Navegando por Autor "Carvalho, Gabriel Luiz de"
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Item Caracterização teórica de novas moléculas de β-Dicetonato de Difluoroboro Flavanona.(2023) Carvalho, Gabriel Luiz de; Matos, Matheus Josué de Souza; Matos, Matheus Josué de Souza; Postacchini, Bruna Bueno; Silveira Júnior, Orlando JoséA caracterização teórica e experimental de moléculas orgânicas em Ciências dos materiais têm um imenso interesse científico e tecnológico pois visa compreender as propriedades da estrutura eletrônica de sistemas moleculares úteis no desenvolvimento de novos materiais para nanodispositivos como células solares, dispositivos optoeletrônicos, biossensores. Neste trabalho, através de métodos teóricos de primeiros princípios, podemos caracterizar compostos derivados do Boro por exemplo, como o BODIPY e β-dicetonato de Difluoroboro (BF2dbm) que exibem fortes características fotofísicas com elevados valores para os coeficientes molares de absorção. Utilizamos a Teoria do Fucional da Densidade (DFT) e sua extensão dependente do tempo (TDDFT) para investigar a estrutura eletrônica, o gap de energia, orbitais moleculares e as diferenças de orbitais em estados excitados utilizando o funcional híbrido B3LYP de uma familia de 9 moléculas inéditas. Os cálculos foram realizados considerando-se três diferentes solventes: Acetonitrila, Clorofómio e THF (Tetraidrofurano) com intuito de comparar com os dados experimentais. A abordagem TDDFT com a aproximação Tamm-Dancoff (TDA) ao se utilizar os solventes mostrou que a 1a banda de absorção (de mais baixa energia), é composta majoritariamente por transições do 1o ao 4o estado excitado (com exceção da molécula 4a que obteve até o 5o estado). Além disso, esta abordagem revelou que os cálculos TDDFT se apro- ximaram melhor dos valores experimentais do que os cálculos DFT. Também foram realizados cálculos de espectroscopia no infravermelho ativo para observar os modos normais de vibração considerando os diferentes grupos funcionais de cada molécula. Analisamos o gap de energia a partir dos espectros de absorção das 9 moléculas e detectamos a ocorrência do deslocamento batocrômico (Red Shift) e hipsocrômico (Blue Shift) devido a adição de solventes nos cálculos teóricos quando comparados com os cálculos em fase gasosa. Notamos também que os dados teóricos contendo solvente foram os que mais se aproximaram dos valores experimentais. Ana- lisamos também as energias de excitações dos orbitais de fronteira HOMO e LUMO que são responsáveis pela contribuição principal na transição eletrônica do estado fundamental para o 1o estado excitado, presente na primeira banda de absorção referente ao maior comprimento de onda em que as moléculas absorvem na região UV-Vis. Num estudo posterior, pretendemos estudar a formação de Dímeros com as moléculas 4a, 4c e 4e inicialmente, comparando com os valores experimentais afim de compreender o comportamento da estrutura eletrônica no estado sólido e a fim de entender seu comportamento em dispositivos eletrônicos.Item A importância de laços transferenciais na permanência de alunos da graduação em física.(2022) Carvalho, Gabriel Luiz de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Passos, Marinez MeneguelloApresentamos os resultados de uma investigação que teve por objetivo levantar as diversas condutas de estudantes do curso de Física da Universidade Federal de Ouro Preto, procurando compreender as motivações e os interesses que eles demonstravam durante o curso, bem como os motivos que os levaram à permanência ou evasão. Fizemos uso de alguns conceitos fundamentados na Psicanálise de orientação lacaniana, tentando estabelecer um vínculo com situações de ensino e de aprendizado em Ciências. Por meio de levantamentos de informações e entrevistas com alunos, identificamos fatores de considerável relevância, que contribuíram para o estabelecimento de vínculos com o curso e identificação da permanência ou evasão na Universidade, tal como o processo de “trampolim”. Essa conexão cria no professor uma figura que tem como papel nortear o processo de ensino e de aprendizagem no aluno, criando um sentimento de independência por busca de conhecimento inerente a cada sujeito.