Diagnóstico dos impactos ambientais dos resíduos de construção e demolição : subsídios para proposição e avaliação de um modelo de gestão para o município de Frutal – MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho analisa os problemas relacionados aos resíduos de atividades construtivas no município de Frutal como na maioria dos centros urbanos brasileiros, é uma realidade impactante no meio, sendo comum observar diversos locais com disposições irregulares de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Em Frutal, cidade onde foi realizado este estudo, a situação não é diferente. Considerando esta problemática, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar ambientalmente os locais de disposição de Resíduos de Construção e Demolição, visando fornecer um diagnóstico da situação da cidade. A metodologia adotada para a pesquisa está baseada no levantamento de dados junto aos órgãos competentes do Município quanto a áreas regulares e irregulares de disposição de RCD, com estes dados foi realizado o mapeamento dos locais de disposição de RCD pelo pesquisador. Utilizando - se de critérios ambientais baseado nas diretrizes do município, legislações, normas existentes e, ainda, em referencial bibliográfico, pode-se sugerir ações para uma proposta de gestão para os governantes do município para um desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental crescente, para controlar os impactos ambientais e se adequarem à legislação como forma de amenizar e mitigar os impactos dos RCD’s. O estudo apontou formas como geradores, transportadores e a sociedades se comportam e assumem suas responsabilidades diante dos impactos socioeconômicos gerados pelos RCD’s. Foram encontrados 06 pontos de disposição de RCD em Frutal, considerando áreas regulares e irregulares no período estipulado. Espera-se que o resultado do diagnóstico realizado neste trabalho possa contribuir para futuros estudos e políticas públicas que visem a remediação ou adequação das áreas de disposição avaliadas. Pode-se concluir que o município necessita adotar ações para mitigar os impactos da geração e destinação dos resíduos da construção civil a partir da proposta elaborada da Gestão de Resíduos da Construção e Demolição para o Município de Frutal (MG), pelos geradores e transportadores desses resíduos e principalmente, uma fiscalização rigorosa, que garanta o funcionamento das ações propostas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Políticas ambientais, Gestão e planejamento, Desenvolvimento e meio ambiente
Citação
SILVA, Adriana Cristina. Diagnóstico dos impactos ambientais dos resíduos de construção e demolição: subsídios para proposição e avaliação de um modelo de gestão para o município de Frutal – MG. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.