As relações de gênero na educação infantil : implicações no nível de participação das meninas nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade de Ouro Preto, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As aulas de Educação Física são momentos no ambiente escolar em que a relação de gênero se problematiza e seus aspectos históricos contribuíram para dicotomia entre os gêneros durante as aulas. Com o objetivo de analisar a participação das meninas nas aulas de Educação Física neste segmento de ensino, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco turmas da Educação Infantil de uma escola pública e suas respectivas professoras, no primeiro semestre de 2014. Concluiu-se que o gênero feminino se torna submisso quando há um confronto direto com o gênero masculino durante as aulas de Educação Física. É importante estudar o gênero na Educação Infantil para entender o comportamento de meninas e meninos ao longo da vida escolar, e educar, desde o início, para que as diferenças existentes não sejam esquecidas, mais sim entendidas para não sobrepujar uma em relação à outra.
Descrição
Palavras-chave
Citação
DAMACENA, A. D.; MAXIMIANO, N. D. V.; PAIXÃO, J. A. da. As relações de gênero na educação infantil : implicações no nível de participação das meninas nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade de Ouro Preto, MG. Revista Iniciação & Formação Docente, v. 2, p. 1-10, 2016. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/1272>. Acesso em: 05 ago. 2017.