ICHS - Instituto de Ciências Humanas e Sociais
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando ICHS - Instituto de Ciências Humanas e Sociais por Autor "Albergaria, Ariane Aparecida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A retórica do Movimento Escola Sem Partido : afetos e engajamentos discursivos na página oficial do Facebook.(2020) Albergaria, Ariane Aparecida; Galinari, Melliandro Mendes; Galinari, Melliandro Mendes; Muniz, Kassandra da Silva; Moura, Joao Benvindo deO despontar do Movimento Escola Sem Partido dividiu a opinião pública brasileira e definiu contornos diversos sobre os pontos de vista acerca da área educacional como um todo no País. Com base nessa realidade, propõe-se nesta dissertação analisar retórica e discursivamente algumas publicações e discussões que emergiram no Facebook oficial do Movimento Escola Sem Partido ao longo de seis meses (de outubro de 2017 até março de 2018). Trata-se de observar quais argumentos são edificados e quais comportamentos e emoções são incitados na esfera pública. O principal ponto de partida é analisar como os enunciadores que afloram ao longo dos comentários, a partir da mobilização dos elementos presentes na língua ou de formas de raciocínio, edificam argumentos da ordem do ethos, do pathos e do logos, nos termos da Retórica Antiga e dos estudos atuais sobre o discurso, delineando, construindo e reconstruindo espaços ideológicos. O estudo recuperou as formações ideológicas e as opiniões comuns presentes na política e na cultura brasileira que circundam os argumentos analisados, isto é, constatou como esses discursos estão revestidos por ideologias e pela doxa. Foi observado, ainda, como a circulação desses discursos ajudou a consolidar e a esculpir um reservatório de crenças e de formas de referenciar os professores, os educandos e a Educação. Como conclusão, constatou-se como os argumentos, as imagens de si no discurso e os afetos que emergem nesse espaço deságuam na propagação de estereótipos e em discursos de ódio sobre a Educação e os sujeitos que a constituem.