PPGHis - Programa de Pós-graduação em História
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando PPGHis - Programa de Pós-graduação em História por Autor "Abreu, Jean Luiz Neves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A arena da medicina : cultura, mercado e conflito nas práticas curativas em Mariana, Minas Gerais (1718-1839).(2020) Quadros, Lucas Samuel; Antunes, Álvaro de Araújo; Silveira, Anny Jackeline Torres; Figueiredo, Betânia Gonçalves; Abreu, Jean Luiz Neves; Furtado, Júnia FerreiraA tese a seguir trata do mercado das práticas curativas na cidade de Mariana durante o período colonial. Nosso exame privilegia as situações em que os doentes tiveram dívidas por assistências médicas cobradas em processos judiciais. Ou seja, damos ênfase aos indivíduos que faleceram ou recuperaram-se após os tratamentos, mas que, por diversas razões, não conseguiram saldar seus débitos com os médicos, cirurgiões, barbeiros sangradores e boticários que lhes prestaram assistência no delicado momento da doença. Partimos da hipótese de que o endividamento para recobrar a saúde era uma opção viável à boa parte dos pacientes, o que, com frequência, desencadeava conflitos relativos aos pagamentos e aos tratamentos empregados nas assistências. Objetivamos mostrar, na perspectiva dos adoecidos, que as limitações financeiras e discordâncias quanto aos procedimentos curativos adotados abriam espaço para contestação, relativizando o papel da autoridade médica e das formas de comércio de saberes e produtos medicinais. Na via dos praticantes de cura, vemos alguns elementos que permitem verificar que o mercado das práticas curativas funcionava de forma dinâmica, mesmo com a iminência da inadimplência de pagamentos por parte dos doentes. Fundamentamos nossa análise em dados referentes a 1026 processos judiciais abertos por praticantes, bem como em 3400 receitas médicas neles contidas. Além dos autos de justiça, estudamos 31 inventários e 48 testamentos, que permitiram conhecer o perfil social e o universo material dos agentes da cura. Através destas fontes, conseguimos ilustrar as naturalidades, outros negócios, a posse livresca de alguns dos praticantes, além de compreender as principais formas e os procedimentos de endividamento por parte de quem prestava e quem recorria às assistências curativas em Mariana. Tratava-se de um contexto de restrita circulação de moedas, no qual pacientes profissionais de cura eram, em boa parcela, dependentes das práticas creditícias, assentadas no princípio da confiança da restituição da saúde e da honradez dos pagamentos. Entretanto, nem sempre havia estreita observância de legislações, acordos e contratos, abrindo margem para conflitos e questionamentos mútuos.Item Dos livros aos cadáveres : uma pedagogia empíricoracional na reforma do curso de medicina da Universidade de Coimbra (1772).(2021) Maiolini, Luis Filipe; Antunes, Álvaro de Araújo; Antunes, Álvaro de Araújo; Silveira, Anny Jackeline Torres; Abreu, Jean Luiz NevesA presente pesquisa aborda o processo de modernização do ensino de medicina na Universidade de Coimbra a partir da elaboração dos novos Estatutos de 1772. Investigamos ao longo do texto a formação discursiva do método empírico-racional no contexto do Século das Luzes e da sua institucionalização em Portugal. Partindo de uma análise sobre as mudanças epistemológicas no século XVIII, buscamos compreender como se deu as transformações linguísticas, conceituais, metodológicas e pedagógicas do saber médico. O exame dessa questão permitiu traçar o caráter do método científico utilizado pela elite médica da época, sobretudo no que tange a valorização da experiência, da observação e dos princípios físico-matemáticos, ocorrendo, assim, uma crise do paradigma metafísico-escolástico e uma expansão das novas concepções de corpo, saúde e doença. Além disso, partindo das reformas da educação universitária entre 1771 e 1772, a dissertação procura investigar o processo de adesão dos novos sistemas médicos em Portugal. Ao relacionarmos o contexto da medicina no Iluminismo com as Reformas Pombalinas, pretendemos compreender como se deu a consolidação de um novo paradigma científico na Universidade de Coimbra, observando, em última instância, o currículo acadêmico da Faculdade de Medicina e apontando as mudanças que propiciaram a aproximação entre a técnica e a teoria, a partir do ensino de anatomia, cirurgia, química e prática clínica-hospitalar. Por fim, com a discussão bibliográfica e análise das fontes, poderemos medir com maior precisão quais foram os resultados das reformas do curso médico durante o reinado de D. Maria I. Ao investigar o período posterior a 1772, nosso trabalho indica que o processo de secularização da Universidade de Coimbra corroborou a normatização do exercício da medicina em Portugal na virada do século XVIII e início do século XIX.