Navegando por Autor "Alvarenga, Meiry Edivirges"
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Item Evaluation of anti-candida albicans activity and release of ketoconazole in PMMA-G-PEG 4000 films.(2022) Reynaldo, Juliana Ribeiro; Novack, Kátia Monteiro; Sousa, Lucas Resende Dutra; Vieira, Paula Melo de Abreu; Amparo, Tatiane Roquete; Souza, Gustavo Henrique Bianco de; Teixeira, Luiz Fernando de Medeiros; Barboza, Ana Paula Moreira; Neves, Bernardo Ruegger Almeida; Alvarenga, Meiry Edivirges; Martins, Felipe Terra; Santos, Viviane Martins Rebello dosModified release systems depend on the selection of an appropriate agent capable of controlling the release of the drug, sustaining the therapeutic action over time, and/or releasing the drug at the level of a particular tissue or target organ. Polyethylene glycol 4000 (PEG 4000) is commonly employed in drug release formulations while polymethyl methacrylate (PMMA) is non-toxic and has a good solubility in organic solvents. This study aimed at the incorporation of ketoconazole in PMMA-g-PEG 4000 and its derivatives, thus evaluating its release profile and anti-Candida albicans and cytotoxic activities. Ketoconazole was characterized and incorporated into the copolymers. The ketoconazole incorporated in the copolymer and its derivatives showed an immediate release profile. All copolymers with ketoconazole showed activity against Candida albicans and were non-toxic to human cells in the entire concentration tested.Item Fabricação de sabão : uma forma de conscientização, geração de renda e inclusão social.(2016) Pessoa, Letieri Fernandes; Alvarenga, Meiry Edivirges; Amaro, Rodrigo Chaves; Andrade, Ângela LeãoA partir da década de 1990, a economia solidária ganhou força no Brasil, resgatando valores como o apoio mútuo, a responsabilidade, a igualdade, a equidade e a solidariedade. O presente projeto teve por objetivo utilizar as bases da economia solidária para promover a educação ambiental e o desenvolvimento de mulheres carentes. Inicialmente, o projeto foi realizado em Ouro Preto e, posteriormente, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais, sendo executado com mulheres que se encontravam excluídas do mercado de trabalho e teve como objetivo ensinar a fabricação de sabão a partir de óleo usado, valorizando os conhecimentos prévios das mulheres, a fim de se obter um aumento da renda, da autoestima e da qualidade de vida das participantes e de suas famílias. Para alcançar esses objetivos, professores da Universidade Federal de Ouro Preto treinaram alunos para que dessem cursos profissionalizantes e acompanhamento técnico. O crescimento foi mútuo, a começar pelos professores que passaram a trabalhar com demandas reais da comunidade, seguido dos alunos que, além de aprenderem sobre temas variados, deviam transmiti-los a pessoas com baixa escolaridade e, por fim, a comunidade, que aprendia teorias científicas e ensinavam observações práticas. Como resultado, as mulheres que participaram do projeto de Antônio Pereira conseguiram construir um arranjo produtivo de sabão artesanal onde se tem atualmente integração social, ambiental, financeiro e operacional íntegro e consistente.Item Novel protocol for the solid-state synthesis of magnetite for medical practices.(2015) Paiva, D. L.; Andrade, Ângela Leão; Pereira, Márcio César; Fabris, José Domingos; Domingues, Rosana Zacarias; Alvarenga, Meiry EdivirgesIt is reported a novel approach to prepare nanoparticles of magnetite (Fe3O4) by heating a mixture of synthetic commercial maghemite (γ Fe2O3) with sucrose. This solidstate reaction leads to the chemical reduction of part of the Fe3+ of the precursor oxide to render Fe2+ and Fe3+ in octahedral and Fe3+ in tetrahedral sites of the Fe-O coordination framework. Powder X-ray diffraction patterns, FTIR and 298 K M¨ossbauer spectra confirm the conversion of maghemite into magnetite. Based on these results, the optimal sucrose:maghemite rate was found to be 4.Item Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.(2021) Alvarenga, Meiry Edivirges; Sousa, Lucas Resende Dutra; Andrade, Ângela Leão; Melo, Tânia Márcia Sacramento; Silva Neto, Leonel Antônio da; Nascimento, Andréa Mendes do; Santos, Viviane Martins Rebello dosEm nossa prática docente, notamos com frequência, o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual se estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino dessa disciplina poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas e adotando-se abordagens interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o presente trabalho visa propor práticas de ensino de química que fortaleçam a motivação dos estudantes de Ciências Biológicas. Com esse objetivo, selecionamos experimentos para serem desenvolvidos em aulas de caráter prático, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as intervenções propostas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre preceitos relativos àquele campo do conhecimento e o seu curso de Ciências Biológicas.Item Trabalho de extensão como uma forma de geração de renda.(2016) Andrade, Ângela Leão; Pessoa, Letieri Fernandes; Alvarenga, Meiry Edivirges; Amaro, Rodrigo Chaves; http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n5.p44-50.2056Em uma tentativa de reduzir o alto índice de desemprego, evitar a contaminação do ambiente pelo óleo residual e melhorar a autoestima, o projeto de fabricação de sabão começou a ser realizado em Ouro Preto e, posteriormente, em um distrito de Ouro Preto. Inicialmente, para atingir esses objetivos, foram ofertados cursos sobre fabricação de sabão, meio ambiente e psicologia organizacional. Com o decorrer do projeto, foram abordados ainda os temas gestão fi nanceira e empresarial. Durante o desenvolvimento do projeto, o crescimento foi de todos: dos professores, que trabalharam com demandas reais, dos alunos, que aprenderam sobre temas variados, e da comunidade, que aprendia teorias científi cas e ensinava observações práticas. Ao fi nal, o grupo de mulheres já conseguia fazer sabão e, com a venda do produto, a renda familiar e a autoestima delas aumentaram.