Navegando por Autor "Bedetti, Aline Dias"
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Item Ensaio acerca das curvas de sobrecarga da COVID-19 sobre a atenção primária.(2020) Savassi, Leonardo Cançado Monteiro; Bedetti, Aline Dias; Abreu, Allan Braga Joi de; Costa, Ana Caroline; Perdigão, Ruth Martins da Costa; Ferreira, Tiago PedrosaA atual pandemia de COVID-19 vem ocasionando sobrecarga nos sistemas de saúde em todo o mundo e comprometendo as diversas esferas que compõem esses sistemas. Dentre elas, destaca-se a Atenção Primária à Saúde – APS que é responsável por realizar o primeiro contato com o usuário que procura o Sistema Único de Saúde – SUS. Assim, verifica-se que um grande número de casos do Novo Coronavírus aumenta a demanda no trabalho da APS, o que contribui para a saturação do sistema e dificulta a realização dos atendimentos/acompanhamentos que já eram pauta em seus serviços, surgindo e agravando as comorbidades clínicas. O presente artigo propõe apresentar o modelo das três ondas de sobrecarga da APS e discutir seu papel no atual momento de minimizar os impactos dessa demanda elevada e garantir à população os princípios que a regem. Com base na importância que a APS tem no suporte assistencial à população, conclui-se que, além de suprir a demanda espontânea, ela é uma ferramenta importante no achatamento das ondas de contágio e também na contenção das consequências indiretas do SARS-CoV-2.Item Experiência de elaboração de curso autoinstrucional sobre insuficiência cardíaca como educação permanente de profissionais da atenção primária à saúde.(2022) Senna, João Pinto Nelson de; Bedetti, Aline Dias; Savassi, Leonardo Cançado MonteiroDescreve-se a experiência de construção de um curso de extensão, autoinstrucional, na temática da Insufciência Cardíaca (IC), voltado para profssionais da Atenção Primária a Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro, a partir de de- manda do projeto extensionista “Brazilian Heart Insuffciency and Telemedicine” (BRAHIT). Constituiu-se um grupo multiprofs- sional de acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, profssionais da APS local e equipe de tecnologia da informação. Baseou-se nos referenciais teóricos de construção reversa, mapeamento de ações e na estratégia pedagó- gica das trilhas de aprendizado contextuais, centradas no saber-fazer. O planejamento envolveu reuniões on-line, e proces- sos de elaboração e validação do curso, que se deu por cardiologistas de referência para o componente da telemedicina do Projeto BRAHIT, vinculados ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), e por representantes da Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro, também partícipe do BRAHIT. Além do conteúdo, estrutura e desenvolvimento de padrões de navegação das três unidades do curso, foram elaborados e validados um fuxograma de tomada de decisões em IC, bem como guia de diagnóstico diferencial entre COVID-19 e IC, já em uso pelos profssionais de saúde do Rio de Janeiro, com fee- dback positivo destes. O curso aponta dilemas e desafos contextuais no cuidado dos pacientes com IC abordados na APS, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar na Educação Permanente, o que se refete nesta metodologia de produção, que ganhou novos contornos no contexto da pandemia de COVID-19, reforçando a importância da EaD e seu potencial de fornecer conteúdo adaptado às necessidades do aprendiz, especialmente no âmbito na APS.