Navegando por Autor "Botelho, Amanda Almeida"
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Item Análise da relação entre oportunidades de crescimento profissional, percepção de justiça dos funcionários e intenção de permanência na organização.(2017) Ceribeli, Harrison Bachion; Ferreira, Fábio José Rodrigues; Botelho, Amanda AlmeidaEste estudo objetivou analisar a relação entre oportunidades de crescimento profissional, percepção de justiça dos funcionários e intenção de permanência na organização. Os dados foram coletados via survey e analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Analisando os resultados, constatouse que as oportunidades de desenvolvimento e crescimento na carreira que as organizações propiciam a seus colaboradores influenciam positivamente a percepção que eles têm acerca da justiça organizacional e também sua intenção de permanência. Diante disso, recomenda-se aos gestores a adoção de ferramentas de desenvolvimento humano atreladas a um plano de carreira atrativo, dando subsídios ao crescimento profissional dos indivíduos.Item Gestão por competências : um estudo de caso em uma indústria de bebidas do Brasil.(2019) Ceribeli, Harrison Bachion; Tamashiro, Helenita Rodrigues da Silva; Botelho, Amanda Almeida; Reu, Jessica Souza FernandesA área de gestão de pessoas tradicional é caracterizada pela inflexibilidade e anacronismo, dificultando seu alinhamento à estratégia organizacional. Em resposta a isso, desenvolveu-se a gestão de pessoas por competências, que tem a missão de promover tal alinhamento. Este modelo gerencial, apesar de ser objeto de vários estudos e ser implantado por um número cada vez maior de organizações, ainda carece de consolidação teóricoempírica. Neste contexto, delimitou-se como objetivo desta pesquisa analisar o modelo de gestão por competências adotado por uma organização de grande porte no Brasil. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, sendo que a coleta de dados foi operacionalizada por meio da condução de duas rodadas de entrevistas direcionadas. Com base na análise dos dados, constatou-se que a coerência interna do modelo de gestão por competências implantado depende de quatro elementos principais: suporte ao desenvolvimento humano, mensuração e recompensa, recrutamento interno e carreira horizontalizada.