Araújo, Humberto Xavier de; Araújo, Fernando Gabriel da Silva; Solé, Rubén Antonio Llobell; Mendes, Jefferson Januário; Bernardes, Américo Tristão; Batista, Ronaldo Junio Campos; Costa, Adilson Rodrigues daÉ investigado o dióxido de titânio (TiO2) como substrato dielétrico para aplicações em dispositivos de telecomunicações, em especial antenas de microfita. A escolha foi baseada no baixo preço do TiO2 e seu comportamento inofensivo à saúde humana. Os substratos foram fabricados pela sinterização por estado sólido. Esta técnica produz cerâmicas de qualidade a baixo custo, o que favorece a viabilidade econômica para as futuras antenas. Devido às propriedades dielétricas, o substrato torna-se importante para a miniaturização e eficiência das antenas. Neste sentido uma completa caracterização da microestrutura torna-se necessária, bem como uma detalhada caracterização das propriedades eletromagnéticas. Os substratos de dióxido de titânio foram sintetizados em temperaturas que variaram de 1150 °C a 1350 °C. O tempo de sinterização também foi investigado, obtendose amostras com tempos de 4 e 12 horas. A difração de raios X e a microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram utilizadas para investigar a estrutura cristalina, o tamanho dos grãos e a porosidade das amostras resultantes. As cerâmicas obtidas são tetragonais (fase rutilo), com tamanhos médios de grãos variando de 2,94 µm a 5,81 µm. A variabilidade dos tamanhos de grãos, evidenciada pelo erro médio padrão, não foi muito grande para cada temperatura/tempo de sinterização, o que confirma que não houve crescimento anormal de grão. O tamanho médio dos grãos das amostras aumenta com o aumento da temperatura, enquanto a porosidade total diminui, bem como o tamanho médio das porosidades. O mesmo comportamento, de tamanho de grão e porosidade, é observado quando se mantém a temperatura constante e incrementa-se o tempo de sinterização. O efeito da microestrutura nas propriedades dielétricas dos substratos cerâmicos também foi estudado. Densidades relativas obtidas entre 0.66 e 0.86 indicam a evolução do processo de densificação à medida que tempo/temperatura aumentaram. A densificação, evidenciado pela redução da porosidade e crescimento dos grãos, das amostras aumentam as suas permissividades dielétricas relativas. Um modelo analítico inovador foi desenvolvido, permitindo que se estime a permissividade do material sem poros. Os valores obtidos para a permissividade dielétrica foram elevados se comparados com substratos comerciais usualmente utilizados em componentes de telecomunicações. Isso indica que os substratos cerâmicos obtidos podem ser úteis na miniaturização de dispositivos de telecomunicações, especialmente as antenas de microfita. As tangentes de perdas foram próximas de zero, o que garante uma boa eficiência para os futuros equipamentos construídos sobre os substratos cerâmicos desenvolvidos.Item Desenvolvimento de um equipamento para produção de pó metálico.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Col, Robson Nunes Dal; Costa, Adilson Rodrigues daO aquecimento por indução eletromagnética é utilizado em várias indústrias, permitindo por exemplo, a preparação de pastilhas de silício puro para componentes microelet rônicos ou o processamento de peças metálicas diversas. Esse tipo de aquecimento permite controlar com mais precisão a velocidade e nível de aquecimento do material. Um sistema desse tipo foi projetado e const ruído com a finalidade de ser utilizado na fusão de materiais metálicos para subseqüente transformação em pó via resfriamento rápido. Na fase de otimização do equipamento optamos pela produção de pó de chumbo diante da facilidade de processar muitos dos metais de baixo ponto de fusão. Utilizando IGBTs, correntes elét ricas de pico da ordem de (75±0.375)A e 120kHz foram aplicadas à bobina de indução, elevando a temperatura do cadinho a (892±1)ºC fundindo o chumbo em seu interior. O chumbo líquido foi vazado por um ori fício de (3±0.1)mm de diâmetro localizado na parte inferior deste cadinho, atingindo um disco de cobre rotativo com velocidade variável e adaptado em uma cent rífuga. Foram obtidas partículas com formas e diâmet ros variados.Item Desgaste abrasivo de níquel e de liga binária níquel- cobalto eletrodepositados em substrato de cobre.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Altera, Francisco de Asssis; Costa, Adilson Rodrigues daOs custos com reparos e substituições de peças, que são submetidas a trabalhos que proporcionam desgastes dos mesmos significam elevadíssimos gastos para as empresas. Para a maioria das peças, os testes de campo geralmente são caros para serem desenvolvidos, além de necessitarem de um longo tempo para serem completados. A partir do momento que se notou a necessidade do desenvolvimento de materiais com maiores resistências ao desgaste, começaram a ser feitas várias pesquisas na área de desgaste abrasivo. O desgaste abrasivo tem sido definido como o deslocamento de material causado por partículas ou protuberâncias de elevada dureza onde estas partículas ou protuberâncias são forçadas contra e ao longo de uma superfície sólida. De acordo com trabalhos realizados, pode-se concluir que existe uma grande variedade de parâmetros que influenciam os mecanismos de desgaste de maneira geral. Neste trabalho estudou-se o coeficiente de atrito bem como a resistência ao desgaste por abrasão em dois tipos de materiais, sendo uma amostra com revestimento de níquel e uma amostra revestida com liga binária de níquel com 7,3% de cobalto. O enfoque principal foi centrado na taxa de desgaste por abrasão, caracterizado pelo atrito de partículas entre dois corpos em contato. Para realização dos ensaios de desgaste foi efetuada a montagem, em um torno convencional, de todos os itens necessários para o estudo. O torno convencional encontra-se instalado no Laboratório de Engenharia de Superfícies e Técnicas Afins (LESTA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Como material abrasivo foi utilizado uma suspensão de diamante com diferentes granulometrias e foram aplicadas cargas diferentes, totalizando 12 (doze) ensaios. Nestes, foi possível observar que maiores desgastes estão diretamente relacionados com material de maior dureza, abrasivo de maior granulometria e menor carga aplicada.