Microestrutura e propriedades mecânicas de um aço para trilhos ferroviários soldado por centelhamento.

Resumo
Trilhos com perfil TR-57 do tipo intermediário foram soldados por centelhamento em um estaleiro brasileiro e passaram por detalhada caracterização mecânica e metalográfica. Os dados quantitativos da caracterização metalográfica e dos ensaios mecânicos foram submetidos a análises de variância (ANOVA). Na metalografia confirmou-se a presença majoritária de perlita, porém há também ferrita proeutetóide na linha central da solda e globulização parcial da cementita em regiões da Zona Termicamente Afetada (ZTA), sobretudo na zona de transformação parcial. O tamanho das colônias perlíticas e o espaçamento interlamelar foram correlacionados à microdureza Vickers em toda a extensão da junta. Ensaios de tração revelaram que o metal base atendeu às especificações da Norma AREMA, no entanto, as juntas soldadas não atenderam e a fratura dos corpos de prova ocorreu na região de menor dureza da ZTA. Os resultados permitem compreender, em detalhes, as consequências do processo de soldagem sobre a estrutura do aço e as variações de propriedades em diversas regiões da junta, com destaque às alterações morfológicas da perlita. Relações com modos de falha anteriormente relatados na literatura científica também são apresentadas.
Descrição
Palavras-chave
Soldagem por centelhamento, Metalurgia da soldagem, Trilhos ferroviários, Propriedades mecânicas de juntas soldadas
Citação
PORCARO, R. R. et al. Microestrutura e propriedades mecânicas de um aço para trilhos ferroviários soldado por centelhamento. Soldagem & Inspecao, v. 22, p. 59-71, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-92242017000100059&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 29 set. 2017.