Estudo dos fatores de risco cardiovascular global em trabalhadores de turnos alternantes na região dos Inconfidentes, MG, nos anos de 2010, 2012 e 2015.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Introdução: As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no Brasil e no mundo e a sua ocorrência deve-se ao aumento da prevalência de fatores de risco cardiovascular global, responsáveis pelo comprometimento de várias funções metabólicas do organismo, as quais também são controladas pelos ritmos biológicos, especialmente o circadiano. Nos trabalhadores de turnos, verifica-se uma dessincronização deste ritmo, o que pode causar inúmeras disfunções nestes indivíduos ao longo do tempo. Objetivo: Descrever as prevalências dos fatores de risco cardiovascular global em trabalhadores de turnos alternantes na região dos Inconfidentes, nos anos de 2010, 2012 e 2015. Metodologia: Estudo do tipo longitudinal realizado com 191 trabalhadores de turno do sexo masculino. Dados sociodemográficos e comportamentais foram coletados por meio de questionários, além de dados antropométricos, clínicos, de composição corporal e bioquímicos, coletados por meio das avaliações antropométrica e clínica e da análise de amostras biológicas, nos três períodos distintos. Nas análises estatísticas, foram utilizados os softwares PASW Statistics 18 e R. A normalidade dos dados foi verificada através do Teste de Shapiro-Wilk. Na avaliação da relação entre o trabalho de turnos alternantes e a ocorrência dos fatores de risco cardiovascular global, foi utilizada a análise de correlação e, na comparação dos dados clínicos e antropométricos nos 3 períodos de avaliação, além de uma análise descritiva, foi utilizada uma modelagem longitudinal. Na análise da evolução do estado de saúde geral e do perfil nutricional dos trabalhadores de turnos alternantes, ao longo dos 5 anos de duração do estudo, foi utilizado o Teste T2 de Hotelling. Para todos os testes utilizados o nível de significância α utilizado foi de 0,05. Resultados: Observaram-se altas prevalências de sobrepeso, obesidade, obesidade central e de classificação de risco em relação à razão cintura estatura entre os trabalhadores. Houve diminuição do percentual de indivíduos com níveis adequados de colesterol total, triglicérides e normotensos e aumento do percentual de normalidade dos níveis de colesteróis HDL e LDL e da glicemia. Foram observadas correlações fortes e positivas entre as variáveis do estudo, principalmente as antropométricas, e médias diferentes para as mesmas variáveis em diferentes períodos. Conclusão: Apesar da melhoria dos níveis de alguns exames bioquímicos dos trabalhadores, observaram-se altas prevalências de sobrepeso, obesidade, obesidade central, dislipidemias e hipertensão, que caracterizaram elevadas prevalências de fatores de risco cardiovascular global nos trabalhadores de turnos alternantes. Observaram-se a ocorrência simultânea de múltiplos fatores de risco cardiovascular global e o agravamento dos níveis dos índices utilizados no estudo desta população.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Mobilidade de pessoal, Obesidade, Doenças cardiovasculares, Antropometria
Citação
CAMARGO, Priscila Pena. Estudo dos fatores de risco cardiovascular global em trabalhadores de turnos alternantes na região dos Inconfidentes, MG, nos anos de 2010, 2012 e 2015. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Ouro Preto, 2017.