PPGHis - Mestrado (Dissertações)
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Navegando PPGHis - Mestrado (Dissertações) por Autor "Agnolon, Alexandre"
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Item Post Mortem Uiuere : fronteiras sociais e arte funerária na cena Trimalchionis (Satyricon, 29-78).(2018) Martins, Caroline Morato; Faversani, Fábio; Faversani, Fábio; Joly, Fábio Duarte; Agnolon, AlexandreNesta pesquisa investigamos a representação da integração entre grupos sociais romanos nas descrições imagéticas, principalmente aquelas com temática fúnebre, contidas na narrativa do Satyricon, fonte latina do século I d.C. Centrando na Cena Trimalchionis (Sat. 29-78), episódio em que um liberto rico, chamado Trimalquião, oferece um banquete em sua casa luxuosa, apresentaremos como a narrativa desta obra carrega em suas descrições, imagens ou écfrases, uma mistura propositalmente indecorosa de elementos artísticos. Será explorado centralmente como o tema da morte possui relevância na Cena Trimalchionis, sendo importante para o estudo das imagens verbais observadas neste episódio. Demonstraremos nessa análise como tal mistura indecorosa de elementos artísticos - havendo uma preponderância, portanto, do tema fúnebre nestes elementos – é construtora do caráter irônico e crítico da obra. Neste sentido, indicaremos como, mais do que uma crítica ao grupo de libertos, ou aos nouveau riche, a obra representa uma crítica dissimulada a uma elite romana viciosa e desmoderada, segundo a visão aristocrática do autor do Satyricon, um cortesão à época de Nero. Em nossa perspectiva, sustentamos que a crítica a uma elite imperial é dissimulada por meio da representação de grupos subalternos e de uma representação da integração entre grupos sociais distintos ao longo da narrativa. Ademais, averiguaremos a representação de um compartilhamento social, traçando paralelos entre a imagética presente no Satyricon e a arte funerária romana encontrada em túmulos atestados arqueologicamente.Item Saber médico e sociedade no De Medicina, de Aulo Cornélio Celso.(2017) Perpétuo, Thiago Paschoal; Joly, Fábio Duarte; Joly, Fábio Duarte; Faversani, Fábio; Agnolon, Alexandre; Guarinello, Norberto LuizEsta dissertação tem como objetivo o estudo do De Medicina de Celso, um escritor latino que floresceu no primeiro século d. C. A análise privilegia os aspectos sociais deste texto, investigando se um tratado técnico da Antiguidade é capaz de refletir as relações sociais que subjazem à sua produção. Este tratado é investigado, assim, a partir de uma perspectiva sociopolítica, questionando-se também em que medida o De Medicina de Celso se refere a uma fase específica de integração no Mediterrâneo. Nós concluímos que certas peculiaridades da técnica médica como, por exemplo, a dietética, reflete de forma mais explícita a hierarquia social romana, especialmente quando grupos de indivíduos, apresentados pelo autor, são inseridos em seu contexto. O conjunto de técnicas e elementos que constituíram a arte médica na Antiguidade é apresentado por Celso através de padrões retóricos e filosóficos que se tornaram possíveis somente como resultado de interações culturais, durante um processo seletivo de integração.