DEJOR - Departamento de Jornalismo
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEJOR - Departamento de Jornalismo por Autor "Avelar, Kamilla Morando"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O branded content como modelo de negócio : o caso da agência Radioweb.(2019) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata MoreiraA crise financeira vivida pelos meios de comunicação tem levado empresas da área a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia co- municativa e negócio.Item A divulgação científica sobre rádio no Brasil : um estudo da revista Rádio-Leituras.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro; Avelar, Kamilla MorandoO objetivo deste artigo é analisar as publicações so- bre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro es- pecializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Fede- ral de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pes- quisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edi- ções, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bar- din, 1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia so- nora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decor- rer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apon- tar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.Item Imersividade e radiojornalismo transmídia : estudo sobre as estratégias narrativas em In the Dark.(2022) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Avelar, Kamilla MorandoÉ objetivo deste artigo investigar como se configura o podcast In the Dark no cenário de convergência. O aparato teórico é fundamentado nas produções de Kischinhevsky (2016), Lopez (2009; 2017) e Martínez- Costa (2015). A metodologia descritiva (TRIVIÑOS, 2008) conta com a multiplicidade de fontes, ampliando a dimensão da amostra. Os resultados apontam um novo desenho midiático avançando na complexificação narrativa que investe no caráter imersivo da produção e considera a audiência como sujeitos ativos.Item Panorama das webradios de universidades federais do Sul do Brasil.(2016) Lopez, Debora Cristina; Avelar, Kamilla Morando; Silva, Luana Viana eEste artigo pretende desenhar um mapa das webradios de universidades federais que contam com cursos de jornalismo na região Sul do Brasil. Com olhar sobre a história destas webemissoras, buscamos compreender seu posicionamento no cenário da convergência a partir da sua inserção nos cursos. Ao inal, indicamos uma relação entre a estrutura organizacional e de conteúdo das três rádios analisadas (Ponto UFSC, Rádio Comunicação e Da Hora) com duas perspectivas: a) sua trajetória e tempo de existência; b) sua vinculação às atividades de ensino do curso.Item Podcast : a research trajectory and emerging themes.(2021) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando; Martins, Henrique Cordeiro21 de outubro de 2004 é a data em que o primeiro podcast brasileiro, Digital Minds, foi para o ar. Em 17 anos, o podcast evoluiu e amadureceu como média. Paralelamente ao seu crescimento como meio, o podcast tem sido objeto de pesquisas e publicações científicas, e hoje é um campo específico de estudos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender a configuração desse campo científico, a partir das publicações sobre podcasts. O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o termo podcast e tem como objetivo responder às seguintes questões: Qual a trajetória da pesquisa em podcast? Quais são os temas emergentes? A coleta de dados foi realizada no WoS e resultou em 669 artigos que continham o termo podcast entre os anos de 2005 e 2017, estabelecendo um período de 12 anos de pesquisa. Os resultados mostraram que os podcasts têm sido frequentemente estudados em associação com a Comunicação e outras áreas científicas, como Educação e Saúde, e que os temas encontrados na literatura mais recente têm sido as redes sociais e a participação política.Item Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.(2019) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Avelar, Kamilla Morando; Diehl, DanielleO rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.Item UFOP Educativa FM 20 anos : rádio pública e conhecimento científico.(2018) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Avelar, Kamilla Morando; Maritan, MatheusO presente artigo busca analisar o percurso histórico da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, explorando os principais pontos que marcaram a trajetória dessa emissora pública que transmite desde 1998. No primeiro momento é discutido o segmento de rádio público e educativo no país para, a partir disso, apresentar a história da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM. A metodologia adotada foi a revisão de literatura. A entrevista semiestruturada foi utilizada para coletar relatos sobre parte da sua memória, a fim de compreender as transformações que o veículo passou ao longo da sua existência.