PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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O PPGEDMAT esteve vinculado ao DEMAT ( Departamento de Matemática) até o ano de 2015. Com a criação do DEEMA (Departamento de Educação Matemática) em 2016 o PPGEDMAT foi vinculado a este departamento.
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Navegando PPGEDMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática por Autor "Anjos, Isabela Matias dos"
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Item O quiz interativo digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em cálculo I.(2023) Anjos, Isabela Matias dos; Martins, Éder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Martins, Éder Marinho; Reis, Frederico da Silva; Homa, Agostinho Iaqchan Ryokiti; Silva, José Fernandes daEsta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, discutir as dificuldades de aprendizagem em Cálculo I evidenciadas pelo Quiz Interativo Digital. O referencial teórico- bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, com foco nas dificuldades de aprendizagem de seus conceitos nucleares e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com alunos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, matriculados na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I, oferecida no 1o semestre de 2022. Para o desenvolvimento do Quiz Interativo Digital (QID), utilizamos um ambiente de programação visual e intuitivo chamado Mit App Inventor, tentando incorporar alguns elementos de Gameficação. O QID foi aplicado por meio dos celulares dos alunos em 3 etapas: I) Limites e Continuidade; II) Derivadas; III) Integrais. Cada etapa possuiu 10 questões no total, sendo 9 questões distribuídas por níveis de dificuldade agrupadas em 3 fases (Fase 1: Nível Fácil; Fase 2: Nível Médio; Fase 3: Nível Difícil), sendo cada fase composta por 3 questões. Já a última questão foi apresentada sob a forma de Desafio, por abordar um conteúdo, tradicionalmente, considerado pelos alunos bastante específico e difícil. A partir da performance dos alunos na resolução das questões do QID, identificamos suas principais dificuldades na aprendizagem de conceitos nucleares do Cálculo I. Os resultados da pesquisa apontam que uma grande parte das dificuldades podem ser associadas, muito provavelmente, às suas dificuldades relacionadas a conteúdos da Educação Básica, especialmente, no caso de limites e continuidade. Outra parte bastante significativa das dificuldades recai sobre as aplicações, especialmente, no caso de derivadas e integrais, que podem ser relacionadas às suas dificuldades matemáticas associadas às habilidades e competências gerais necessárias à resolução de problemas. Ademais, uma das revelações de nossa experiencia de pesquisa é que diagnosticar as dificuldades dos alunos de forma constante, ao longo de todo o semestre letivo, contribui tanto para os processos de ensino como de aprendizagem, uma vez que a identificação das dificuldades deve ser feita de forma progressiva e a tempo de focar na aprendizagem dos alunos a partir de tal identificação de suas dificuldades. Sendo assim, professores e alunos podem, juntos, buscarem desenvolver ações para redirecionar os processos educativos na sala de aula de Cálculo I. Por fim, nas considerações finais, ressaltamos a importância de um ensino de Cálculo I focado não somente na aplicação de regras para os diversos cálculos, o que, tradicionalmente, não traz grandes dificuldades para os alunos na realização de tais cálculos, mas que também privilegie a interpretação, a representação e a aplicação dos conceitos nucleares do Cálculo I.